Ideias de casamento na pandemia: como adaptar seu evento - Internovias
Agende um horário!

Ideias de casamento na pandemia: como adaptar seu evento

Ideias de casamento na pandemia: como adaptar seu evento

A pandemia do novo coronavírus atrapalhou os planos de muita gente e muitos casamentos foram impactados. Quem não é noiva ou não trabalha na área pode ter a impressão de que os casamentos não estão acontecendo, mas a inovação e a superação permitem a criação de várias ideias de casamento na pandemia.

A preparação para o casamento já gera uma ansiedade em situações normais. Com as incertezas relacionadas à pandemia, as noivas ficam ainda mais preocupadas.

Se o seu casamento está previsto para esse ano ou o início do próximo e você teme que a pandemia possa impedi-lo,  saiba que você não está sozinha.

São muitas as noivas que buscam alternativas para não desistirem ou adiarem o seu sonho do casamento perfeito. 

E é dessa vontade de fazer as coisas darem certo que surgem maravilhosas ideias de casamento na pandemia.

Então, não desanime. Mantenha a alegria e o entusiasmo que esse momento especial da sua vida exige e busque inspirações para resolver o problema.

Neste artigo, nós vamos enumerar algumas ideias de casamento na pandemia para te ajudar nas adaptações necessárias sem deixar de lado o caráter especial desse momento. 

Casamento na pandemia: ideias para te inspirar

A pandemia e a necessidade do distanciamento social são assuntos muito sérios. Nosso objetivo não é te incentivar a burlar as regras, mas dar algumas ideias de casamento na pandemia que podem ser utilizadas sem deixar de lado as medidas de prevenção à contaminação pelo vírus que estão vigentes em sua cidade. 

Então, veja as ideias a seguir e pense em quais delas podem ser úteis para o seu grande dia. 

Que tal planejar algo menor?

Essa é a principal entre as ideias de casamento na pandemia, mas antes mesmo do início das contaminações, eventos para poucas pessoas já estavam em alta.

Com as regras relacionadas à aglomeração que limitam o número de pessoas que podem se reunir em determinados locais, os mini ou micro weddings podem ser a solução.

Um mini wedding costuma reunir menos de 100 convidados e sua proposta é que estejam presentes somente os amigos e familiares mais próximos. 

Assim o clima fica mais familiar e os noivos conseguem interagir com todos os convidados. 

o micro wedding segue a mesma ideia intimista, mas reúne ainda menos convidados. Geralmente o número não passa de trinta convidados.

Nesse caso, a lista fica mais restrita à família mais próxima e aos padrinhos. 

O micro wedding engloba aquelas cerimônias em que estão presentes somente os noivos, os pais e os padrinhos. 

Micro e mini wedding já eram tendências antes da pandemia exatamente por conta do caráter intimista, por proporcionarem certa economia financeira e, principalmente, por resgatarem o verdadeiro significado do casamento

Aqui no blog temos vários posts sobre mini e micro weddings para te inspirar. 

Eles podem acontecer na praia, no sítio, no seu restaurante preferido ou até no quintal da sua casa. 

O importante é celebrar a sua união com o amor da sua vida e registrar esse momento.

Há ainda muitos adeptos do elopement wedding. Esse tipo de cerimônia conta apenas com as presenças dos noivos, do celebrante e de um fotógrafo e costuma ser feito em locais abertos, em contato com a natureza. 

Os casais adeptos do elopement wedding geralmente realizam o casamento durante uma viagem e podem mantê-lo em segredo. 

Mas em tempos de pandemia, a viagem pode ser até dispensada junto com os convidados.

Com certeza, mesmo que as pessoas mais próximas tenham a vontade de celebrar esse momento ao seu lado, elas entenderão se você optar por esse tipo de celebração.

O importante é que o momento seja especial para o casal e que o amor não deixe de ser celebrado.

E se o casamento for ao ar livre?

Eventos ao ar livre, além de renderem fotos lindas, permitem o contato com a natureza e podem atender melhor à demanda pelo distanciamento.

Dependendo da escolha do local, a própria natureza já integra a decoração e você tem mais espaço para alterar a disposição dos assentos e atender aos protocolos de segurança.

A própria opção por uma cerimônia em espaço aberto já diminui os riscos de contaminação, já que o coronavírus se espalha  mais facilmente em ambientes fechados e com baixa umidade. 

Você também pode fazer um home wedding

Se a ideia do casamento ao ar livre não for viável para você, talvez o home wedding ou casamento em casa seja uma boa ideia.

A sua casa pode ser o cenário ideal para um micro wedding totalmente aconchegante e acolhedor.

Nesse caso, você pode utilizar a sua casa, casa dos pais ou aproveitar para estrear o novo lar do casal. 

É um recurso que pode te ajudar a diminuir a tensão no dia do casamento, já que você vai estar na sua casa, rodeada pelas suas coisas em um ambiente totalmente familiar.

Essa opção também favorece a segurança com relação à possibilidade de transmissão pelo  coronavírus, porque sem os deslocamentos e com a participação apenas dos familiares é mais difícil a propagação. 

A transmissão on-line também é uma opção

Vários casais estão optando por realizar a cerimônia somente com a presença do celebrante e transmitir por plataformas de streaming para todos os familiares e amigos. 

Essa é uma ótima ideia caso ainda não seja permitido realizar nem os eventos pequenos em sua cidade e também se você tem muitos familiares em grupos de risco. 

Para evitar as aglomerações, até alguns cartórios estão adotando essa ideia. O casamento é realizado somente com a presença virtual do representante do cartório e tem validade legal. 

Esta é uma maneira de não deixar ninguém que é importante para você de fora desse grande dia. 

Você já ouviu falar em sequel wedding?

O sequel wedding corresponde às situações em que os casais decidem ter mais de uma cerimônia ou festa

Isso ocorre, por exemplo, quando os noivos são de religiões diferentes e desejam realizar os dois rituais ou quando os noivos desejam celebrar o momento em duas cidades que fazem parte de sua história.

Contudo o sequel wedding, em tempos de pandemia, pode ser adaptado pelos noivos que decidem fazer uma celebração pequena ou realizam apenas a parte religiosa, mas não querem abrir mão de uma boa festança posteriormente. 

Não dá para realizar aquela festa dos sonhos agora mas você não quer adiar o grande dia? Faça um micro wedding e deixe a comemoração maior para depois.

Uma boa ideia é planejar a festa para quando você completar um ano de casamento. Aproveite e faça uma renovação dos votos.

Assim, você acaba dobrando a quantidade de comemorações, o que é uma ótima ideia, porque o casamento é um grande passo e você precisa celebrar muito.  

Se for manter a festa na data prevista, não se esqueça dos cuidados necessários

Se em sua cidade já é possível realizar as festas de casamento, você pode manter os seus planos, mas preste atenção aos protocolos sanitários.

A pandemia não acabou e, por isso, é preciso prezar pela saúde dos seus convidados.

Para começar, a equipe que for trabalhar durante o evento deve seguir rigidamente os protocolos e utilizar todos os equipamentos de proteção individual possíveis.

Pense na possibilidade de servir porções do cardápio em pratos individuais que já vão prontos para as mesas dos convidados.

Dessa forma, os garçons não precisam ficar circulando e os convidados não precisam pegar o seu canapé com as mãos. Consequentemente o risco de contaminação é reduzido.  

A mesa de doces não precisa ser dispensada. Mas os doces podem ser servidos com a ajuda de uma pinça para cada convidado por apenas uma pessoa. 

Além disso, já que o protocolo recomenda a disponibilização de álcool em gel e o uso de máscaras, você pode ser criativa e utilizar esses itens como lembranças.

Um belo frasco preenchido com álcool em gel pode ser uma ótima lembrança do seu casamento.

Ele pode inclusive estar disposto em cima das mesas quando os convidados chegarem. Assim, eles já higienizam as mãos. 

As máscaras também podem ser uma lembrança bonita, útil e barata. Mande fazê-las com a sua paleta de cores. 

Para concluir

Se você chegou até aqui, já sabe que é possível adaptar o seu grande dia ao atual contexto de pandemia que engloba o mundo todo.

Agora que você já tem várias ideias para realizar seu casamento na pandemia, não pense que a opção por um evento menor vai te isentar de todas as decisões que uma noiva precisa tomar e isso inclui o tão sonhado vestido de noiva. Clique aqui e veja a galeria de vestidos Internovias.

2 comentários em “Ideias de casamento na pandemia: como adaptar seu evento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados