Agende um horário!

Vestido para casamento ao ar livre: como combinar com o cenário

Vestido para casamento ao ar livre: como combinar com o cenário

Seja pelo desejo de contato com a natureza ou por razões mais técnicas ou práticas, como a necessidade de seguir os protocolos de segurança após a pandemia do novo coronavírus, o casamento ao ar livre tem sido uma das opções mais requisitadas para celebrar o grande dia. 

Inicialmente associado a cerimônias rústicas ou boho, hoje ele é adaptado aos mais diversos estilos, sempre aproveitando as vantagens oferecidas pelo cenário escolhido.

Uma dica valiosa, caso você tenha escolhido esta opção, é definir o local e o horário do evento antes de pensar na decoração.

Isso porque, obviamente, em um casamento ao ar livre, é muito provável que o próprio local tenha uma considerável contribuição a fazer para a decoração.

O mar ao fundo, uma grande árvore antiga, as flores ou um belo pôr de sol. Estes e outros itens certamente vão compor a sua decoração e é preciso aproveitá-los ao máximo. 

Por isso, você deve fazer escolhas para a decoração que ajudem a destacar as belezas já existentes no cenário escolhido.

Mas a decoração não é a única escolha a ser feita de acordo com o local da cerimônia. Tudo precisa ser condizente com a ambientação e com o estilo do casamento.

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre o nosso assunto preferido: vestido de noiva! Sim, o vestido de noiva para casamento ao ar livre deve ser escolhido de modo a se encaixar perfeitamente na proposta da celebração.

Como já dissemos diversas vezes aqui no blog, no grande dia, a principal regra é seguir o seu gosto, as suas preferências e a sua intuição.

Assim, tudo é permitido e há diversas possibilidades de combinações, sobretudo quando se fala do vestido de noiva.

As sugestões que costumamos listar são apenas direcionamentos para que você esteja munida de ideias quando for fazer suas escolhas.

Dito isto, nos próximos tópicos vamos falar sobre boas escolhas de vestido para casamento ao ar livre.

Selecionamos as três possibilidades mais escolhidas de casamento ao ar livre: os casamentos no campo, na praia e no quintal/jardim. Veja em seguida:

13 vestidos para casamento ao ar livre

O vestido de noiva não faz parte da decoração e adequá-lo ao local da sua cerimônia não é uma questão apenas de “combinar”.

A palavra-chave, no caso, é a adequação. Se o evento como um todo sempre tem um dress code, ainda que implícito, por que o traje da noiva estaria isento desta lógica?

Há algumas questões relacionadas ao conforto que também precisam ser levadas em consideração.

Por exemplo, de maneira geral, podemos dizer que os tecidos mais leves e fluidos são os mais indicados para o casamento ao ar livre.

Isso acontece não só por conta da ideia de leveza associada ao contato com a natureza, mas também para favorecer o deslocamento e a movimentação da noiva pelo ambiente.

Veja abaixo nossas recomendações no que diz respeito à escolha do vestido para casamento no campo, na praia e no jardim ou quintal.

Vestido para casamento no campo

Se você escolheu celebrar o seu grande dia no campo porque ama a natureza e quer estar próxima dela neste momento, o seu vestido deve traduzir as ideias de leveza e de delicadeza.

Nesse sentido, aplicações em renda são perfeitas. Principalmente se a renda escolhida remeter a flores ou folhagens.

Um vestido fluido cai muito bem para um casamento ao ar livre no campo, porque o contato com a natureza não remete a modelos engessados. 

Mas se você sonha com o estilo princesa, com um pouco mais de volume na saia, é só não escolher um tecido muito pesado.

Por outro lado, se você é uma noiva super sensual e sempre sonhou com o estilo sereia, é possível encontrar opções nestes moldes que também deem a ideia de leveza.

No que diz respeito ao decote, uma das grandes tendências para casamento ao ar livre é o vestido tomara que caia

Mas é bom verificar a previsão do tempo com antecedência, para que você não sinta frio. Lembre-se sempre de considerar o conforto.

Vestido para casamento no quintal/jardim

Quando pensamos que o seu jardim ou quintal é uma forma de trazer a natureza presente no campo para a sua casa na cidade, faz sentido que os vestidos adequados para casamento no campo também fiquem ótimos em cerimônias realizadas no jardim ou quintal.

Mas, se o seu casamento vai ser celebrado no quintal ou no jardim da sua casa, é interessante acrescentar as ideias de intimismo e de informalidade às características já presentes em um vestido de noiva ideal para casamento no campo. 

Nesse caso, a fluidez é ainda mais importante, pois, se a proposta é uma cerimônia íntima para as pessoas mais próximas, você precisa estar à vontade para interagir com essas pessoas e realmente aproveitar o momento junto a elas. 

Os vestidos minimalistas fazem muito sucesso neste tipo de cerimônia, pois conseguem manter a elegância e o destaque da noiva com uma proposta mais simples e direcionada.

Quanto ao modelo, uma ótima opção é o vestido de noiva evasê, que prioriza a leveza e traz as ideias de delicadeza e romantismo.

Se você deseja um pouco de volume na saia, a aplicação do tule pode ser a solução, pois ele consegue combinar volume e movimento.

Vestido para casamento na praia

Um casamento à beira mar abre diversas possibilidades de estilos. Ele pode tanto ser associado à ideia de misticismo quanto à de despojamento ou, quem sabe, as duas?

O vestido, nesse caso, pode contar com aplicações que remetam à proposta de contemplação

Que tal alguns cristais ou pérolas? Mas tome cuidado para não deixar o vestido pesado. A leveza deve imperar em todas as possibilidades de casamento ao ar livre.

Como a ambientação é a praia, você pode e deve utilizar a transparência, pois não existem ali as regras que deveriam ser seguidas, por exemplo, em um casamento na Igreja.

Uma grande questão para muitas noivas é a possibilidade de usar um vestido com cauda em um casamento na praia. E a resposta é que essa escolha é totalmente possível.

O único cuidado que deve ser tomado é com relação ao seu conforto e deslocamento. Você pode utilizar um modelo de cauda removível, por exemplo.

Assim, a cauda, que também pode remeter ao movimento das ondas do mar, cumpre seu papel no momento da cerimônia e, depois, você pode dançar e se divertir sem nenhum desconforto.  

Você pode acrescentar à decoração uma plataforma suspensa para fazer as vezes de tapete no seu caminho até o altar, para que a cauda não se arraste pela areia.

Como dissemos, o mais importante em um casamento é sempre seguir os sonhos e desejos da noiva.

Ao longo deste artigo, você conferiu vários exemplares de vestidos da Internovias que têm tudo a ver com as diferentes propostas de casamentos ao ar livre. Para ver a coleção completa e se inspirar ainda mais, é só clicar aqui. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados