Agende um horário!

Conheça 9 tipos de véu de noiva e escolha seu favorito

Conheça 9 tipos de véu de noiva e escolha seu favorito

Você pretende usar um véu no grande dia? Sabia que existem diversos tipos de véu de noiva? Vamos falar sobre os principais neste artigo para você escolher o seu!

Se ao imaginar uma noiva com véu o que vem à sua mente é aquele véu clássico, enorme, que arrasta no chão, você está pensando no véu catedral. 

Entre os tipos de véu de noiva, este é o mais clássico e um dos mais lembrados, apropriado para casamentos requintados e realizados à noite. Mas existem diversas outras opções. 

Nos próximos tópicos, abordaremos os principais tipos de véu de noiva para facilitar a sua escolha. Então, continue a leitura. 

Tipos de véu de noiva

Vamos ver em seguida quais são os principais tipos de véu de noiva em ordem do mais curto até o mais longo.

Véu de noiva voilette

Este é o mais curto entre os tipos de véu de noiva. Ele foi muito usado no início do século XX e sua principal característica, além de ser curtíssimo, é a cobertura parcial ou total do rosto

Ele tinha a função de proteger o rosto da noiva do sol e da poeira, cobrindo um ou ambos os olhos e indo até o nariz ou até o queixo. 

O voilette costuma ser feito a partir de um tecido delicado que funciona como uma rede e possui orifícios um pouco maiores do que os presentes nos véus de tule.

Esse tipo de véu pode trazer tanto um ar moderno quanto uma ideia vintage, dependendo da sua escolha e da proposta do casamento como um todo. 

Véu de noiva na altura dos ombros

Este não é um dos tipos de véu de noiva mais utilizados na atualidade, mas ele ainda conta com algumas adeptas.

Seu comprimento é de aproximadamente 50 centímetros, mas pode variar. Ele pode ir até o queixo ou até os ombros da noiva, de acordo com as demandas do look como um todo. 

O véu de noiva na altura dos ombros remete à informalidade, sendo utilizado muito mais nos casamentos diurnos do que nos noturnos. 

Ele também dá um tom retrô ao look e pode ser uma boa opção para as noivas que não gostam do peso e da formalidade dos véus mais longos.

Contudo é preciso tomar certo cuidado ao considerar esta opção, pois ela não costuma favorecer as noivas baixinhas ou plus size, assim como a maioria dos tipos de véu de noiva mais curtos. 

Véu de noiva blusher 

O véu blusher é aquele que cobre o rosto da noiva por inteiro e também remete a uma atmosfera vintage.  

Ele é conhecido como véu folha de rosto e seu comprimento costuma ir até a altura dos ombros, em consonância com a parte de trás do véu.

Mas ele também pode ser combinado com véus mais longos e pode render belas fotos em casamentos mais tradicionais.

Normalmente, o rosto da noiva fica coberto somente durante sua entrada no início da cerimônia. 

O pai ou a pessoa que a acompanha, levanta o blusher e revela seu rosto durante o caminho até o altar

Se você acha esta opção muito antiquada para o seu estilo, lembre-se de que ela é apenas um dos tipos de véu de noiva. Existem várias outras opções para você escolher. 

Véu de noiva na altura dos cotovelos

O véu na altura dos cotovelos também pode ser uma boa opção para quem vai se casar ao ar livre e durante o dia.

Ele é apenas um pouco mais longo do que o véu na altura dos ombros, mas faz toda a diferença, por exemplo, quando a noiva tem baixa estatura.

Isso acontece porque, quando vai até a altura dos cotovelos ou da cintura, o véu não cria tanto volume na parte superior do corpo. 

Ele combina com vários estilos de vestidos e de casamentos e pode unir características como o romantismo e o despojamento. 

Véu de noiva médio

O véu de noiva médio também é chamado de véu ponta de dedo, porque seu comprimento deve ir até o dedo da noiva estando ela com braço estendido paralelamente ao corpo.  

Na prática, ele vai até a altura dos quadris, com cerca de 90 centímetros de comprimento e também é bastante versátil. O único porém, é que ele não fica bem com vestidos curtos.

Mas, se seu vestido de noiva for longo, seja qual for o estilo dele, o véu médio pode ser uma opção. Ele é considerado atemporal e é muito escolhido pelas noivas que gostam do véu mais alongado, mas não querem ter sua mobilidade prejudicada. 

Véu de noiva ballet ou valsa

Este tipo de véu de noiva é aquele que é longo, mas não vai até o chão. Seu comprimento costuma ficar entre os joelhos e os tornozelos da noiva.

Também é uma boa opção caso você goste do véu longo mas não queira correr o risco de ter sua mobilidade prejudicada. Assim, você não precisa se preocupar com a possibilidade de alguém pisar ou tropeçar em seu véu. 

Quando o vestido de noiva não tem cauda, o véu ballet costuma acompanhar o comprimento da saia do vestido. 

O nome do véu remete às danças, ou seja, é um tipo de véu que não atrapalha a movimentação da noiva. Então, você poderá permanecer com ele durante a festa. 

Véu de noiva capela

O véu capela é um dos mais lembrados tipos de véu de noiva. Ele é o véu longo tradicional, que atinge o chão e é alguns centímetros maior do que a saia do vestido de noiva. 

Muito utilizado em casamentos clássicos celebrados na igreja, ele pode atingir até dois metros de comprimento.

Por ser bastante longe, esse tipo de véu costuma ser retirado assim que a cerimônia religiosa é encerrada.

Véu de noiva catedral 

O véu catedral é o mais longo entre todos os tipos de véu de noiva. Ele normalmente é usado com vestidos de noiva com cauda e se estendem pelo chão muito além dela. 

Em média, seu comprimento costuma chegar a até cinco metros, mas também pode ser bem maior, quando a cerimônia é realizada em grandes igrejas ou templos. 

Ele é muito adequado para casamentos formais realizados em igrejas com uma proposta totalmente clássica. É o tipo de véu utilizado pelas princesas da Inglaterra.

Assim como ocorre com o véu capela, o véu catedral costuma ser retirado assim que a cerimônia termina para que a noiva tenha maior mobilidade na festa. 

Mantilha 

A mantilha não é necessariamente um tipo de véu, embora cumpra a mesma função e possa ser confundida com ele.

A principal diferença entre os dois acessórios é o tecido: a mantilha é confeccionada em materiais mais pesados e pode contar com uma ampla diversidade de texturas, aplicações e bordados. 

Por esta razão, seu volume costuma ser menor e ela cai rente ao rosto da noiva, como uma moldura que lembra as vestes das santas católicas. 

As mantilhas normalmente são confeccionadas em tamanhos mais longos, correspondendo ao comprimento do véu médio e do véu ballet, raramente chegando ao chão. 

Nossos tipos de véu de noiva preferidos 

Nossos véus preferidos são os mais longos: o médio, o ballet, o capela e o catedral, além é claro, da mantilha.

Isso porque esses comprimentos são mais versáteis e não prejudicam a beleza das noivas baixinhas ou plus size, por exemplo, além de valorizarem mais a composição do look completo.

Os véus mais curtos, por outro lado, têm várias restrições, e é preciso ser cautelosa em sua escolha, ou seja, há muito mais chances de acertar no look quando você escolhe um tipo de véu mais alongado.

Além disso, eles são os preferidos das noivas brasileiras, conferindo a beleza e romantismo que o grande dia sugere.

Se você já escolheu o seu preferido entre os tipos de véu de noiva e agora está na dúvida se vai comprar, alugar ou mandar fazer sob medida, leia nosso artigo sobre o assunto, que vale tanto para os vestidos quanto para os véus. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados