Agende um horário!

Sapato para noiva: 7 erros que você não deve cometer

Sapato para noiva: 7 erros que você não deve cometer

O sonho de toda noiva é que tudo dê certo no grande dia. Por isso, são muitos os detalhes a serem planejados e a escolha certa dos sapatos para noiva é um deles.

É claro que, quando o assunto é o look da noiva, o vestido é o grande destaque. Ele está no topo das escolhas que uma noiva precisa fazer.

Mas isso não tira a importância de outros itens como o buquê, o penteado, os acessórios, a maquiagem e, claro, os sapatos para noiva, que são o assunto deste artigo. 

Nos tópicos seguintes, você vai conferir os principais erros que você precisa evitar quando a missão é escolher os sapatos para noiva.

Principais erros na escolha do sapato para a noiva

Conforto, beleza, harmonia e segurança podem ser consideradas as principais qualidades que os sapatos para noiva devem abranger. 

Por isso, você deve evitar qualquer escolha que deixe de lado um desses quesitos, mesmo que seja para priorizar um outro.

Por exemplo, você não pode abrir mão do conforto só porque achou lindo aquele par de sapatos para noiva com saltos altíssimos. 

Se você não conseguir manter o equilíbrio nos saltos, acabará tendo que trocar de sapatos e não poderá desfrutar da beleza deles no grande dia.

Vamos ver a seguir a lista dos principais erros que você não pode cometer. 

Optar por sapatos desconfortáveis

Este erro está no topo da lista porque, infelizmente, muita gente ainda acredita que só existem sapatos para noiva desconfortáveis, ou seja, se não machucam os seus pés, não são sapatos de noiva. 

Como sempre afirmamos aqui no blog: você precisa estar 100% confortável para celebrar e aproveitar o grande dia.

E obviamente essa ideia de ter que conviver com o desconforto é absurda. Basta pesquisar um pouco para encontrar sapatos que unem beleza e conforto.

Existem fabricantes e lojas especializadas em unir essas duas características, inclusive no nicho específico dos casamentos. 

Então, pesquise bastante antes de se apaixonar por um modelo bonito e desconfortável. A consequência seria no mínimo uma grande dor nos pés nos dias posteriores ao casamento. 

Não considerar o local da cerimônia e da recepção

Você vai se casar na praia mas amou aquele salto agulha? É claro que essas duas escolhas não combinam.  

O salto agulha pode afundar em superfícies como a areia em um casamento na praia ou o gramado em um casamento no campo.

Caso você faça questão de utilizar esse tipo de salto, pense em providenciar uma plataforma ou passarela para que não haja riscos no seu caminho até o altar.

É sempre muito importante considerar o local da cerimônia na escolha não só dos sapatos, mas de todos os componentes do look da noiva.

É claro que a noiva não faz parte da decoração, mas é necessária uma harmonia entre o local e a proposta do evento e os trajes escolhidos. 

Usar o par de sapatos para noiva pela primeira vez somente no dia do casamento

Sim, você precisa usar os seus sapatos para noiva antes do grande dia. Mas é claro que você vai fazer isso tomando os devidos cuidados para não sujar ou danificar os sapatos. 

Como vimos no primeiro tópico desta lista, os sapatos de noiva precisam ser confortáveis e quanto mais utilizado mais confortável um par de sapatos se torna. 

Então, mesmo que seja dentro da sua própria casa, utilize sua sandália algumas vezes, para amaciá-la e torná-la mais confortável.

Tome cuidado principalmente se o sapato contar com aplicações de rendas ou pedrarias, que são materiais delicados e podem se soltar.

Mas não os trate como um item que só pode ser visto e utilizado no dia do casamento. Você precisa se acostumar a caminhar com eles.

Tirar os sapatos na festa e ficar com o vestido arrastando no chão

Este erro é típico de quem não prioriza o conforto na hora de escolher o sapato para a noiva. 

Você passa a cerimônia inteira tentando se equilibrar em um par de sapatos totalmente desconfortáveis. Os seus pés doem e você mal consegue prestar atenção no que está sendo dito. Então, chega o momento da festa e você faz questão de se livrar dos sapatos.

O problema é que, se esses sapatos tiverem saltos enormes, o seu vestido ficará arrastando no chão durante a recepção.

Além da sujeira que isso pode representar para o vestido, o risco maior é um possível acidente.  

Você mesma ou algum convidado pode pisar no vestido de noiva e isso pode culminar em uma queda. Há casos de noivas que, inclusive, quebraram o pé ao tropeçar no próprio vestido.

A solução para evitar tudo isso é escolher sapatos de noiva confortáveis para não precisar ficar descalça na hora da festa ou então trocar o seu vestido longo por um modelo midi ou curto após a cerimônia. 

Planejar uma troca de sapatos sem considerar o comprimento do vestido

Este erro tem tudo a ver com o anterior: não é recomendado que seu vestido fique arrastando no chão, seja porque você está descalça, seja porque trocou os sapatos de saltos altos por um modelo mais baixo. 

A troca de sapatos entre a celebração e a recepção tem sido uma prática muito utilizada entre as noivas e tem realmente seus benefícios.

A lógica é usar saltos altos quando você vai ficar parada em frente ao altar, sem precisar se locomover muito e trocá-los por um modelo mais confortável após a cerimônia. 

Mas isso precisa ser pensado conjuntamente com relação ao comprimento do seu vestido. Como vimos, um vestido arrastando no chão pode causar um acidente. 

Assim, ao trocar de sapatos, o ideal é que eles tenham o mesmo tamanho do salto utilizado para definir a bainha do vestido de noiva.

Ou então você pode optar pela troca de vestido junto com a troca dos sapatos após a cerimônia.

Muitas noivas gostam de substituir o vestido longo por um curto para facilitar sua locomoção durante a festa. Considere esta opção. 

Arriscar escolhendo algo que você não está acostumada a usar

Mais uma vez: nunca abra mão do conforto. A beleza pode andar de mãos dadas com ele. Não se esqueça disso.

Quando você vê um par de sapatos deslumbrantes em um modelo que você nunca usou na vida, pode parecer simples ter que usá-los por algumas horas. Mas, acredite, não é. 

Essas poucas horas que duram a celebração de um casamento serão horas muito relevantes da sua vida para que você fique desconfortável. 

Então, só escolha aquele salto agulha altíssimo se você está acostumada com esse modelo de sapatos. Do contrário, procure uma opção igualmente bonita, mas mais adequada ao seu estilo

Não harmonizar os sapatos para noiva com outros componentes do look

O quesito harmonia gera muitas dúvidas entre as noivas. Será que é possível se casar usando um par de tênis e um vestido de noiva ao estilo princesa?

Será que você pode usar um par de sapatos azuis com o seu vestido off white? Ou seria melhor manter tudo da mesma cor?

São muitas as perguntas em torno deste assunto, mas as regras são relativamente simples. Primeiramente, a regra é que você se case exatamente do jeito que você sonhou. 

Além disso, se você busca um look monocromático, não pense que um sapato off white será visto como sendo da mesma cor do seu vestido totalmente branco ou vice-versa. 

Ou você escolhe o off white ou você escolhe o branco. Essa diferença de tonalidade pode gerar um desconforto visual. 

Com relação à escolha de sapatos para noiva com uma cor mais viva para gerar um destaque em relação ao vestido, essa prática pode funcionar muito bem.

Você pode combinar a cor dos seus sapatos com alguma das flores do seu buquê, com um acessório ou até com a paleta de cores do seu casamento.

Isso será um diferencial bastante propício se você for uma noiva moderna e seu casamento tiver uma proposta menos clássica. 

Quanto ao tênis, eles podem sim ser utilizados. Mas você não vai escolher qualquer par de tênis. Já existem no mercado tênis confeccionados especialmente para noivas.

Obviamente esta opção é viável se você for uma noiva despojada. Se a proposta do seu casamento é toda clássica ou retrô, é melhor pensar duas vezes antes de escolher um tênis para subir ao altar. 

Se você sonha em se casar na Igreja de véu e grinalda, pode ser que um par de sapatos para noiva ao estilo scarpin seja mais adequado. 

Conheça a coleção de sapatos para noiva da Internovias clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados