Agende um horário!

Casamento boho: tudo o que você precisa saber sobre o estilo

Casamento boho: tudo o que você precisa saber sobre o estilo

No artigo de hoje vamos falar sobre um estilo de casamento escolhido principalmente por noivas que querem quebrar regras: o casamento boho

Escolher o estilo da sua cerimônia e da recepção pode ser o primeiro passo na organização dos detalhes do grande dia, pois dele dependem várias outras coisas, como a definição do vestido de noiva e da decoração. 

Aqui no blog você pode conferir vários conteúdos sobre estilos de casamento e é claro que a sua escolha tem que ter tudo a ver com a sua personalidade.

O casamento boho chic é associado a um estilo alternativo, para fugir dos padrões tradicionais. Ele une elementos dos movimentos hippie, étnico e rocker.

Portanto, as misturas são muito bem-vindas e se você quer encaixar em seu casamento determinado elemento que acha que pode não combinar, talvez o casamento boho seja uma ótima opção. 

Nos tópicos abaixo você vai conhecer melhor esse estilo e saberá se ele se encaixa nos seus planos. 

O que é casamento boho?

A expressão “boho” é derivada da palavra “boêmio”, utilizada no século XV para definir ciganos e os habitantes de uma região chamada Boêmia, que faz parte da atual República Tcheca. 

A partir do século XVII, o adjetivo passou a ser usado para definir as pessoas que adotavam um estilo de vida muito diferente, nada convencional, muitas vezes considerado desregrado. 

Mas foi no século XIX que o boho começou a ser associado ao estilo de vida adotado por alguns jovens burgueses europeus, além de intelectuais e artistas que pregavam a liberdade de regras

Apesar da antiguidade da expressão, o estilo boho chegou aos casamentos há apenas algumas décadas, nos Estados Unidos.

E o conceito de casamento boho tem tudo a ver com a ideia histórica de liberdade criativa e a quebra de padrões.

Normalmente, o casamento boho se caracteriza por elementos como uma cerimônia mais intimista realizada durante o dia, decoração com flores exóticas, buquê assimétrico, vestido fluido e local alternativo.

Nesse contexto, se encaixam as referências ao estilo boêmio e ao movimento hippie, mas também elementos étnicos e outros detalhes que os noivos quiserem inserir para fugir do tradicional.

O resultado quase sempre é uma cerimônia romântica e leve, com muitos elementos ligados à natureza.

O casamento boho tem sido escolhido por muitos casais porque permite uma celebração mais personalizada e, consequentemente, mais memorável. É a ideia de fazer algo único, diferente dos demais.

Apesar da proposta de liberdade e leveza, não há impedimentos quanto à inserção de uma pitadinha de sofisticação. Por isso surgiu a expressão Casamento Boho Chic.

Onde realizar o casamento boho?

Uma das características do casamento boho é a ligação com a natureza e com o meio ambiente. Por isso, espaços abertos são os mais escolhidos para esse tipo de evento. 

Mas não pense que as possibilidades se restringem aos sítios e praias. Como a proposta do estilo também tem a ver com algo mais intimista, ele pode ser realizado, por exemplo, no jardim ou quintal da sua casa. Essa inclusive é uma ótima ideia para casamento durante a pandemia

O importante é manter o ambiente aberto e despojado, além da ligação com a natureza, que vai permitir uma decoração muito colorida e leve. 

Esse colorido natural tão importante em um casamento boho é realçado, claro, quando o evento é realizado durante o dia.

Então, você pode planejar uma cerimônia pela manhã seguida de um almoço, ou então à tarde, com aquele pôr do sol de tirar o fôlego. 

E se você não tiver um espaço aberto disponível ou for realizar seu casamento em uma época de muitas chuvas, você pode adaptar o estilo a um espaço fechado que tenha um ar alternativo, como uma casa antiga ou fazenda

Pense sempre na simplicidade, na rusticidade e na inovação quando for escolher o espaço. E nunca se esqueça de que a regra em um casamento boho é fazer diferente. 

Decoração para casamento boho 

A decoração é o cartão de visitas para que os convidados recordem o estilo do casamento. E, como o casamento boho é totalmente ligado à natureza, a decoração é ainda mais importante para este estilo.

Se você for realizar seu casamento em um local aberto repleto de flores coloridas e belas plantas, metade da sua decoração já está definida.

Para os demais itens, escolha uma paleta com cores marcantes. Não existem cores proibidas para o casamento boho, mas, em geral, as preferidas são as cores vivas e alegres.

O verde é um dos destaques, quase sempre presentes em um casamento boho, pois as folhagens são indispensáveis, além de outros elementos na mesma cor, que representa a ligação com a natureza.  

Você pode, por exemplo, pensar em tecidos e estampas em cores complementares às cores das flores que já existem no local do evento. A composição vai ficar ótima.

Flores

Quanto às flores, você pode usar e abusar. Muitas flores por todos os lados. Essa é quase uma regra do casamento boho, tanto na cerimônia quanto na recepção.

Portanto, se você gosta de flores, coloque-as em todos os lugares: no altar, nos bancos, nas mesas, entre os doces e junto ao mobiliário de forma geral.

Flores são um elemento presente em praticamente todos os casamentos. Então, como o casamento boho busca uma proposta diferenciada, o segredo é apostar na mistura de espécies diferentes.  

Você pode fazer misturas inusitadas com folhagens diversas e utilizar vasos em formatos diferenciados, gaiolas ou outros recipientes inovadores.

O local da cerimônia também pode ser demarcado por um portal ornamentado com flores e folhagens e o caminho para o altar pode ser demarcado por pétalas no lugar de tapetes tradicionais. 

Mobiliário

Para levar a ligação com a natureza para além das flores, você pode escolher um mobiliário feito com fibras, couro e madeira. 

Pense em mesas, cadeiras, bancos, armários e cristaleiras feitos de madeira rústica. Sabe aquele móvel lindo da vovó? Ele vai ficar perfeito em seu casamento rústico.

Nesse caso, você não precisa cobrir as mesas completamente com toalhas. A proposta é que a madeira apareça o máximo possível. 

Iluminação

Se o seu casamento for realizado à noite ou em um espaço fechado, a iluminação também vai ser importante como uma ajudante para destacar a sua decoração. 

Ao invés dos poderosos canhões de luz ou grandes painéis de led, opte pelas luzinhas mais simples e singelas.

Os varais de luzes são ótimas opções para o casamento boho, além também das fairy lights, que lembram muito as luzes de natal. Eles trazem uma sensação de aconchego.

E para alimentar a rusticidade da proposta boho, os lampiões, lamparinas e velas também são bem-vindos. E por que não uma iluminação pendente nas árvores?

Elementos étnicos e DIY

Pense também em alguns elementos étnicos. Que tal o tie die em algumas almofadas? E o macramê na decoração dos vasos? 

Talvez você goste da tapeçaria oriental para demarcar os diferentes ambientes da recepção ou do crochê para acrescentar aquela manta aconchegante. 

O importante é utilizar coisas das quais você goste e que contribuam para uma composição boho.

Os detalhes DIY também podem ser um diferencial. Algumas sugestões são os varais com fotos do casal e da família e objetos artesanais feitos com produtos recicláveis. 

O artesanato também pode ser utilizado nas lembrancinhas, que podem ser compostas ainda por pequenos vasinhos de plantas ou potinhos daquele doce que é uma receita de família.  

E, para dar um toque final, você pode inserir na decoração objetos pessoais ou de família que sirvam para contar a história dos noivos, funcionando como o diferencial que só vai existir no seu casamento. 

O convite de casamento boho 

Qualquer que seja o estilo escolhido para um casamento, o convite é o primeiro informante da proposta do evento e, naturalmente, deve seguir o que se pretende utilizar na decoração.

Podemos dizer que a identidade da festa já é manifestada no convite e isso serve para que os convidados saibam o que esperar.

Por isso, quando se pensa em casamento boho, o convite pode conter, por exemplo, estampas florais e ser impresso em um papel que tenha uma textura ou cor amadeirada. 

Pequenas flores ou folhas secas podem ser usadas no fechamento do convite ou anexadas do lado de fora para deixar claro o envolvimento com a natureza. 

Não se esqueça de seguir as cores definidas na identidade visual do casamento e fugir do clássico também no convite. 

Obviamente, a lógica do convite deve ser seguida em toda a papelaria: cardápios, tags e qualquer outro elemento impresso deve manter a mesma identidade visual.

Vestido de noiva boho

É totalmente possível e recomendável combinar o vestido de noiva com o local e o estilo do casamento.

Sendo assim, no casamento boho, o vestido de noiva deve ser leve e pode ser acompanhado por elementos como um buquê desconstruído e uma coroa de flores.

Para transmitir a ideia de leveza, escolha tecidos fluidos, sem muitas camadas e sem muito brilho ou aplicações.

Se você não abre mão do brilho, escolha as pérolas, que são mais delicadas.  

A renda é um dos tecidos mais bem-vindos em vestidos de noiva boho, porque traz delicadeza e fluidez, além de dar um ar artesanal. 

A Internovias possui rendas exclusivas em suas coleções, que são um verdadeiro espetáculo à parte, e você pode alugar ou comprar o seu vestido dos sonhos. Perfeito, né?

Veja alguns dos vestidos de noivas que indicamos para casamentos boho:

Como você pôde ver a nova coleção da Internovias tem vários modelos de vestidos no estilo boho

Para conhecer toda a nossa coleção, que tem modelos indicados não só para o casamento boho, mas para todos os estilos, basta clicar aqui. Depois você pode agendar um horário com as nossas fadas para ver e experimentar os seus modelos preferidos. Até o próximo artigo! 

5 comentários em “Casamento boho: tudo o que você precisa saber sobre o estilo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados