Agende um horário!

Casamento rústico: do simples ao boho chic

Casamento rústico: do simples ao boho chic

O casamento rústico é um dos estilos mais amplos e variáveis para celebrar o grande dia. Isso porque ele pode tanto ser associado à simplicidade quanto à sofisticação e ser realizado tanto nos espaços abertos quanto nos fechados.

Se você acredita que o casamento rústico precisa necessariamente acontecer no campo, você está enganada.

Retomando as origens deste estilo, ao consultar o significado da palavra “rústico”, é possível entender esta associação aos casamentos em sítios ou chácaras.

Na verdade, é justamente este o significado de algo rústico: aquilo que é próprio do campo ou da zona rural ou, ainda, aquilo que nasce naturalmente sem precisar de grandes cuidados para crescer, como uma planta ou um jardim.

Mas no mundo dos casamentos este adjetivo foi ampliado e ganhou novas nuances, como a possibilidade do rústico chic, por exemplo.

É claro que, se você é muito ligada aos ambientes naturais, pode e deve ter uma celebração rústica no sentido mais rural do termo. Contudo, é importante saber que o casamento rústico não se resume a esta possibilidade.

O casamento rústico pode ser um evento simples, tendo a natureza compondo a decoração, além dos itens criados pelos próprios noivos e seus familiares.

Mas ele também pode ser tratado como um estilo luxuoso e cheio de detalhes, como ocorre com o boho chic.

Ao longo deste artigo, vamos abordar essas duas principais vertentes do casamento rústico, além de te dar algumas dicas para organizar o seu.

Confira!

O que é um casamento rústico?

Podemos definir o casamento rústico, do ponto de vista mais tradicional, como um casamento realizado em contato com a natureza e com um clima bucólico e informal.

Assim, fazem parte da decoração elementos presentes em fazendas e celeiros, como juta, corda, aço galvanizado e madeira, além, é claro, do contraponto delicado das flores, que são sempre muito abundantes neste estilo.

Nesse sentido, o casamento rústico é geralmente associado aos eventos em espaços abertos, com a participação da natureza.

Mas também é perfeitamente possível organizá-lo dentro de espaços fechados com a utilização do mobiliário e da decoração para criar a ambientação desejada.

Então, se o seu casamento vai acontecer durante o inverno, por exemplo, e você ama a ideia da rusticidade, você pode celebrar o grande dia em um bar ou salão de festas.

O importante é que você entenda a verdadeira essência deste estilo e não desista dele por conta de visões preconceituosas.

O casamento rústico não é o contrário do clássico e nem do sofisticado. Não é preciso procurar muito para encontrar exemplos de casamentos nesse estilo que são extremamente requintados. 

Tudo depende da sua personalidade e das suas preferências. Se você ama cheiro de grama e é apaixonada pelos animais, o casamento rústico é, muito provavelmente, o seu estilo ideal.

Seguindo essa ideia de contato com a natureza, você pode escolher uma paleta de cores que inclua o marrom, remetendo à madeira, e o verde, ligado à vegetação.

Por falar em madeira, este é um material que pode estar amplamente presente na decoração, em itens como caixotes, escadas, backdrops e painéis de pallets, só para citar alguns exemplos.

Esse clima interiorano de simplicidade e informalidade pode começar a ser mostrado já no seu convite, com a utilização de algum detalhe em renda, sisal ou juta, além do papel kraft e das estampas de flores ou folhagens.

Entre os estilos de casamento, o rústico é um dos que abrem mais possibilidades para que a noiva acrescente detalhes criados por ela mesma, o que favorece muito a personalização.

Vamos falar em seguida sobre o boho chic, uma das variações do casamento rústico que é uma tendência na atualidade. 

E se você preferir o casamento boho chic?

O casamento boho chic pode ser entendido como uma das possibilidades de desdobramento do casamento rústico

Ele geralmente é escolhido pelas noivas que amam o contato com a natureza, mas também desejam associar a sofisticação a cada detalhe da celebração do grande dia.

Nesse sentido, são incorporados à aclimatação e ao cenário do evento itens refinados que trazem um tom de requinte.

Você pode usar, por exemplo, cristais e candelabros, além dos arranjos de flores mais elaborados, que trazem consigo a elegância também ligada ao casamento clássico.

Se o seu grande dia for celebrado à noite, você pode acrescentar velas, fios de luz e cortinas de led, que vão tornar o ambiente muito acolhedor e aconchegante.

A propósito, a iluminação tem um papel fundamental para criar o clima de um casamento rústico.

Você pode, inclusive, associar as pequenas lâmpadas a elementos naturais, como os galhos e troncos das árvores, caso o casamento seja ao ar livre.

Alguns objetos pessoais, como livros, cadernos e caixas também ajudam a compor o detalhamento refinado tão presente no casamento boho chic.

Isso sem deixar de lado a madeira, que é o elemento de maior destaque na decoração tanto do casamento rústico simples quanto do boho chic

Você pode escolher as mesas de madeira maciça tanto para colocar o bolo e os doces quanto para acomodar os convidados.

E, como é importante que a madeira fique exposta, você pode escolher caminhos de mesa ou jogos americanos.

Dicas para compor o seu casamento rústico

Vamos fechar este artigo com algumas dicas que vão te ajudar a organizar o seu casamento rústico. Confira a seguir:

  • Ao escolher o local para o casamento, caso seja um espaço fechado, procure por vigas aparentes que poderão funcionar como suporte para uma bela iluminação ou decoração suspensa;
  • Dê um toque artesanal ao evento, que pode estar em detalhes como as lembrancinhas ou os centros de mesa, por exemplo;
  • Talheres finos dispostos sobre mesas de madeira são um dos símbolos da essência do rústico chic;
  • Que tal um naked cake decorado com flores sobre um suporte de porcelana?
  • Não padronize todos os detalhes. Os arranjos em formatos variados que agregam diferentes elementos dão mais movimento e vida ao casamento rústico;
  • Você pode complementar a decoração e o cardápio com produtos típicos da sua região, como frutas, grãos de café, compotas e cachaça artesanal;
  • Os porta-guardanapos podem ser substituídos por cordinhas de sisal;
  • Agregue a renda e os tecidos naturais à sua decoração;
  • Por falar em renda, ela também pode estar presente em seu vestido de noiva que, a propósito, pode ser confeccionado em tecidos fluidos e naturais, dando um tom de leveza.

Agora que você já tem uma lista com várias ideias para aplicar ao seu casamento rústico, que tal ver algumas inspirações de vestidos de noiva para o grande dia? A Internovias conta com modelos perfeitos para este estilo de celebração. Acesse nossa galeria e se apaixone!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados