Agende um horário!

Os 5 principais elementos de um casamento clássico

Os 5 principais elementos de um casamento clássico

Ao planejar tudo para o grande dia, uma das suas primeiras missões é a escolha do estilo da celebração e o casamento clássico continua sendo uma das opções mais procuradas pelas noivas.

Há várias razões para isso: para começar, o casamento clássico é o mais glamouroso dos estilos e pode se associar a elementos pontuais de diversos outros estilos.

É possível organizar, por exemplo, um casamento clássico com elementos modernos ou um casamento clássico e romântico.

Além disso, ele nunca sai de moda e tem tudo a ver com as mulheres que, desde a infância, sonham com um casamento de princesa.

Se você considera a possibilidade de ter um casamento clássico, fique de olho nos próximos tópicos deste artigo. Vamos destacar os principais elementos desse estilo de cerimônia. Confira!

Características do casamento clássico

Se você deseja ter um casamento clássico ou tem dúvidas sobre esse estilo, veja abaixo quais são suas principais características dele.

Cerimônia celebrada à noite

A maior parte dos casamentos clássicos é celebrada à noite ou ao fim da tarde, com a recepção ocorrendo à noite.

Isso acontece porque esse período do dia favorece o tom sofisticado e glamouroso do evento, sobretudo quando se pensa na decoração e na iluminação.

Casamentos diurnos tendem a priorizar a simplicidade, englobando a luz natural e a presença da natureza, como ocorre com os casamentos no campo, por exemplo.

Já o casamento clássico noturno permite a escolha de uma decoração mais elaborada, com objetos como espelhos e lustres, além do próprio mobiliário requintado.

Se você é uma noiva elegante e sofisticada e quer expor essas características no seu grande dia, o casamento clássico é o seu estilo. 

Além da decoração e da iluminação, a sofisticação de um casamento clássico noturno pode e deve ser refletida no próprio traje da noiva, além do penteado e da maquiagem.

É claro que os convidados também cooperam com o clima glamouroso do evento ao utilizarem trajes mais formais, o que é mais difícil de acontecer em casamentos diurnos.

Brilho

O casamento noturno tem tudo a ver com elementos que englobam o brilho, desde a própria decoração até os trajes e acessórios dos noivos e convidados.

A celebração noturna favorece a utilização de lustres, pendentes, castiçais, espelhos, molduras e cristais, entre tantas outras possibilidades.

O brilho também pode estar presente nas louças e talheres a serem utilizados, além das forminhas para doces e na mesa do bolo como um todo.

No que diz respeito ao look, tanto a noiva quanto as convidadas podem abusar das pedrarias e dos acessórios com muito brilho.

A propósito, o paetê e o efeito glitter são tendências no mundo da moda e podem cair muito bem, por exemplo, como elemento de destaque para as madrinhas.

As tiaras e coroas com diversos tipos de pedrarias, que poderiam ser consideradas um exagero em um casamento diurno, são muito bem-vindas no casamento clássico.

Enfim, há um mundo de possibilidades envolvendo a utilização do brilho. Ele pode ser usado em pequenos elementos ou de uma forma mais ampla.

O importante é que o brilho esteja presente de alguma forma, já que é um dos elementos essenciais do casamento clássico.

Paleta de cores neutra

Você pode pensar, a princípio, que a paleta de cores neutras tem mais a ver com os casamentos diurnos do que com os noturnos. 

Mas a verdade é que ela pode ser usada em ambos os casos. O que ocorre é que as cores mais vivas como o amarelo e o alaranjado costumam ser mais utilizadas em cerimônias diurnas e ao ar livre.

No casamento noturno, como já existem diversos elementos como brilho, uma decoração mais elaborada e a participação mais intensa da iluminação, as cores neutras são as mais utilizadas.

Nesse caso, o branco, o bege, o off white e o marrom, além dos tons pastéis e os acinzentados, são os mais utilizados.

É claro que em alguns detalhes da decoração é possível utilizar alguma cor mais viva, mas a predominância é dos tons neutros para que outros elementos possam se destacar.

É muito comum, por exemplo, a utilização de toalhas e cortinas brancas ou beges, com castiçais e vasos dourados e alguma das flores em um tom mais vivo, como o vermelho.

Muitas flores

É muito raro encontrar uma decoração de casamento que não conte com a presença de flores, ainda mais se for um casamento clássico.

O estilo clássico representa tudo aquilo que se perpetua e continua em alta no mundo da moda e dos eventos ao longo de muitos anos.

É claro que as flores estão diretamente associadas à ideia de um casamento clássico. E você pode utilizar diversas espécies, cores e quantidades, de acordo com a proposta de decoração.

Houve, inclusive, um tempo em que as flores eram consideradas a própria decoração do casamento. Ou seja, se não havia flores, não havia decoração.

Hoje elas continuam sendo o item de maior destaque na decoração, mas são associadas a diversos outros elementos, com muitas possibilidades de composição, que podem tornar cada casamento único.

No casamento clássico, a decoração normalmente conta com muitos arranjos sofisticados, presentes nas mesas dos convidados e na mesa do bolo, além de outros pontos centrais do evento.

Elas são utilizadas também como cenários concebidos especialmente para que os convidados façam fotos. Como um espaço para o registro da presença no evento.

Vestido com corte ao estilo princesa

O vestido de noiva ao estilo princesa tem tudo a ver com um casamento clássico, por conta de sua sofisticação e glamour.

Ele pode ser associado às pedrarias, aplicações em renda e acessórios como colares e tiaras, com bastante brilho.

Esse corte é o preferido das noivas que sonharam desde a infância com um casamento de conto de fadas.

Uma cintura bem marcada e uma saia volumosa são elementos primordiais para muitas noivas adeptas do casamento clássico.

Muitas noivas, porém, temem fazer essa escolha e ter seu conforto comprometido durante o grande dia, por conta das muitas camadas de tecido.

Mas este não é mais um problema, pois já existem vestidos de noiva ao estilo princesa confeccionados em tecidos leves, que não tornam o traje pesado.

É o caso de muitos modelos da Internovias. Acesse nossa galeria para descobrir quais opções mais combinam com o seu casamento clássico. Até o próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados