Agende um horário!

Casamento na fazenda: quais cuidados tomar + vestidos

Casamento na fazenda: quais cuidados tomar + vestidos

O casamento na fazenda é uma opção muito versátil, que agrada tanto as noivas tradicionais quanto as modernas.

Como temos dito aqui no blog, os casamentos ao ar livre devem continuar sendo tendência nos próximos anos e, no caso específico do casamento na fazenda, a própria ambientação já traz o tom romântico que, com frequência é almejado pelos noivos. 

Esse tipo de cerimônia também pode representar uma redução de custos, pois você pode aproveitar a luz natural e a própria paisagem para compor a decoração.

Se você for uma noiva que ama o contato com a natureza e que pretende ter um casamento sustentável, a fazenda sem dúvida é uma ambientação perfeita. 

Em resumo, a beleza de um casamento na fazenda pode tornar o seu grande dia ainda mais especial e inesquecível, tanto para você e o seu amor quanto para os seus convidados. 

Ao longo deste artigo vamos te dar algumas dicas para planejar o seu casamento na fazenda e falar sobre os vestidos de noiva que mais combinam com este cenário. 

Dicas para o seu casamento na fazenda

Todo estilo de casamento tem suas especificidades. Você não deve pensar que organizar um casamento na fazenda será mais difícil ou menos viável do que uma celebração na cidade. 

Você apenas precisa ficar atenta a alguns detalhes específicos, que seriam outros caso o seu casamento fosse celebrado em um salão de festas, por exemplo. 

Um exemplo disso é a escolha do local. Você terá que ser criteriosa nesse quesito independentemente do tipo de casamento que você escolher.

O local deve ter espaço suficiente para acomodar a sua lista de convidados, levando em consideração a circulação das pessoas e a possível necessidade de distanciamento devido à pandemia

Mas, no caso do casamento na fazenda, há detalhes aos quais você pode prestar mais atenção na hora de escolher o local do evento.

Por exemplo, o espaço para estacionamento é muito importante, porque no ambiente rural não serão encontradas possibilidades como estacionar na rua ou em um espaço pago.

Além disso, se é pelo contato com a natureza que você escolheu o casamento na fazenda, você pode escolher um local que tenha, por exemplo, as suas flores preferidas em seu estado natural. 

Veja em seguida outros detalhes e cuidados que você deve tomar ao optar por um casamento na fazenda. 

Disponibilize repelentes

Em ambientes rurais é comum a existência de mosquitos e pernilongos e muitas pessoas são bastante sensíveis à picada desses animais.

Por isso, a presença do repelente pode evitar diversos transtornos tanto para os noivos quanto para os convidados.

Sabe o kit toalete? Ele é um cuidado com os convidados que tem sido cada vez mais utilizado em eventos.

Esse kit costuma conter sabonete líquido, creme dental, comprimidos para dor de cabeça, grampos de cabelo, curativos, desodorantes, absorventes, linha de costura, agulha, entre diversos outros itens. 

No caso do casamento na fazenda, é altamente recomendável que ele contenha um bom repelente também.

Assim, você coopera com o conforto dos convidados e garante que seu grande dia seja lembrado pelos motivos certos.

Se o casamento for celebrado no verão ou em uma região muito quente, você pode incluir também um protetor solar neste kit.

Considere a possibilidade de utilizar tendas

A estrutura adequada é um requisito ao qual você precisa prestar mais atenção caso opte por um casamento na fazenda.

Por exemplo, os salões de festas costumam contar com geradores e o valor da utilização deste equipamento costuma ser incluído no preço do aluguel do espaço. 

Mas, no casamento na fazenda, é provável que você precise alugar o gerador à parte, dependendo do local que você escolher. 

O exemplo do gerador tem tudo a ver com a contratação da montagem de tendas. É muito provável que você queira se casar em um lindo dia ensolarado para fazer fotos maravilhosas ao pôr do sol.  

É  claro que você vai consultar a previsão do tempo com antecedência e tentar ao máximo garantir que tudo saia como você planejou.

Mas, sim, sempre vai existir a possibilidade de chover no grande dia. Nesse caso, você precisa ter um plano B. Então, contrate a montagem de tendas. 

Se não faltar energia elétrica, você não precisará do gerador e se não chover você não precisará das tendas. Mas caso um imprevisto aconteça, você e sua cerimonialista estarão preparadas. 

Você não precisa optar pelas tendas padronizadas e tradicionais. Hoje em dia já existem modelos variados e sofisticados pensados especialmente para casamentos no campo. 

Então, você pode planejar a celebração ao ar livre normalmente e deixar a equipe de montagem de prontidão para o caso de ocorrer uma mudança no clima.

Oriente os convidados sobre como chegar ao local

Por conta da força que têm os casamentos no campo, já existem fazendas e sítios concebidos especialmente para esse tipo de evento.

Em diversas cidades brasileiras suas localizações são amplamente conhecidas pela população local. Porém isso não ocorre em todos os lugares.

Além disso, você pode decidir celebrar o seu casamento na fazenda da sua família ou de algum amigo e o local não ser um espaço conhecido pelos seus convidados.

Então, é importante ter o cuidado de orientar os seus convidados sobre o caminho até o local do seu casamento.

Você pode incluir um mapa no convite ou enviar os detalhes digitalmente para cada pessoa. 

O importante é que ninguém desista de participar do seu grande dia porque não sabe chegar ao local do evento. 

Tenha cuidado com os trajes

O dress code é uma iniciativa que normalmente as pessoas convidadas para casamentos apreciam bastante.

Não se preocupe achando que os convidados vão se incomodar com os seus “pitacos” sobre as roupas que eles vão usar. Até porque o dress code é apenas uma sugestão.

Muita gente sente falta de uma orientação sobre que tipo de roupa usar de acordo com a proposta do evento.

E, quase sempre, o dress code é mais uma ajuda para que o próprio convidado se sinta confortável do que um capricho dos noivos.

Em um casamento na fazenda, o recomendável são trajes leves e calçados confortáveis. Diga às suas convidadas para evitarem os saltos finos e muito altos.

Saltos grossos e até mesmo a ausência de saltos são ótimas opções. Os tecidos fluidos e finos também devem ser priorizados.

Um casamento ao ar livre não tem nada a ver com um smoking, certo? Normalmente a leveza é uma das principais características desse tipo de celebração. 

Então, incentive seus convidados a expressarem essa leveza em seus trajes também.

Vestidos de noiva para casamento na fazenda

Como você já deve saber, nós acreditamos que é mais importante que o vestido de casamento seja adequado aos desejos da noiva do que ao estilo da cerimônia. 

Então, tenha em mente que você pode e deve usar o vestido que você sempre sonhou. Contudo isso não significa que ele não pode também ser adequado ao local do seu casamento.

O casamento na fazenda pede um vestido mais leve, com tecidos fluidos e pouco brilho. Mas se você ama o brilho e quer um vestido ao estilo princesa, não há problema algum.

Você pode, por exemplo, optar por um modelo com várias camadas de tule, que é um tecido leve e vai dar o volume necessário ao estilo princesa.

No caso do brilho, você pode usar opções mais delicadas, como as pérolas, que nunca saem de moda. 

Tudo é adaptável. O importante é que o seu conforto seja garantido e que você se sinta linda e especial no grande dia.

Veja abaixo alguns modelos da Internovias com diversos cortes e caimentos que combinam perfeitamente com o casamento na fazenda.

Quer conhecer a coleção completa da Internovias e selecionar uma lista de preferidos para o seu casamento na fazenda? Clique aqui e se apaixone!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados