Mini-wedding: 4 dicas para organizar + vestidos - Internovias
Agende um horário!

Mini-wedding: 4 dicas para organizar + vestidos

Mini-wedding: 4 dicas para organizar + vestidos

O seu casamento vai ser um mini-wedding? Neste artigo, vamos desvendar esse estilo e te dar algumas dicas para a organização do grande dia. Não perca. 

O que é mini-wedding?

Você já sabe que a principal característica do mini-wedding é ter uma quantidade reduzida de convidados

Mas a dúvida da maioria das noivas é quantos convidados um casamento pode ter para ser considerado mini-wedding.

Na verdade, existe uma variação considerável nas respostas para essa questão, mas a maior parte dos profissionais da área de eventos concorda que uma cerimônia com até 100 convidados é considerada um mini-wedding.

Por outro lado, é preciso considerar não só o tamanho da sua lista de convidados, mas também a própria ambientação e o clima que você quer dar ao seu casamento para saber se ele é ou não um mini-wedding.

Não é à toa que o mini-wedding é considerado um estilo, assim como o casamento boho, o rústico ou o clássico.

Ou seja, no caso do mini-wedding, também contam o tom intimista, o clima aconchegante e a proximidade entre os noivos e os convidados. 

A quantidade reduzida de convidados serve exatamente a esse propósito: os noivos desejam aproveitar o momento especial na companhia de cada um deles. 

Se você realizar, por exemplo, uma cerimônia para menos de 100 convidados, mas em uma ambientação suntuosa, como um grande castelo, com um mobiliário cheio de brilho, tapetes vermelhos, flores raras e um cardápio cheio de opções requintadas, a sua escolha estará mais próxima do clássico do que do mini-wedding.

Então, para saber se o que você deseja é um mini-wedding, concentre-se nessas duas características: clima intimista e poucos convidados.

Há também o micro wedding, que é ainda menor em termos de quantidade de convidados, podendo ter até 40 pessoas. 

Esta opção é uma das mais escolhidas após a pandemia do novo coronavírus, mas a tendência já vinha se fortalecendo antes disso.

Tanto o micro quanto o mini-wedding se tornaram fortes devido à vontade dos noivos de se sentirem mais próximos de seus convidados, e isso tende a permanecer.

Nos próximos tópicos, vamos dar algumas dicas para você utilizar na organização do seu mini-wedding, levando em consideração as especificidades desse tipo de casamento. 

Como organizar o seu mini-wedding

Se, por um lado, com a escolha do mini-wedding, a preparação para o grande dia pode ser relativamente menos trabalhosa e ter custos menores, por outro, existem especificidades deste estilo de casamento que acabam tomando bastante o tempo da noiva durante a organização do evento.

Abaixo vamos dar algumas dicas focadas nos diferenciais do mini-wedding em relação a outros estilos de casamento.

Convide apenas quem você faz questão que esteja presente

A regra para conseguir fazer uma lista de convidados enxuta é selecionar somente as pessoas que realmente são importantes para o casal.

Ou seja, nada de obrigações, de protocolos e nada de deixar os pais ou outros familiares opinarem sobre a sua lista.

Lembre-se de que o que realmente dá o tom do mini-wedding é poder abraçar, se divertir e conversar com as pessoas que realmente importam para vocês. 

Então, pense em quem não pode faltar. Nas pessoas que, se não estivessem presentes nesse dia, fariam muita falta para você.

Você não tem a obrigação de convidar quem quer que seja. Aliás, essa regra vale para qualquer casamento, mas é especialmente importante para os mini-weddings. 

Certamente, alguns conhecidos e colegas de trabalho não entrarão na lista. Não se culpe por isso. A proposta do mini-wedding não é seguir protocolos.

Imagine-se caminhando até o altar e olhando para os seus convidados. Quais rostos você realmente gostaria de ver? Quem te faria se sentir linda e especial neste momento?

Depois de fazer esse exercício, fica bem mais fácil elaborar a lista. 

Seja criativa na escolha do local

Um dos bons aspectos de ter uma lista reduzida de convidados é que abrem-se as possibilidades de locais para a realização da cerimônia.

Muitas vezes, noivas que vão fazer recepções muito grandes, têm dificuldades para encontrar um local que comporte todos os seus convidados confortavelmente.

Quando a escolha é o mini-wedding, continua sendo possível fazer o casamento em salões de festas, hotéis ou outros lugares já pensados para esse tipo de evento.

Mas você também tem diversas outras possibilidades. Que tal fazer a festa no seu restaurante ou bar preferido? 

Se você for uma noiva amante da natureza, uma ótima opção pode ser utilizar uma chácara. E se sua lista for bem pequena, você pode até mesmo se casar em casa.

Se sua casa não comporta os seus convidados, ainda que o número de pessoas seja reduzido, o salão de festas do seu prédio ou o seu quintal são boas opções a serem consideradas. 

A regra é estabelecer o clima intimista e aconchegante para a celebração do mini-wedding e ele precisa ser complementado pela decoração, sobre a qual falaremos em seguida. 

Utilize objetos que você já possui para a decoração

A decoração, sem dúvida, é a grande responsável pela definição do clima intimista de um mini-wedding. Então, é preciso ser muito cautelosa em suas escolhas.

Uma grande vantagem da proposta de estabelecer uma ambientação aconchegante, é poder utilizar na decoração móveis e objetos já existentes em sua casa.

Ou, quem sabe, aquele centro de mesa da casa da sua avó? Ou as poltronas que sua mãe utiliza na varanda? Ou, ainda, as almofadas do sofá de uma amiga?

Certamente você vai se lembrar de alguns objetos com os quais já teve contato e que te fizeram sentir em casa, aconchegada, confortável. 

Eles realmente têm esse poder e são peças importantes para que o seu mini-wedding seja sempre lembrado pelos seus convidados.

Quando você utiliza objetos que já pertencem a você ou à sua família, é muito possível conseguir economizar um pouco com a decoração do casamento.

Isso porque, ela costuma ser um dos custos mais representativos dentro dos orçamentos para eventos dessa natureza. 

Se você deseja reduzir os custos, além dos objetos decorativos que você ou sua família já possuem, também é possível colocar a mão na massa e confeccionar alguns adornos.

A ideia de objetos decorativos feitos à mão pelos próprios noivos ajuda muito no estabelecimento do clima aconchegante. 

Escolha um vestido de noiva que represente a ideia de conforto 

O vestido de noiva que mais combina com o seu mini-wedding é aquele no qual você se sente linda. Você não pode abrir mão disso.

Tenha em mente sempre o seu vestido de noiva dos sonhos e busque adaptá-lo de uma forma que você se sinta confortável.

Já falamos algumas vezes sobre a necessidade de aliar a beleza ao conforto no traje para o grande dia. Isso vale para todos os estilos de casamento.

Uma noiva que tem dificuldades para se sentar, dançar ou, até mesmo, se deslocar pelos diferentes ambientes da sua própria festa, certamente não conseguirá aproveitá-la devidamente. 

E essa lógica é ainda mais evidente no mini-wedding. O evento tem que ser aconchegante e o seu vestido também.

Então, nossas sugestões são as seguintes:

  • Evite os tecidos pesados e as saias com muitas camadas;
  • Evite também as peças muito justas, que poderiam atrapalhar a sua movimentação; 
  • Dê preferência a trajes com mais movimento. Os vestidos de noiva evasê são ótimos nesse sentido;
  • Considere o local do evento e a previsão do tempo para não sentir frio nem calor com o traje escolhido

De modo geral, podemos dizer que os vestidos mais procurados para mini-wedding são aqueles que conseguem ser simples sem deixar a caracterização essencial de uma noiva.

Assim, as rendas, os motivos florais e o caimento leve imperam nesse estilo de casamento.

A seguir, você vai ver alguns vestidos da Internovias, com propostas variadas para mini-wedding.

Quer ver mais opções de trajes para o seu mini-wedding? Clique aqui e conheça nossa coleção completa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados