Agende um horário!

Casamento sustentável: os encantos do Eco Wedding

Casamento sustentável: os encantos do Eco Wedding

Se você é uma noiva consciente e se preocupa com a natureza e com as questões ambientais, certamente já ouviu falar sobre a ideia de realizar um casamento sustentável.

São muitos os modismos que surgem e desaparecem na área de eventos, mas o casamento sustentável é mais do que isso. Ele é uma necessidade e veio para ficar.

Isso significa que não são só os casais engajados na causa ambiental que devem considerar uma atitude sustentável no grande dia. 

Essa deve ser uma preocupação de todos, até porque você não precisa fazer grandes mudanças nos seus planos para tornar a sua cerimônia sustentável e influenciar positivamente todos os seus convidados. 

Ao longo deste artigo, você vai conferir algumas escolhas que você pode fazer com o objetivo de reduzir o impacto ambiental do seu casamento.

E se você acha que muito pouco pode ser feito nesse sentido, saiba que os impactos causados pelos eventos em geral são enormes.

Por isso é importante divulgar as pequenas atitudes que cada pessoa pode tomar quando for celebrar algum momento importante. 

Não é um clichê desejar que cada um faça a sua parte para o benefício de todos e você vai entender como é simples ao ler os tópicos seguintes. Vamos às nossas dicas?

Dicas para tornar o seu casamento sustentável 

Ainda que o assunto esteja em alta, há ainda muito preconceito relacionado à ideia de um casamento sustentável. 

Muitas noivas pensam que terão que abrir mão de diversos planos e que sua cerimônia não poderá ser tão glamourosa caso opte por um casamento sustentável.

Mas com as nossas dicas você vai ver que não é necessário fazer nenhuma mudança radical para demonstrar o seu engajamento à causa ambiental no grande dia. 

Você pode colocar em prática algumas das nossas dicas ou todas elas. O importante é estar consciente da mudança que você pode promover.

Vamos às dicas!

Considere a logística

Esta é uma das dicas mais fáceis de seguir quando a meta é ter um casamento sustentável. 

Quando você reduz a utilização dos automóveis, também diminui a emissão de gás carbônico e isso não atrapalha em nada a cerimônia em si. Pelo contrário, uma boa logística pode facilitar a organização do evento e até reduzir custos.  

Você pode, por exemplo, realizar a cerimônia e a recepção em um mesmo local. Existem diversos espaços que oferecem a infraestrutura adequada para as duas partes do grande dia. 

Como seus convidados não terão que se dirigir a dois destinos, a quilometragem que eles vão percorrer será bem menor.

Também é possível negociar com os seus fornecedores uma gestão de fretes que minimize os gastos, por exemplo, com os carretos vazios indo para o mesmo local. 

Contrate fornecedores da sua cidade

Esta dica também tem a ver com a redução da emissão de gás carbônico, um dos mais abundantes poluentes do meio ambiente. 

Além de contribuir com o desenvolvimento econômico da sua cidade, ao escolher os fornecedores locais, você diminui a emissão do poluente pelo simples fato de que as distâncias percorridas por eles serão menores.

Por outro lado, você também facilita a resolução de imprevistos. Imagine se ocorresse um problema, por exemplo, com o transporte das flores essenciais para a decoração da sua cerimônia e elas estivessem a muitos quilômetros de distância da sua cidade? 

É melhor nem pensar nisso, né? Mas considere a contratação de fornecedores locais para evitar esse tipo de problema e tornar o seu casamento sustentável. 

Que tal reciclar o lixo do casamento?

A equipe de limpeza que lida com o lixo produzido em um casamento geralmente é contratada pela cerimonialista

Você pode solicitar ao seu cerimonial que dê preferência a uma empresa que promova uma separação do lixo reciclável, orgânico e inorgânico, e que faça o descarte de maneira correta.

Essa é uma das melhores maneiras de tornar definitivamente o seu casamento sustentável. 

Priorize itens sustentáveis em sua decoração

São muitas as ideias de decoração que podem tornar um casamento sustentável a começar pela utilização de móveis já disponíveis no local do evento. 

Você também pode escolher móveis e objetos decorativos confeccionados em madeira de demolição

Com relação aos pequenos detalhes da decoração, você pode optar por aqueles feitos à mão. Utilize as técnicas DIY (Do It Yourself) ou contrate um artesão local

Prefira os itens que não sejam descartáveis, ou seja, que possam ser utilizados de novo posteriormente. 

As flores, itens fundamentais da decoração de um casamento, possuem vida útil curta e normalmente são descartadas após a cerimônia. 

Mas você pode utilizar flores plantadas em vasos, por exemplo, como centros de mesa ou então doar as flores de corte para projetos sociais que realizam eventos em asilos e orfanatos.

Ou seja, ainda que a vida útil das flores seja curta, depois de decorarem o seu casamento sustentável no sábado, por exemplo, elas podem tornar a festa em uma instituição filantrópica mais bonita no domingo. Não é uma excelente ideia?

Você também pode pedir que o seu florista não utilize espumas tóxicas na elaboração dos arranjos. Essas espumas são bastante comuns, mas já existem diversas alternativas sustentáveis disponíveis. 

Economize na iluminação

Se você tem uma grande ligação com a natureza, pode optar por uma cerimônia realizada durante o dia e ao ar livre, aproveitando ao máximo a luz natural

Assim, você consegue economizar no consumo de energia e caprichar no visual do seu casamento sustentável.

Mas se esta não é uma opção viável para você, converse com o seu fornecedor de equipamentos de iluminação para que sejam escolhidos recursos que consumam menos energia, como as luzes de led, por exemplo.  

Inclua ingredientes orgânicos no cardápio

Escolha um buffet que priorize pratos feitos a partir de ingredientes cultivados sem agrotóxicos e sem adubo químico

Você também pode escolher pratos que incluam os alimentos típicos da sua região e as frutas, legumes e verduras da estação.

Outro assunto a ser discutido com o buffet é como a empresa lida com o lixo orgânico e se adota alguma estratégia para a redução do desperdício.  

Esse tipo de escolha deixará bem claro para os seus convidados que eles estão participando de um casamento sustentável e, quem sabe, irá incentivá-los a se preocuparem com a causa também? 

Reduza o uso de papel e plástico

Você pode utilizar o papel reciclado em seus convites, tags e lembrancinhas, além de não imprimir cardápios individuais para todos os convidados.

Outra opção que vem sendo muito adotada é a substituição do papel crepom geralmente utilizado na embalagem dos bem-casados por tecidos reaproveitados ou papel orgânico

O mesmo pode ser feito com as forminhas de doces. Aliás, alguns doces não necessitam das forminhas, podendo ser servidos diretamente nas bandejas. 

Você também pode reduzir a utilização do plástico, tanto na cozinha quanto na hora de servir os convidados.

Prefira os guardanapos de tecido que, além de serem mais sustentáveis, são bem mais elegantes.

Os drinks podem ser servidos em copos e taças reutilizáveis e com canudos em materiais alternativos, como bambu ou metal. Dependendo das bebidas, você pode até dispensar os canudos.

Escolha lembrancinhas ecológicas

As suculentas têm sido uma constante escolha das noivas cujas cerimônias têm uma proposta mais rústica ou romântica. 

Essa tendência pode ser substituída por mudas ou sementes de outras plantas, que são de extremo bom gosto.

Você também pode escolher lembranças comestíveis, com algum alimento típico da sua região ou receita de família.   

As garrafinhas de cachaça e os potes de geleia estão em alta. Prefira as embalagens de vidro, que são reaproveitáveis. 

Lembre-se também de evitar a utilização de plástico e papel na confecção das suas lembrancinhas. 

Não se esqueça do RSVP

Um dos critérios que você pode utilizar para a contratação da sua cerimonialista é saber se ela faz um bom RSVP ativo, que serve para prever com precisão a quantidade de convidados que estarão presentes no casamento. 

Com o número mais exato de convidados, evita-se o desperdício e acumula-se menos lixo, tornando evidente que você deseja um casamento sustentável. 

A escolha do vestido de noiva também pode ser sustentável 

Alugar o vestido de noiva pode ser considerado uma atitude sustentável, já que o vestido será reutilizado várias vezes por diversas noivas, aproveitando todo o seu potencial. 

Você também pode dar preferência aos tecidos orgânicos e com tingimentos naturais. Aqui na Internovias temos diversas opções que vão contribuir com a meta de tornar o seu casamento sustentável. Clique aqui para conhecer nossa coleção completa.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados