Agende um horário!

DJ ou Banda para casamento: os prós e contras de cada um

DJ ou Banda para casamento: os prós e contras de cada um

Você começa a planejar o grande dia. Faz uma lista de fornecedores a serem contratados e se dá conta de que a música é um fator primordial para promover o clima de comemoração e a animação dos convidados. Então, vem a grande dúvida: escolher DJ ou banda para casamento?

É claro que ambas as opções têm prós e contras, mas o primeiro passo para tomar a decisão é imaginar o seu casamento dos sonhos.

Pense em qual atmosfera esse evento tem quando você o imagina, qual é o clima e o que está tocando enquanto os convidados se dirigem à pista de dança.

Esse é um bom começo para detectar que tipo de profissionais que trabalham com música vão se encaixar melhor nos seus planos.

Mas, obviamente, além de seguir as suas ideias prévias sobre como será a sua recepção, você deve fazer uma análise mais detalhada para tomar a decisão mais adequada.

E neste artigo nós vamos te ajudar com essa análise. Nos próximos tópicos você vai encontrar uma lista de prós e contras de escolher DJ ou banda para casamento.

créditos: @djscarlet

Escolhendo DJ ou banda para casamento de forma prática

Frequentemente, o casal de noivos já tem uma ideia pré-concebida sobre como serão executadas as músicas que vão animar o seu grande dia.

Se você é daquelas pessoas que amam música e já tomou a decisão sobre quem vai cuidar dela em seu casamento, é preciso fazer adequações em outras escolhas.

Mas se você gosta das duas opções e não sabe qual delas escolher, você precisa fazer uma análise dos prós e contras de ambas em consonância com as demais escolhas.

A escolha de DJ ou banda para casamento não é uma decisão avulsa. Ela precisa ser feita de acordo com o clima, o local, a decoração e vários outros fatores.

Por isso, pense sempre no todo com a ajuda da sua cerimonialista, para que não haja nenhuma dificuldade na preparação do evento.

Veja nos próximos tópicos os prós e os contras de escolher um DJ para animar o seu casamento.

DJ

Os DJs costumam ser mais escolhidos do que as bandas para festas de casamento principalmente por conta dos custos menores que envolvem sua contratação.

Mas existem algumas outras vantagens e também as desvantagens da contratação de um DJ. Veja abaixo.

Vantagens da contratação de um DJ

Veja a seguir a lista de vantagens da escolha de um DJ.

  • Custo mais baixo: basicamente você está contratando um profissional só, ao invés de uma banda inteira. Portanto, os custos para colocar o trabalho dele em prática são bem menores;
  • Músicas originais: sabe aquele solo de guitarra que você adora na música da sua banda preferida? Caso você contrate um DJ, é esse mesmo arranjo musical que você vai ouvir, porque ele vai executar as músicas originais, de acordo com as gravações e sem grandes intervenções;
  • Escolha do repertório: se você deseja um repertório muito específico, o DJ provavelmente é a melhor opção. Por trabalhar com a execução dos áudios originais, é possível executar qualquer música;
  • Estilo musical específico: existem DJs especializados nos mais variados estilos musicais. Então, se sua festa é temática ou você é conhecida por gostar de um estilo específico, é possível encontrar um DJ que se encaixe perfeitamente nos seus planos.

Desvantagens da contratação de um DJ

Agora vamos ver os contras da escolha de um DJ para animar a sua festa de casamento.

  • Falta de anúncios: muitos DJs estão preparados somente para executar as músicas. E em um casamento, é preciso fazer alguns anúncios, como a chegada dos noivos e a hora de jogar o buquê. Mas isso pode ser resolvido com a contratação de um mestre de cerimônias;
  • Falta de interação: existem DJs interativos, mas a maior parte deles é especializado somente na execução das músicas de acordo com o cronograma e não interage com os convidados;

Banda

As bandas contam com diversos recursos que atraem a atenção dos convidados, não se restringindo à música em si.

Veja abaixo a lista de vantagens e desvantagens da contratação de uma banda.

Vantagens da contratação de uma banda

A seguir, você verá a lista de vantagens da contratação de uma banda para o seu casamento.

  • Interação com os convidados: normalmente, os componentes das bandas também têm habilidades de animadores. Eles sugerem que os convidados façam coreografias e os incentivam a cantar junto com a banda;
  • Integrantes podem fazer o papel de mestres de cerimônia: geralmente, quando a música da festa fica por conta da banda, um dos vocalistas faz os anúncios dos diferentes momentos, como a chegada dos noivos, a hora do brinde e a hora de jogar o buquê;
  • Variedade do repertório: as bandas costumam dividir suas apresentações em vários momentos que representam diversos estilos musicais. Dessa forma, elas conseguem manter a animação e agradar a todos os convidados;
  • Elementos visuais: bandas costumam investir em elementos visuais para chamar a atenção do público, como os figurinos, os telões e até a presença de bailarinos;
  • Estilo musical específico: você também pode contratar uma banda especializada no seu estilo preferido, como uma banda de pagode ou uma dupla sertaneja, por exemplo. Para os fãs do samba, está em alta a contratação de baterias de escolas de samba conhecidas e essa opção costuma fazer muito sucesso.

Desvantagens da contratação de uma banda

Vamos agora às desvantagens da contratação de uma banda para o seu casamento.

  • Repertório específico: as bandas dependem de ensaios para executar o seu trabalho e não costumam aceitar pedidos específicos de músicas no repertório. Por isso, o repertório disponível é limitado;
  • Custo mais alto: a contratação de uma banda envolve o pagamento dos diversos profissionais que a compõem, além de maiores gastos com a logística;
  • Necessidade de um espaço maior: a apresentação de uma banda depende da montagem de um palco grande o suficiente para a colocação de todos os instrumentos e para a movimentação de seus componentes.

E se você optar pelas duas coisas ao invés de escolher entre DJ ou banda para casamento?

Se a sua festa for durar várias horas e o seu orçamento permitir uma dupla contratação, é possível juntar os aspectos positivos do DJ e da banda.

Você pode mesclar as apresentações, colocando o DJ para tocar nos intervalos de descanso da banda, por exemplo.

Mas também é possível contratar uma banda com um tempo de apresentação menor e, quando os convidados estiverem bem animados, colocar o DJ para tocar grandes sucessos.

Assim, você reúne as vantagens das duas opções, podendo, por exemplo, variar o repertório, mas também ouvir a voz do vocalista da sua banda preferida.

Uma coisa é certa: você precisa se divertir com seus convidados na pista de dança. E, para isso, além de escolher entre DJ ou banda para casamento, você tem que usar um vestido que seja, ao mesmo tempo, deslumbrante e confortável.

Clique aqui para ver nosso catálogo de vestidos de noiva e se apaixonar por vários deles. Aqui na Internovias você terá acesso a vestidos importados de diversas marcas renomadas mundialmente e poderá comprar ou alugar seu vestido dos sonhos. 

Um comentário em “DJ ou Banda para casamento: os prós e contras de cada um”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados