Como escolher vestido de noiva: 10 pontos para considerar
Agende um horário!

Como escolher vestido de noiva: 10 pontos para considerar

Como escolher vestido de noiva: 10 pontos para considerar

O seu vestido de noiva dos sonhos está em sua mente desde quando brincava de se casar em seu quintal? Ou você nunca pensou sobre isso e agora não tem a menor ideia sobre como escolher vestido de noiva?

Dizem que toda mulher já sonhou com isso um dia, mas mesmo as que nunca pensaram sobre o assunto, quando ficam noivas, sentem aquele frio na barriga na hora de definir o vestido. 

O casamento é uma grande decisão e representa mudanças consideráveis. Então, este momento de transição necessita de nada menos que um vestido perfeito.

Todas as noivas, desde as mais vaidosas até as mais minimalistas concordam que a escolha do vestido de noiva não é uma tarefa simples.

Essa é uma escolha de roupa que não se compara a nenhuma outra que você já tenha feito. E é normal sentir insegurança quando se vai fazer algo completamente novo.

O universo dos vestidos de noiva é muito amplo e há inúmeros detalhes a serem considerados. 

Você já pode ter se imaginado brilhando em um vestido no estilo sereia ou princesa, mas será que pensou em detalhes como o tipo de tecido, o comprimento, a cauda, o decote e a combinação com o seu penteado e maquiagem?

São muitos os detalhes e, se você não parou para pensar em cada um deles, este artigo vai te ajudar. Nós sabemos exatamente como escolher vestido de noiva

A Internovias é uma loja de noivas especializada em você. Aqui você tem a opção de alugar ou comprar o seu vestido, e todas as peças são de alta costura, bem modelados e personalizados para as medidas de cada cliente. 

Ou seja, você garante o caimento perfeito sem os custos (e riscos) de mandar fazer seu vestido de noiva com uma estilista local. Por isso temos a certeza de que podemos te ajudar a realizar o seu sonho de ser uma noiva perfeita. 

Vamos enumerar nos tópicos seguintes várias dicas para que você não erre e não se arrependa de sua escolha.

Você sabe como escolher vestido de noiva? Vamos te ajudar!

O primeiro passo dessa busca é saber o que é essencial para você. A escolha pode começar, por exemplo, pelo tipo de tecido que você deseja ou pelo formato do decote. 

Se você não pensou em nenhum detalhe tão específico, isso não é um problema. O importante é partir de alguma ideia que você tenha formada sobre o seu vestido ideal

Se você sabe apenas que deseja um vestido no estilo sereia ou se não abre mão da cauda, isso já é informação suficiente para iniciar a busca. 

Preparamos hoje 10 detalhes que você deve analisar na hora de escolher seu vestido de noiva. Vem com a gente!

Tecido

Se você não é uma profunda conhecedora do mundo da costura e não sabe diferenciar os diferentes tipos de tecido, essa é a hora para aprender um pouco sobre o assunto.

Muitas noivas focam suas atenções no corte e na modelagem do vestido, mas a escolha do tecido pode fazer toda a diferença.

Existem tecidos mais leves e mais encorpados, mais nobres e mais simples, com rendas mais trabalhadas ou menos trabalhadas. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher seu vestido de noiva. 

Vale lembrar que os tecidos mais nobres, com rendas mais bonitas (com mais fios) e com caimento digno de um casamento, não serão encontrados em lojas de tecido comuns. 

Por isso, esqueça a ideia de escolher um vestido na internet e pedir pra sua costureira fazer um igual. Ele nunca ficará igual a um vestido confeccionado por profissionais da alta costura.

Isso porque as grandes marcas de vestido de noiva tem rendas e tecidos exclusivos, importados, que nenhuma outra pessoa consegue ter acesso. 

Aplicação de brilhos e rendas

Nós adoramos apliques de renda 3D e cristais Swarovski. Esse tipo de detalhe ressalta toda a beleza do seu vestido e dá muito mais glamour ao seu grande dia.  

Mas também há vestidos maravilhosos mais lisos, sem muitas aplicações. Tudo vai depender do seu gosto e da proposta do seu casamento.

Geralmente, os vestidos com poucas aplicações são usados em casamentos celebrados durante o dia enquanto os vestidos cheios de brilhos e rendas fazem sucesso nas comemorações noturnas. 

Mas, obviamente essa não é uma regra. O casamento é seu e o sonho também. Então, se você quiser usar um vestido minimalista à noite ou muitas rendas durante o dia, vá em frente. Seu casamento vai ficar lindo e cheio de personalidade. 

Mangas

Enquanto algumas noivas querem mostrar ombros e braços, outras apreciam algo mais recatado e optam por mostrar somente o ombro. 

Para aquelas que desejam cobrir os braços ou se casam em um local mais conservador, a manga três quartos e a manga longa podem ser boas escolhas.

O importante é saber que você tem diversas opções. Não é apenas escolher entre uma manga comprida ou curta.

Existem, por exemplo, os vestidos sem mangas nem alças, que precisam estar bem ajustados para não causar desconforto à noiva.

Já as mangas longas são mais utilizadas em casamentos realizados no inverno, mas se você acha esse modelo lindo e vai se casar em outra estação, pode optar por uma manga com um tecido ou renda mais leve. 

Existem os vestidos sem manga, muito apropriados para o verão, mas utilizados em praticamente todas as estações, assim como os vestidos com a manga bem curta. 

Enfim, o tipo de manga é um fator importante para que o vestido seja adequado aos seus planos. Então não se esqueça desse detalhe. 

Costas

Obviamente, todos os convidados vão prestar atenção primeiro na parte da frente do seu vestido quando você estiver entrando no local da sua cerimônia de casamento, porém, pense que durante a cerimônia de casamento os convidados vão observar as suas costas, já que, na maioria dos casamento, os noivos ficam de frente para o altar e os convidados atrás deles.

Por isso, não escolha um vestido com costas “ok” só porque gostou muito da parte da frente. Você deve escolher o vestido de noiva que seja perfeito em todos os ângulos.

Existem muitos estilos para as costas do seu vestido. Que tal uma amarração? Ou então pequenos botões?

Se você quiser algo mais sexy, escolha um decote mais profundo nas costas. Nós temos vários modelos com essa proposta. 

Decote

Quando você se olha em frente ao espelho durante a prova de um vestido de noiva, o decote é um dos fatores que mais chama a atenção.

Por isso, ele é um dos detalhes mais lembrados quando falamos sobre como escolher vestido de noiva.

E mais uma vez temos muitas opções. O decote em V e o decote em U são dois dos mais conhecidos. 

O primeiro deles pode ser uma boa opção se você quiser alongar a silhueta enquanto o segundo a afina. 

As noivas mais ousadas optam pelo decote profundo enquanto muitas outras também gostam do decote mais alto ou, até mesmo, da gola alta. 

Esses últimos costumam dar a impressão de que a noiva possui os seios maiores. Já o decote em coração cria a sensação contrária.

Também existem o decote canoa e o ombro a ombro, que podem dar a impressão de ombros mais largos. 

Portanto, pense bem nesse detalhe porque o decote pode te ajudar a traduzir a sua personalidade no vestido de noiva. 

Cor

A pessoa que disse que vestido de noiva tem que ser branco está muito desatualizada sobre as novas tendências.

O branco tradicional (aquele que, inclusive, fica azulado nas fotos) não é mais utilizado na alta costura, isso porque ele remete a vestidos menos elegantes.

Isso não significa que você precise se casar de rosa! Existem outros tons de branco que seus convidados vão identificar como um vestido branco, mas que, na verdade, tem outras tonalidades envolvidas. 

Sabe as fotos que você viu até agora no nosso conteúdo? Pois então, em nenhuma delas o vestido é branco.

As cores mais utilizadas atualmente são o off-white, o nude e o rosé. Mas se você quer ousar ainda mais, pode acrescentar até as cores mais vivas ao modelo.

Conforto

Estar na moda pode significar sacrificar o conforto. Mas quando se trata do dia do seu casamento, você não deve fazer isso. Como já dissemos em outras ocasiões aqui no blog: a beleza e conforto devem andar juntos.

Portanto, nesse tópico não queremos dizer que você deve desistir daquele vestido que você amou porque ele não está confortável. 

Se você gostou do vestido, pergunte às nossas fadas se é possível fazer um ajuste para que ele fique mais confortável.

Lembre-se de que na hora das provas você vai permanecer alguns minutos com o vestido, mas no dia do casamento serão várias horas.

Por isso, ao experimentar os vestidos, preste atenção aos tecidos e estilos que lhe permitirão respirar com facilidade, desde a hora de caminhar pelo corredor que vai te levar ao altar até o momento de se acabar na pista de dança. 

Estilo de cerimônia, make e penteado

Neste tópico, não queremos dizer que existe um padrão de vestido para um determinado tipo de festa ou que o seu vestido tem que combinar com a decoração. Nada disso. 

Mas é importante que, dentro da proposta da sua cerimônia e da sua recepção, o seu vestido se encaixe nos seus planos.

Assim, pode ser que os seus convidados no futuro lembrem de você chegando ao casamento porque seu vestido fazia um par perfeito com o tipo de cerimônia escolhida.

Essas escolhas que se encaixam perfeitamente costumam ficar na memória das pessoas e é claro que você quer ter um casamento memorável. 

Mas falando mais especificamente sobre as escolhas que se encaixam em seu look, lembre-se de pensar em um penteado e uma maquiagem que fiquem bem com o seu vestido. 

O ideal é que você faça a prova de penteado e maquiagem no mesmo dia da prova do vestido, para visualizá-los juntos.

Altura do salto

A altura do sapato que você irá usar no dia do casamento não é importante apenas pelo conforto, mas também para garantir que o comprimento do vestido seja o ideal. 

Ou seja, caso sua escolha seja um vestido longo, ele não pode ficar parecendo curto por conta de um salto muito alto e nem o contrário, pois você não pode correr o risco de pisar no vestido quando estiver andando. 

Muitas noivas optam pela troca de sapatos antes de entrar na pista de dança. Nesse caso, lembre-se de utilizar um sapato da mesma altura que o da cerimônia. 

Utilizar um sapato mais baixo pode fazer com que você tropece no vestido e isso pode acabar te machucando. 

Utilizar um salto do mesmo tamanho não significa, necessariamente, utilizar um sapato desconfortável. Opte por um salto anabela, de preferência algum que você já esteja acostumada a usar. 

De qualquer forma, não deixe de fazer a prova do vestido com ambos e caminhe para ter a certeza de que está tudo ok em relação ao conforto e ao comprimento do vestido.

Cauda do vestido

Nem todas as caudas são iguais! Por exemplo, uma cauda de dois metros para uma casamento na praia não é a mais adequada.

Se você for se casar na praia e gosta de vestido de noiva com cauda, pode utilizar uma cauda menor. 

E se você está preocupada com a possibilidade de a cauda atrapalhar na hora de ir para a pista de dança, saiba que existem modelos em que é possível remover a cauda ou prendê-la ao próprio vestido tornando-a mais curta a certa altura da festa.

Por serem versáteis, as caudas combinam com todo tipo de cerimônia e, se esse é um detalhe importante para você, leia nosso artigo sobre os tipos de cauda clicando aqui

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher vestido de noiva, não deixe de navegar pela nossa galeria de vestidos e marcar um horário para escolher seu vestido de noiva dos sonhos! 

 

8 comentários em “Como escolher vestido de noiva: 10 pontos para considerar”

  1. Marinalva disse:

    Olá!
    Meu nome é Marinalva. Sou viúva, tenho 49 anos, irei me casar novamente no final desse ano ou no início de 2021. Estou pesquisando um vestido de noiva simples, mas bonito, de preferência que fuja do branco e não seja comprido. A cerimônia será realizada num sítio.Visitei a página e vi inúmeros modelos lindos, mas não vi nada que se aproxime do modelo que desejo. Vocês poderiam me ajudar?
    Desde já agradeço pela atenção dedicada!

    1. Equipe Internovias disse:

      Bom dia Marinalva, por favor, entre em contato conosco pelo whatsapp (21) 98278.0475, que nós te ajudaremos na escolha do seu vestido dos sonhos, beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados