Casamento romântico: dicas de decoração e opções de vestidos
Agende um horário!

Casamento romântico: dicas de decoração e opções de vestidos

Casamento romântico: dicas de decoração e opções de vestidos

Você sempre planejou ter um casamento romântico? A boa notícia é que este estilo é um dos preferidos das noivas e está sempre em alta.

Além disso, o casamento romântico pode se associar a diversos outros estilos e ser realizado em diferentes ambientações.

Então, se ao pensar neste estilo, você logo o associa à ideia de um casamento clássico celebrado na igreja e seguido por uma recepção em um salão de festas, é hora de conhecer outras possibilidades.

Neste artigo, vamos te dar várias dicas e sugestões para a ambientação e a decoração do seu casamento romântico.

Além disso, é claro que não poderíamos deixar de lado o nosso assunto preferido: os vestidos de noiva. Ou seja, também vamos falar sobre os vestidos para casamento romântico.

Ficou curiosa? O assunto é realmente interessante, pois mesmo que a proposta do casamento não esteja totalmente ligada ao romantismo, a maior parte das noivas gosta de acrescentar algum detalhe romântico ao seu grande dia.

Por isso, se você quer ter um casamento de conto de fadas ou deseja apenas adicionar alguns detalhes românticos ao seu casamento, basta continuar a leitura. 

Ambientação para casamento romântico

A ambientação, que inclui a decoração, é o principal elemento que caracteriza um casamento romântico. 

Por isso, nos subtópicos seguintes, vamos dar algumas dicas essenciais para que seus convidados identifiquem o romantismo assim que chegarem ao local do seu casamento.

Cores

Os tons pastéis são uma constante em casamentos com uma proposta romântica. Isso porque eles remetem à delicadeza e à leveza, que têm tudo a ver com o romantismo. 

Então, pense nas suas cores preferidas e escolha uma paleta com até três delas que sejam harmoniosas entre si. 

O branco é uma aposta que dificilmente dá errado quando utilizado em toalhas, guardanapos, cortinas e louças para compor uma decoração romântica.

Outras cores bastante utilizadas são os diferentes tons de rosa, azul e verde, além do lilás e do amarelo.

Na dúvida, opte sempre pelos tons mais claros e delicados destas cores. Eles se associam mais facilmente ao romantismo.

Mas não são apenas os tons pastéis que podem compor a decoração de um casamento romântico. 

Se você deseja uma cor mais intensa, é claro que o vermelho pode e deve ser incluído. Ele remete à paixão e combina perfeitamente com o dourado, o branco e o verde.

Que tal utilizar as flores vermelhas, com detalhes dourados e toalhas brancas? Deixe sua imaginação trabalhar. São muitas as possibilidades.

Flores

As flores estão presentes na decoração de quase todos os casamentos, mas ganham especial importância quando se trata de um casamento romântico.

As rosas, por existirem em várias cores, serem delicadas e abundantes no Brasil, são as preferidas das noivas por aqui.

Mas existem diversas outras opções adequadas para um casamento romântico, como as gardênias, as camélias, os narcisos e até as orquídeas.

Quanto ao formato dos arranjos, a tendência tem sido a escolha das opções mais baixas, já que estão ligadas à delicadeza do romantismo e não atrapalham o contato visual entre os convidados que estão em lados opostos da mesa.

Mas, se você terá um casamento clássico e deseja arranjos mais imponentes, é possível alternar os arranjos baixos com os altos, escolhendo vasos verticalmente mais finos.

Caso suas mesas de convidados sejam retangulares, considere os arranjos flutuantes, com as flores dispostas em recipientes de vidro que acompanhem o formato da mesa. 

Velas

As velas são outro elemento que tem tudo a ver com o casamento romântico. Com certeza você associa a proposta de um jantar à luz de velas com um clima totalmente romântico. 

Independente da sua religião, as velas estão ligadas ao envio de vibrações e intenções positivas a um plano superior, ou seja, elas remetem ao desejo de felicidade e sucesso no casamento

Além disso, o tom amarelo da iluminação das velas cria um ambiente aconchegante e acolhedor.

Você pode utilizar centros de mesa compostos por flores e velas ao mesmo tempo ou alternar as duas opções.

Louça

A louça utilizada em um casamento normalmente tem tons claros e, quase sempre, é branca. 

Tanto na mesa de doces quanto no buffet e também nos pratos servidos diretamente na mesa dos convidados, predominam a porcelana e a cerâmica brancas.

Essas opções são clássicas mas caem muito bem em diversos outros estilos de casamento, já que o clássico combina com quase tudo. 

Música

É claro que a música também é um elemento essencial para a ambientação de um casamento romântico, sobretudo na cerimônia religiosa.

Na dúvida sobre qual repertório será mais associado ao romantismo, prefira as peças eruditas às populares. Elas têm tudo a ver com a proposta romântica.

Com relação aos instrumentos, a presença dos violinos e da harpa é sempre destaque em casamentos românticos. Se for possível, contrate uma orquestra.

A ideia de um violinista recebendo os convidados na entrada do local da festa também é muito romântica.

Quanto às músicas populares que vão animar a recepção, preste especial atenção às letras, pois muitas delas são animadas e fazem sucesso nas rádios e streamings, mas, em suas letras, fazem afirmações que não se encaixam de forma alguma em um casamento romântico.  

Não abra mão dos seus estilos musicais favoritos. Você não precisa deixar de lado a animação para manter a proposta do casamento romântico.

Existem infinitas opções de repertório romântico dentro dos diferentes gêneros e este é um detalhe ao qual muitas noivas não prestam atenção. Converse com o seu DJ ou banda!

Local e horário

Se você é uma noiva clássica e romântica, é claro que a celebração do casamento noturno na Igreja e a recepção em um salão de festas requintado são excelentes opções.

Mas você não precisa se restringir a elas. Você pode, sim, ter um casamento diurno e a céu aberto, por exemplo.

O estilo romântico tem sido muito atrelado ao boho e ao vintage, entre outras combinações. Além disso, a presença da natureza também pode remeter aos contos de fada.

No tópico seguinte, vamos falar sobre a escolha do seu vestido de noiva para um casamento romântico.  

Vestido de noiva para casamento romântico

Muitas noivas consideram que se casar usando um vestido de noiva já é uma ideia romântica em si. E é claro que elas estão certíssimas. 

Mas, com o surgimento de novas propostas cada vez mais inovadoras para casamentos e com a descoberta pelas noivas de tantas possibilidades de estilos, inclusive personalizados, algumas características afastam determinados vestidos da proposta romântica.  

E isso é ótimo. Quanto mais opções, melhor. Mas é preciso lembrar as características de um legítimo vestido de noiva para um casamento romântico

Assim, você não vai se perder entre as opções. Veja abaixo alguns detalhes importantes. 

Renda

A renda é um dos elementos mais característicos do vestido de noiva para casamento romântico. 

Ela, em geral, remete à delicadeza e à sofisticação. Mas existem diversos tipos de renda, conforme já abordamos aqui no blog. 

Você pode cobrir a totalidade do seu vestido com a sua renda preferida ou utilizá-la apenas em algumas partes, como as mangas, por exemplo. Em ambos os casos, o romantismo estará presente.

Flores

As aplicações em formatos de flores e folhagens também remetem à delicadeza e à leveza do romantismo. 

Você pode, por exemplo, optar por bordados e também utilizar as flores em seu penteado. Essa opção fica ótima em casamentos diurnos. 

Pérolas

As pérolas são clássicas, sofisticadas, elegantes e, sobretudo, românticas. Elas trazem um brilho discreto que pode ser utilizado tanto em celebrações diurnas quanto noturnas. 

Você pode utilizar aplicações com pérolas em seu vestido, por exemplo, em um cinto ou no decote. Além disso, os acessórios com pérolas também são muito bem-vindos. 

Laços

Outro detalhe que tem tudo a ver com um casamento romântico. O laço traz consigo a delicadeza e a feminilidade

Você pode utilizá-lo tanto na parte da frente quanto na parte de trás do vestido. E a boa notícia é que ele continua sendo uma tendência de moda em 2022. 

Tecidos

Em casamentos clássicos, os tecidos mais encorpados utilizados nas saias dos vestidos de noiva ao estilo princesa continuam muito fortes.

Porém, em razão da priorização do conforto, a tendência de utilização de tecidos cada vez mais fluidos e leves é inegável.

Até porque, se a proposta é adicionar volume às saias dos vestidos, isso pode ser feito com tecidos leves, como o tule, por exemplo.

Além disso, se você quer ter um casamento de conto de fadas, deve se sentir uma princesa, que caminha graciosamente com seu belo vestido sem nenhuma dificuldade, como se usasse esse tipo de look com frequência. 

Então, fique de olho nas opções de tecidos leves para vestidos de noiva e experimente quantos forem necessários até encontrar o vestido ideal para você. 

Que tal começar essa busca conhecendo a coleção completa de vestidos da Internovias? Com certeza você vai encontrar ótimas opções para o seu casamento romântico. Clique aqui e acesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados