Agende um horário!

Casamento vintage: como planejar e escolher o vestido

Casamento vintage: como planejar e escolher o vestido

Você é uma noiva retrô? Ama as cores sóbrias, os móveis clássicos e os estilos de roupas que ficaram marcados como típicos de décadas passadas? Então, é muito provável que o casamento vintage seja o melhor estilo para você. 

Esse estilo é indicado se você deseja incorporar elementos de períodos marcantes como as décadas de 1920 e 1960 ao seu grande dia, criando um clima de resgate do passado.

O casamento vintage é uma tendência e não há nenhuma contradição nisso. Você vai entender as razões ao longo deste artigo.

Nos próximos tópicos, você vai compreender o que é realmente um casamento vintage e a quais detalhes você e sua cerimonialista devem ficar atentas, caso você escolha adotar esse estilo. 

É claro que também vamos dar alguns exemplos de vestidos de noiva que fazem muito sucesso quando a proposta é um casamento vintage.

Mesmo que você ainda não saiba qual estilo vai escolher para celebrar o seu grande dia, vale a pena entender o que é casamento vintage, para considerar todas as opções. 

Então, continue a leitura. 

O que é um casamento vintage?

De maneira geral, o casamento vintage é visto como aquele em que os noivos e os convidados se sentem como se estivessem dentro de um filme de época

Mas vamos esmiuçar melhor esse conceito. A palavra inglesa “vintage” se relaciona às boas colheitas de vinho.

“Vin” significa safra de uvas e “age” significa idade. Assim, o vintage originalmente representa um ano ou período de boa colheita e com safras de grande qualidade.

No campo da enologia, o vintage se refere a um vinho de qualidade reconhecida e com características excepcionais

Sim, o conceito de casamento vintage está diretamente ligado à ideia que temos a respeito de alguns vinhos: eles tornam-se melhores com o passar do tempo.

A palavra “vintage” ultrapassou os limites da vinicultura e começou a ser aplicada a diversos campos, como o da moda e o da decoração.

Hoje, vintage é tudo aquilo que é considerado, ao mesmo tempo, reconhecidamente antigo e de grande valor e qualidade.

Há uma aproximação entre as ideias de vintage e retrô. Dentro de um casamento, ambas podem ser utilizadas em perfeita harmonia. 

O retrô é um conceito ou produto da atualidade que tem inspirações em peças ou estilos utilizados em períodos passados, ou seja, trata-se de uma reinterpretação

Já o vintage é algo que foi produzido em um período passado e continua sendo utilizado devido à sua grande qualidade ou beleza.

Ou seja, se você reformar o vestido da sua mãe para o seu casamento, você terá um vestido vintage. Mas se você escolher um vestido de noiva produzido na atualidade com inspirações em modelos antigos, você terá um vestido retrô. Ambas as opções se adéquam ao casamento vintage. 

O casamento vintage é, portanto, uma cerimônia cujo estilo, o mobiliário, a decoração, o clima e a indumentária remetem a períodos passados.

Ele é muito associado a outros estilos, como o clássico e o rústico, porque ambos também estão ligados à valorização de períodos passados.

O casamento clássico é aquele tradicional, que vem utilizando certos elementos ligados à sofisticação há muito tempo, sem nunca sair de moda. 

Já o casamento rústico prioriza, por exemplo, os móveis antigos confeccionados em madeira maciça, que também são elementos vintage. 

Isso significa que um casamento vintage pode ter diferentes propostas. A ideia principal é uma viagem no tempo, cujas características específicas devem estar ligadas às preferências dos noivos. 

Detalhes a serem pensados para a preparação de um casamento vintage

Vamos falar agora sobre alguns quesitos importantes na composição de um casamento vintage.

Decoração  

Se existe um elemento primordial na caracterização de um casamento vintage é a decoração. É ela que estabelece o clima da celebração e proporciona a sensação de viagem no tempo

Isso inclui tanto o mobiliário quanto objetos menores, como livros, porta-retratos, castiçais, molduras, máquina de escrever, câmera fotográfica, rádio, baús, alguns discos de vinil ou um telefone antigo. 

Tente resgatar objetos de família que foram passados de geração em geração. Assim o seu casamento terá muito significado pessoal e você vai economizar na decoração.

Se for difícil fazer essa seleção, você pode recorrer a antiquários, fazer uma pesquisa de preços e escolher objetos lindos e também repletos de significado.

Paleta de cores

A paleta de cores tem tudo a ver com a decoração. Como você vai incluir móveis e objetos decorativos antigos, é preciso pensar também na ideia de cores envelhecidas

Uma paleta composta por cores envelhecidas remete a um desbotamento intencional e aos tons mais delicados

Veja uma sugestão de paleta de cores vintage: 

Música

Nada como a música para estabelecer um clima vintage. Você pode escolher uma playlist de sucessos específicos de uma década e isso vai levar os convidados exatamente ao período ao qual você quer remeter. 

Se você optou por ter um DJ animando a sua recepção, converse com ele a respeito de playlists com músicas da época na qual você quer ambientar sua recepção.

Existem também as bandas especializadas em determinados estilos musicais e que dividem suas apresentações pelo foco em diferentes épocas, fazendo até mesmo uma linha do tempo. 

Outra opção interessante é contratar um músico solo, que pode ser um saxofonista, violinista ou até um guitarrista para receber os seus convidados com músicas propícias para iniciar uma viagem no tempo.

Espaço

Com a escolha certa do mobiliário e da decoração, um ambiente neutro pode se transformar totalmente em um salão de baile da década de 1960, por exemplo. 

Mas é claro que, se você puder escolher um espaço que já contenha elementos vintage, isso vai contribuir muito para o clima que você quer estabelecer. 

Dependendo da proposta que você escolher, uma fazenda ou casa de campo pode ser o cenário perfeito, com a própria natureza ajudando na ambientação.

Se você prefere um casamento vintage mais urbano, um bistrô ou bar temático pode ser uma boa opção.

Em todas as situações é muito importante pensar na acomodação do seu número de convidados e na facilidade de deslocamento até o local.

Convite

O convite é uma peça-chave para que os seus convidados entendam a proposta do seu casamento.

Ele deve ser condizente com a paleta de cores da cerimônia e da recepção e utilizar elementos, como a fonte/caligrafia e a própria composição do texto, que remetem ao conceito de casamento vintage.

Se o seu casamento for ter um clima romântico, você pode usar arabescos e elementos florais no convite.

Se a sua intenção é ter um casamento vintage e rústico, o convite pode ser confeccionado em papel kraft

Enfim, use a sua criatividade para deixar clara a proposta de viagem no tempo desde o momento em que os convidados receberem os convites. 

Vestido de noiva

O vestido de noiva vintage é uma tendência bastante forte, mesmo quando o casamento como um todo não segue esse estilo.

Ele é considerado um modelo atemporal e glamouroso que se encaixa em diversos tipos de cerimônias de casamento. 

Nesse sentido, os acessórios também têm um papel preponderante: brincos de pérolas, broches, relicários, véus juliet cap e casquetes são muito bem-vindos.

O vestido de noiva em si deve remeter à delicadeza, sendo confeccionado em materiais leves como, por exemplo, a seda e o tule, com bordados feitos à mão e aplicações em pérolas. 

A manga longa, a cintura bem marcada, a utilização da renda e os decotes mais fechados também são características muito presentes em vestidos de noiva vintage e retrô.

Quanto à cor do vestido, os campeões são o off white e o perolado, justamente por remeterem ao branco envelhecido. 

Veja abaixo algumas opções da Internovias que se enquadram bem em casamentos vintage.

Quer conhecer a nossa coleção completa e fazer a escolha certa para o seu casamento vintage? É só clicar aqui. Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados