Vestidos para madrinha de casamento: 20 modelos que são tendências - Internovias
Agende um horário!

Vestidos para madrinha de casamento: 20 modelos que são tendências

Vestidos para madrinha de casamento: 20 modelos que são tendências

São muitas as tarefas que uma noiva assume durante a preparação para o grande dia, o que é muito natural, dada a premissa de que preparar a festa também faz parte da festa. Mas, uma das grandes dúvidas das noivas diz respeito à definição dos vestidos para madrinha de casamento. 

Afinal de contas, a noiva deve ou não deve fazer essa escolha? Seria melhor deixar que as próprias madrinhas decidam o que querem vestir? 

E se uma delas escolher um vestido inadequado à paleta de cores ou ao estilo do casamento? E se a noiva resolver fazer as definições por conta própria e alguma madrinha não se sentir à vontade usando determinada cor ou modelo de vestido? 

Além disso, existem outras questões como, por exemplo, as tendências da moda em relação aos vestidos para madrinha de casamento, as cores e modelos que estão em alta, o estilo, o local e a paleta de cores da sua cerimônia. 

Tudo isso é relevante? Sim. Mas tudo é relativo também. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Nos próximos tópicos, vamos dar dicas de detalhes que você deve levar em conta quando precisar escolher vestidos para madrinha de casamento, seja você noiva ou madrinha. 

E é claro que também vamos abordar as tendências e trazer vários modelos para você se inspirar. Então, leia esse artigo até o fim e selecione as ideias que mais combinam com você. 

Quem deve escolher os vestidos para madrinha de casamento?

Essa pergunta com certeza está no top 10 das principais dúvidas das noivas. Afinal de contas, a noiva pode escolher os vestidos para madrinha de casamento?

Ter as madrinhas usando a mesma cor ou modelo pode ser lindo, mas muitas noivas consideram uma intromissão opinar sobre o que as amigas vão vestir.

O segredo para não transformar essa escolha em um problema é conversar com as madrinhas sobre o assunto

Se você tem vontade de combinar os vestidos das madrinhas com a paleta de cores do evento, por exemplo, peça a opinião delas.

Como essa é uma prática muito comum, quase sempre as madrinhas vão concordar e até ficar empolgadas com a combinação dos vestidos.

Mas é importante lembrar que se trata do traje que outra pessoa vai usar e ela precisa se sentir bem para ser uma madrinha deslumbrante no grande dia.

Então, antes de fazer qualquer imposição, descubra se alguma das suas madrinhas não gosta de determinado modelo ou cor, porque insistir para que ela use algo que não quer não é o melhor caminho.

A solução nesses casos sempre é o meio termo. Reúna as madrinhas e sugira: “gente, eu pensei em padronizar os vestidos de vocês em tal cor. O que vocês acham?”. 

Depois de ouvir a opinião delas, vocês podem conversar e chegar a um acordo que valorize a sua paleta de cores e não deixe ninguém pouco à vontade.

O mais usual no Brasil é que a combinação se restrinja à cor dos vestidos, sem a padronização de tecidos e modelos.

Assim, as madrinhas têm autonomia e podem escolher modelos com os quais se sintam bonitas, mas também contam com um padrão que as identificam no grande dia.

Por outro lado, se você não gosta da ideia de padronização e os vestidos para madrinha de casamento são um assunto sobre o qual você não deseja opinar, não há problema nenhum.

Cada casamento é um evento único e em cada um deles a vontade da noiva precisa ser o principal critério para todas as definições.

Se a sua vontade é que as madrinhas escolham os próprios trajes sem padronização, não fique se comparando a outras noivas que preferem a combinação de todos os detalhes. 

Então, respondendo à pergunta que dá título a este tópico: os trajes das madrinhas podem ser escolhidos conjuntamente, com sugestões da noiva e com as ideias das próprias madrinhas. 

Como escolher os vestidos para madrinha de casamento?

Há alguns fatores que precisam ser levados em conta para a escolha dos vestidos para madrinha de casamento.

O primeiro deles é que o casamento também é um dia especial para as madrinhas, que estão participando da celebração da felicidade de uma pessoa muito próxima.

Isso significa que elas também precisam se sentir bonitas e à vontade. Então, vale a mesma regra do vestido de noiva: independente das tendências, quem veste o traje precisa gostar do que vê no espelho. 

Além dessa primeira observação, existem outros detalhes a serem pensados, como a definição ou não de um padrão a ser seguido pelas madrinhas, o estilo do casamento, a previsão do tempo, o horário e o local da cerimônia.

Vamos falar sobre cada um desses aspectos nos subtópicos seguintes.

Padronização 

Em relação à padronização dos trajes das madrinhas, você tem praticamente quatro opções. Entenda cada uma delas e defina qual é a melhor para o seu casamento:

  • Não padronizar: você pode deixar as madrinhas livres para escolherem os próprios vestidos e não fazer nenhuma combinação;
  • Madrinhas com vestidos iguais: nesse caso, as madrinhas vestem vestidos com o mesmo modelo, tecido e cor. Pode ficar muito bonito, mas é muito difícil que o mesmo modelo fique bem em todos os tipos físicos e alguma madrinha pode não gostar da ideia;
  • Madrinhas com vestidos da mesma cor e tecido, mas com modelos diferentes: você pode reunir as madrinhas para fazerem os vestidos no mesmo ateliê. Assim você garante a padronização de tecido e cor, mas cada madrinha tem autonomia para escolher o modelo que lhe cai melhor;
  • Madrinhas com trajes padronizados somente na cor: essa opção também dá liberdade às madrinhas para escolherem os modelos de que mais gostam e a noiva mantém a combinação das cores.

Previsão do tempo

Conforto é uma palavra de ordem que precisa ser sempre lembrada porque por muito tempo ele foi considerado um inimigo da beleza e há resquícios dessa crença ainda hoje.

Então, vamos repetir: é perfeitamente possível ficar linda, deslumbrante e confortável ao mesmo tempo.

E não haverá conforto se as madrinhas sentirem muito frio ou calor durante a cerimônia. Então, leve em conta a época do ano em que o casamento será realizado e a previsão do tempo para aquela data específica.

Além do frio e do calor, fique atenta se houver previsão de chuva. Nesse caso, os modelos com tecidos mais pesados ou com cauda podem não ser as melhores opções.

Estilo do evento

Escolher vestidos para madrinha de casamento que estejam de acordo com o estilo do evento é uma questão de adequação do traje à ocasião.

Um casamento realizado ao ar livre no estilo boho, por exemplo, pede vestidos mais leves, com tecidos mais fluidos e sem muito brilho ou aplicações.

Se a cerimônia seguir o estilo clássico, porém, os tecidos podem ser mais encorpados, com mais aplicações e os modelos longos são mais indicados.

Cada estilo de cerimônia deve ter uma proposta de dress code, que não precisa ser seguida obrigatoriamente, mas funciona como uma orientação também para os convidados

Horário e local da cerimônia

Você iria a uma cerimônia em um castelo com o mesmo vestido que usaria em um evento na praia? Claro que não. Vale aqui a mesma lógica do subtópico anterior. É uma questão de adequação à ambientação do evento.

Eventos noturnos combinam com mais brilho e glamour. Eventos diurnos trazem consigo um tom de leveza. Por isso, é importante considerar todos esses detalhes antes da escolha dos vestidos para madrinha de casamento.

Tendências de vestidos para madrinha: cores

Ao escolher os vestidos para madrinha de casamento, você pode pensar nas cores que estão sendo mais usadas no momento e também nos tons clássicos que nunca saem de moda.

Veja alguns exemplos a seguir:

Tons de azul

O azul serenity, um tom acinzentado que está em alta há algum tempo, aos poucos cede lugar a outros tons, como o azul cerulean, um tom próximo à cor do céu.

Tons terrosos

O terracota (o rust da escala Pantone), que já era tendência em 2020, permanece muito forte e traz consigo outros tons terrosos, além dos tons de laranja, amarelo e dourado.

Tons de rosa

Essa cor quase sempre está em alta nos casamentos, com algumas variações nos tons. Uma das apostas atuais é o raspberry sorbet, que fica entre o pink e o magenta.

Vermelho e marsala

O vermelho está no hall dos clássicos que sempre caem bem, principalmente nos eventos noturnos.

Tendências de vestidos para madrinha: modelos

Além das cores, existem tendências relacionadas aos detalhes dos vestidos para madrinha de casamento que precisam ser levadas em conta. Vamos ver alguns deles.

Vestidos com tule

Vestidos com tule são ideais quando se quer dar a sensação de movimento. São muito adequados para casamentos no verão. 


Vestidos com brilho

O brilho nunca deixou realmente de ser uma tendência, apenas foi um pouco esquecido em determinados momentos.

Mas ele continua sendo o par perfeito para casamentos clássicos realizados à noite. E a novidade é que agora é tendência o brilho incorporado ao próprio tecido, independente das aplicações. 

Vestidos plissado

Os plissados também estão em alta desde o ano passado e realmente são um diferencial chamativo nos vestidos para madrinha de casamento. 


Vestidos com fendas

As fendas são muito sensuais e alongam a silhueta. Não devem sair de moda por um bom tempo. 

Vestidos curtos

A pandemia trouxe consigo a demanda por cerimônias mais informais e intimistas e, consequentemente, os vestidos curtos ganharam muito destaque. 

Se a sua meta atual é encontrar inspirações de vestidos para madrinha de casamento, além dos modelos que distribuímos ao longo deste artigo, veja também nossa galeria. Basta clicar aqui e encontrar o modelo e a cor ideais para as suas madrinhas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados