Agende um horário!

Casamento no campo: as dicas que ninguém te dá

Casamento no campo: as dicas que ninguém te dá

Você vai celebrar o seu casamento no campo? Esta é uma opção em alta na atualidade, sobretudo por conta da tendência dos casamentos em locais abertos.

E a natureza é o cenário perfeito para casamentos de diversos estilos, do romântico ao moderno, do rústico ao vintage. Essa versatilidade leva muitos casais a escolherem a calmaria do clima interiorano para comemorar o grande dia.

A leveza da celebração ao ar livre traz consigo um clima romântico que tem tudo a ver com o momento que vocês estão vivendo.

Isso sem falar na contribuição da paisagem natural, que ajuda a compor a decoração, e na luz natural, que rende fotos maravilhosas.

Além disso, o casamento no campo pode ser o tipo de cerimônia perfeita para mostrar aos seus convidados as causas em que você acredita e defende, como, por exemplo, as questões ambientais.

Já pensou em ter um casamento sustentável? O campo tem tudo a ver com essa temática, seja um espaço alugado ou o sítio da sua família, por exemplo.

Enfim, motivos não faltam para escolher essa ambientação para celebrar o grande dia. Mas existem especificidades às quais você precisa ficar atenta.

Por isso, este artigo é dedicado às dicas que ninguém te dá sobre a organização e o planejamento do seu casamento no campo.

Há detalhes simples que fazem toda a diferença nesse tipo de celebração e você não pode se esquecer deles.

Confira os próximos tópicos.

As melhores dicas para organizar um casamento no campo

Não pense que a organização do seu casamento será mais complicada por ele ser realizado no campo. Todas as escolhas de ambientação precisam ser feitas considerando as especificidades do local.

Se o seu casamento fosse realizado em um salão de festas fechado no centro de uma grande cidade, também haveria cuidados a serem tomados.

Então, esqueça a ideia de que um casamento no campo é mais difícil de programar. De todo modo, você precisa se atentar aos detalhes.

Quando pensamos na escolha do local, por exemplo, é preciso considerar se ele consegue acomodar os seus convidados confortavelmente, independentemente se a cerimônia é no campo ou na cidade.

Nesse momento, você precisa pensar na disposição das mesas e cadeiras e demais componentes do mobiliário, bem como na circulação das pessoas durante o evento.

Esse é apenas um exemplo de cuidado generalizado a ser tomado. Mas, como dissemos, existem cuidados específicos quando se opta por um casamento no campo.

E é sobre esses cuidados que falaremos nos próximos tópicos. Continue a leitura e confira as nossas dicas.

Ofereça um repelente aos seus convidados

As moscas e pernilongos sempre estão presentes em ambientes rurais e muita gente tem uma alta sensibilidade quando são picadas por esses animais.

Por isso é muito importante a presença dos repelentes em eventos realizados no campo, para evitar transtornos tanto para os noivos quanto para os convidados.

Uma ótima opção é disponibilizar o repelente no kit toalete. Isso vai demonstrar carinho e cuidado para com os seus convidados.

É uma atitude simples e bem barata, que pode fazer toda a diferença e tornar o seu grande dia ainda mais inesquecível para as pessoas mais queridas.

Esse repelente, de preferência, deve ser sem cheiro. Primeiramente porque você não quer anular o perfume utilizado pelos seus convidados e, em segundo lugar, porque alguém pode ser alérgico.

Preste atenção ao espaço para estacionamento

Se o seu casamento for acontecer no campo e a maioria dos seus convidados moram na cidade, é natural que eles se dirijam ao local utilizando seus automóveis. 

Como não há a possibilidade de estacionar na rua ou encontrar um estacionamento pago, é preciso que haja espaço suficiente para que todos os convidados estacionem seus carros no local do evento.

Então, ao conhecer o local que poderá sediar o seu grande dia, peça para ver também o espaço que pode ser utilizado como estacionamento.

Não dispense as tendas

O seu sonho pode ser a realização de um casamento totalmente ao ar livre e a previsão do tempo pode estar a seu favor, mas é sempre melhor prevenir do que remediar.

Conte com a estrutura adequada e um plano B, independente dos seus planos iniciais. As tendas são fundamentais em casos de casamentos a céu aberto.

Mesmo que você tenha que deixar uma equipe de montagem de tendas a postos no dia do evento para só entrar em ação caso seja necessário, não dispense este cuidado.

Sempre haverá a possibilidade de chuva e a sua cerimonialista e demais profissionais contratados precisam saber o que fazer nesse caso.

Além disso, já existem opções de tendas bastante diferenciadas no mercado de eventos. Você não precisa escolher tendas simples e padronizadas.

No caso de chuva, elas podem, além de ser o abrigo adequado para os seus convidados, ajudar a compor a sua decoração e tornar o evento muito mais estiloso.

Oriente seus convidados sobre o dress code

Não é obrigatório que um casamento no campo seja rústico ou boho. Pelo contrário, a versatilidade deste ambiente permite até a celebração de uma cerimônia clássica.

Porém, seja qual for a sua escolha, é preciso orientar os seus convidados sobre o dress code, especialmente sobre algumas restrições relacionadas à ambientação rural.

Estamos falando especialmente das convidadas. Oriente-as a não utilizar os saltos finos, por conta do contato com a grama.

Esse tipo de salto vai causar desconforto e dificultar a locomoção. Então, deixe-as à vontade para utilizar calçados mais adequados ao ambiente.

Deixe seus convidados informados sobre como chegar ao local

Se você vai alugar um espaço rural para realizar o seu casamento, pode ser que este local já seja conhecido em sua cidade como espaço para eventos.

O mesmo nem sempre acontece se você realiza a cerimônia no sítio da sua família. Mas, em ambos os casos, é preciso fornecer mapas e pontos de referência aos convidados.

Eles não podem ter dificuldades para chegar ao local do evento. Quando isso ocorre, os atrasos são inevitáveis e os convidados podem até desistir de comemorar o grande dia com você.

Considere incluir tons terrosos na sua paleta de cores

Como dissemos anteriormente, em um casamento no campo, a presença da natureza ajuda a compor a decoração.

Então, os itens decorativos e mobiliário que você escolher devem se encaixar bem na natureza onde vão ser colocados.

Por isso, não tem erro quando você escolhe os tons terrosos e o verde para compor sua paleta de cores.

Esses são tons que fazem parte das tendências para casamentos em geral, mas, especificamente no campo, eles se agregam ao próprio ambiente em uma composição linda e aprimorada.

Escolha um vestido de noiva leve e fluido

Já falamos aqui no blog sobre as melhores opções de vestidos de noiva para casamentos ao ar livre.

O casamento no campo, seja qual for o estilo escolhido, tem tudo a ver com um vestido mais fluido, seja com poucas ou muitas aplicações.

Você pode escolher um tecido leve e o corte que mais tenha a ver com a sua personalidade. E é claro que a Internovias tem a opção perfeita para você.

Veja algumas opções deslumbrantes:

Acesse nossa galeria e faça sua lista de inspirações para o seu casamento no campo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados