Agende um horário!

Paleta de cor para madrinhas: vale a pena definir?

Paleta de cor para madrinhas: vale a pena definir?

Definir ou não uma paleta de cor para madrinhas? Esse é um dos seus dilemas? É claro que essa definição tem prós e contras e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Se você se apaixonou pela ideia quando assistiu a um filme norte-americano em que há um casamento e as madrinhas se vestem todas da mesma forma, você não está sozinha.

A tradição da escolha da paleta de cor para madrinhas e até mesmo da escolha de uma cor única padronizada é realmente muito forte nos Estados Unidos. 

Lá as madrinhas inclusive costumam utilizar o mesmo modelo de vestido, aumentando ainda mais a padronização.

A tendência chegou ao Brasil há algum tempo, mas a combinação das cores dos vestidos tem sido muito mais utilizada do que a padronização do modelo. 

Esse meio termo é bastante positivo porque, ao mesmo tempo em que as madrinhas podem ser facilmente identificadas durante a cerimônia e a recepção, elas também ficam livres para escolherem os modelos que mais gostam ou que melhor se adaptam ao seu tipo físico. 

Neste artigo vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de definir uma paleta de cor para madrinhas e sobre as possibilidades de escolher uma única cor ou um conjunto de cores.

Além disso, no próximo tópico você vai entender de onde vem esta tradição, que se modificou muito ao longo do tempo.

Certamente, quando terminar esta leitura, você já vai ter em mente se vai ou não padronizar o look das suas madrinhas.

Como surgiu a tradição de padronizar os trajes das madrinhas?

Se você não gosta muito da ideia de padronização das madrinhas, saiba que esse costume já foi muito mais forte do que hoje.

Você acha que a tradição surgiu nos Estados Unidos? Está enganada. Ela existe desde a Idade Média.

Naquela época era comum que as madrinhas usassem trajes iguais aos da noiva! Pode soar estranho hoje, mas fazia muito sentido no período.

Isso acontecia por duas razões. A primeira delas era que os casamentos eram realizados como negócios e havia muito dinheiro envolvido. Por isso, muitas vezes as noivas eram sequestradas.

Quando as madrinhas usavam roupas iguais às da noiva, era possível confundir os sequestradores, mantendo a noiva segura.

A outra razão tem a ver com as crenças espirituais: acreditava-se que as vestes iguais poderiam afastar os maus espíritos, que também não conseguiriam identificar a noiva. 

Com o tempo, a tradição foi se modificando e apresentando versões diferentes em diversos lugares do mundo. 

Assim, a padronização do modelo e da cor dos vestidos das madrinhas ganhou força nos Estados Unidos e se perpetuou mundo afora com a ajuda do cinema e da imprensa

Hoje, podemos agradecer pela passagem dos séculos e pela mudança da tradição, pois agora a noiva pode ter um vestido único, que traduza a sua personalidade e o seu estilo. 

Ainda bem!

Vantagens de definir uma paleta de cor para madrinhas

A vantagem mais evidente relacionada à escolha de uma paleta de cor para madrinhas é a facilidade de identificá-las no dia da cerimônia

Isso facilita não só o trabalho dos fotógrafos e dos responsáveis pelo cerimonial, como também demonstra a todos os convidados quem são essas pessoas tão especiais para você

Além disso, a escolha da paleta de cor para madrinhas rende fotos maravilhosas, tanto quando elas usam variações de tons da mesma cor quanto quando existe uma gama de cores possíveis. 

Quando a noiva gosta de combinar tudo, é possível escolher uma paleta de cor para madrinhas que harmonize também com a decoração da cerimônia.

Não necessariamente a escolha deve englobar as mesmas cores para os trajes das madrinhas e para a decoração. Basta que as duas coisas criem uma harmonia entre si. 

Por fim, a escolha da paleta também pode evitar um grande pesadelo de algumas noivas: a ideia de que alguma madrinha se destaque mais do que a própria noiva. 

Quando as madrinhas seguem um padrão, isso não diminui a sua beleza, mas mantém o destaque da noiva

Desvantagens de definir uma paleta de cor para madrinhas

Quando você define uma paleta de cor para madrinhas, dependendo das cores que a compõem, pode ser que alguma madrinha tenha um tom de pele que não será favorecido

Pode ser também que, ainda que o seu tom de pele fique bem com um traje de determinada cor, ela não goste daquelas opções.

Mesmo que a madrinha acabe usando a paleta que você pediu, se ela não se sentir bonita e especial no grande dia, isso pode acabar prejudicando a amizade e quebrando o clima positivo dos preparativos

Além disso, mesmo quando as madrinhas gostam da paleta de cores que a noiva escolhe, elas podem se sentir limitadas quanto à escolha do look.

Para muitas mulheres, ser madrinha de casamento é uma grande oportunidade para escolher um vestido único que as faça se sentirem especiais. 

Há também os casos em que algumas madrinhas não se sentem à vontade usando uma cor semelhante a de outras mulheres, mesmo que os modelos dos vestidos sejam diferentes. 

Sendo assim, o melhor que você tem a fazer é conhecer bem os gostos e preferências das amigas que você escolheu como madrinhas e estabelecer um diálogo com elas.

Com certeza conversando vocês chegarão a um consenso. 

Escolher uma única cor ou definir uma paleta?

Quando você escolhe uma paleta de cor para madrinhas com várias possibilidades, você dá mais liberdade às suas amigas. Assim, você as deixa mais à vontade e há menos riscos de elas se sentirem presas às suas escolhas. 

Nesse caso, fica mais fácil que todas elas se identifiquem com alguma cor da paleta. Quando você define uma cor única, pode acontecer de alguma madrinha não gostar daquela cor. 

Há uma democratização semelhante quando você define a cor dos trajes, mas deixa as madrinhas livres para escolher entre os diferentes tons

Elas podem combinar inclusive de escolherem tons variados da mesma cor, sem repeti-los, criando um degradê com um efeito lindo. 

As fotos ficam igualmente harmoniosas quando você define uma cor única, diversos tons de uma mesma cor ou uma paleta de cor para madrinhas.

O que você deve levar em consideração é a proposta do seu casamento, o seu gosto e as preferências das próprias madrinhas

O principal aspecto negativo da escolha de uma paleta de cores mais variada é que pode ser mais difícil a identificação das madrinhas no dia da cerimônia. 

Já quando você escolhe uma cor única, além da possibilidade de alguma madrinha não gostar daquela cor, pode ser difícil que todas encontrem vestidos exatamente no mesmo tom

E, no fim das contas, pode ser que a cor do vestido nem fique tão padronizada quanto você gostaria. Por isso, é preciso ser bem específica.

Por outro lado, além da harmonia das fotos, a cor única facilita a identificação das madrinhas tanto pelas equipes contratadas para trabalharem no evento quanto pelos demais convidados. 

Enfim, o fundamental é a criação de um consenso e de um clima de união e alegria durante toda a preparação para o casamento. 

Quando determinada escolha é exigida, sem que haja um diálogo, pode ser que esse clima se rompa e isso não vai ajudar em nada. 

No fim, o mais importante é que o casamento aconteça do jeito que você sonhou e que as madrinhas se sintam lindas e especiais.

E se agora você está mais decidida quanto a escolher ou não uma paleta de cor para madrinhas, é hora de buscar inspirações e enviar às suas amigas. Clique aqui e veja os vestidos para madrinhas mais inspiradores da Internovias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados