Vestido de noiva: comprar, alugar ou mandar fazer? - Internovias
Agende um horário!

Vestido de noiva: comprar, alugar ou mandar fazer?

Vestido de noiva: comprar, alugar ou mandar fazer?

Você já sabe se vai comprar, alugar ou mandar fazer o seu vestido de noiva? Ainda não pensou nisso? Então é hora de escolher a melhor opção.

Você precisa considerar suas preferências, prioridades e seu orçamento antes de tomar esta decisão e este artigo vai te ajudar.

Nos próximos tópicos, vamos falar sobre as três opções: comprar, alugar ou mandar fazer, com o apontamento das vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Ficou curiosa? Então, continue a leitura. 

Comprar, alugar ou mandar fazer?

Vamos analisar nos próximos subtópicos as vantagens e desvantagens de cada uma das três opções: comprar, alugar ou mandar fazer.

A verdade é que não existe “a melhor opção” e sim a opção mais adequada de acordo com as preferências de cada noiva.

Somente você poderá fazer essa definição. Mas nós podemos ajudar apontando os principais prós e contras de cada possibilidade. 

Vantagens de comprar o vestido de noiva

O lado bom de comprar o vestido de noiva está principalmente em poder guardar o traje como uma importante lembrança do grande dia. 

Além disso, se a exclusividade é importante para você, ao comprar o vestido de noiva, você estará garantindo que ninguém além de você o usará

Por outro lado, se a sua preocupação não é a exclusividade e sim o compromisso de ter que devolver o vestido alugado após a cerimônia, você pode comprá-lo e revendê-lo depois. 

E se a ideia de preservar o seu vestido de noiva é a que faz os seus olhos brilharem, a compra vai permitir que você o vista e mate a saudade sempre que desejar

Se o seu vestido tiver um estilo atemporal, ele também poderá ser adaptado com o acréscimo de novos detalhes para que outras pessoas da sua família o utilizem futuramente, como sua filha (não seria emocionante?). 

Desvantagens de comprar o vestido de noiva

O preço da aquisição de um vestido é o que mais desanima as noivas que desistem desta opção.

A compra do vestido de noiva, obviamente, é bem mais cara do que o aluguel e este é um argumento forte para quem tem um orçamento limitado. 

Outra desvantagem é o grande volume que um vestido de noiva ocupa. Se você mora em um apartamento pequeno, por exemplo, esse espaço pode fazer falta para acomodar outra coisa. 

Por fim, algumas noivas podem considerar a compra do vestido um desperdício da beleza do mesmo, que poderia ser muito mais apreciada caso ele fosse utilizado em vários casamentos e não somente no seu. 

Vantagens de alugar o vestido de noiva

A primeira vantagem que vem à mente quando se pensa no aluguel do vestido de noiva é o orçamento bem mais em conta quando comparado ao preço de compra.

É claro que o vestido de noiva é um dos itens mais importantes em um casamento, mas lembre-se de que é uma roupa que provavelmente será usada somente uma vez.

Isso nos leva ao segundo argumento a favor do aluguel do vestido de noiva: você segue uma lógica mais sustentável e pratica o desapego.

Muitas noivas que escolhem esta opção pensam da seguinte maneira: “como eu só preciso do vestido por uma noite, não faz sentido comprá-lo para guardar por anos em um armário”.

Se isso faz sentido para você, mesmo que o seu orçamento não seja limitado, o aluguel é a melhor opção. 

Ao mesmo tempo, saiba que o preço nem é a principal vantagem do aluguel do vestido de noiva. 

A principal vantagem é você conseguir se visualizar no vestido, experimentar, ajustar e até fazer alterações na peça original para que ela fique com a sua cara, tornando-o uma peça única.

Por outro lado, quando se pensa em um orçamento limitado, que é a realidade da maioria das noivas, o aluguel permite o acesso a vestidos de grandes marcas. Isso significa ter acesso a tecidos exclusivos e novos desenhos a cada nova coleção.

Mesmo que você não tenha dinheiro para comprar um vestido daquele estilista que você adora, talvez você possa alugar um modelo dele. 

Desvantagens de alugar o vestido de noiva

Se você se apaixonou pelo vestido que pretende usar no grande dia, ter que devolvê-lo pode causar uma sensação de tristeza.

Por isso é importante pensar muito bem antes de decidir alugar o seu vestido de noiva, principalmente se você considera que o vestido pode ser uma linda lembrança desse dia tão especial. 

Se você se imagina tirando o seu vestido de noiva da embalagem de tempos em tempos para admirá-lo e lembrar como ele te fez sentir no dia do casamento, o aluguel não é uma boa opção. 

Outra desvantagem é a possibilidade de acontecer algum acidente que manche ou rasgue o vestido e você precisar arcar com os custos dos reparos ou com altas multas.

Se você não quer ter que se preocupar com isso, talvez seja melhor pensar na opção de compra.

Vantagens de mandar fazer o vestido de noiva

Quem pensa na possibilidade de mandar fazer um vestido de noiva é porque sempre sonhou com um modelo específico.

Então, a principal vantagem desta opção é a tentativa de reprodução do vestido que você sonhou nos mínimos detalhes. 

Nesse caso, você pode misturar elementos de diversas inspirações. Gostou da saia de um vestido e do decote de outro? Se você for mandar fazer, poderá ter as duas coisas. 

Esta opção já foi bem mais popular, mas a multiplicidade de ateliês que oferecem uma gama enorme de vestidos lindíssimos questiona sua escolha.

De todo modo, se você quer acompanhar a confecção do seu vestido, vendo sua formação a cada etapa, mandar fazer pode parecer uma boa ideia. 

Desvantagens de mandar fazer os vestidos de noiva

Como dissemos, existem muitas lojas e ateliês que oferecem uma quantidade enorme de vestidos de noiva prontos.

Então, a ideia de mandar fazer um vestido porque não encontra um modelo pronto do jeito que você sonhou perde força, porque as possibilidades prontas são muitas e, em apenas uma saída para experimentar vestidos, com certeza você vai se apaixonar por pelo menos um. 

E a falta de personalização também não é um bom argumento, já que os ateliês especializados em vestidos de noiva os confeccionam de modo que possam receber vários ajustes. 

As possibilidades de alugar ou comprar prontos também ganham pontos quando o foco são os custos. Mandar fazer o vestido de noiva pode ficar muito mais caro.

Além disso, é muito mais prático encontrar o seu vestido dos sonhos pronto e apenas fazer alguns ajustes do que ter que fazer várias provas do vestido e esperar um bom tempo até que ele fique pronto. 

Ou seja, para mandar fazer o vestido, você precisa contratar a pessoa que vai confeccioná-lo com muito mais antecedência.

Mas o alto preço e a falta de praticidade não são as piores desvantagens de mandar fazer o vestido. O maior problema é que na maioria das vezes ele não fica como você tinha imaginado.

Isso pode representar a maior entre as frustrações de uma noiva: depois de ficar meses esperando a confecção do vestido, perceber que ele não ficou como ela queria.

Essa situação é muito frequente porque quase nunca é possível identificar os tecidos e técnicas que foram utilizados nos vestidos cujas fotos são encontradas na internet e utilizadas como referências. 

A modelagem e os recursos da alta costura dificilmente estarão acessíveis para costureiras e estilistas locais e isso significa que o vestido não vai ficar igual ao da referência. 

Por esta razão é que, entre as três opções apresentadas aqui, esta é a que nós não recomendamos

Se a sua prioridade é ter um vestido exclusivo e somente seu, é possível comprar um modelo pronto que nunca foi utilizado por outra noiva.

Ou seja, não há argumento que justifique você correr o risco de pagar caro por um modelo que vai ficar diferente do que você planejou. 

Concluindo

Agora você já conhece e pode analisar as principais razões para escolher cada uma das opções que você tem na hora de definir o traje para o grande dia.

Comprar, alugar ou mandar fazer? Só você poderá fazer essa escolha. Mas, para começar o processo, você pode se inspirar com os modelos de alta costura da Internovias, disponíveis tanto para aluguel quanto para compra. Clique aqui e conheça a nossa coleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados