Agende um horário!

6 tradições de casamento que você pode quebrar sem medo

6 tradições de casamento que você pode quebrar sem medo

Quais tradições de casamento estarão presentes no seu grande dia? Você é adepta do vestido de noiva branquíssimo ou gosta da ideia da chuva de arroz? Que tal saber um pouco mais sobre esses hábitos tão presentes no ritual do casamento?

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre as principais tradições de casamento para que você consiga definir se elas são ou não importantes para a sua cerimônia.

Confira os próximos tópicos.

Sobre as tradições de casamento

As tradições de casamento são aqueles hábitos antigos que acabaram se perpetuando ao longo do tempo, sendo considerados por muita gente como obrigações a serem cumpridas.

Essas tradições costumam ser tão fortes que acabam se incorporando ao ritual do grande dia sem que os noivos pensem a respeito.

Mas será que elas são realmente tão necessárias? Com a tendência da personalização dos casamentos, é possível quebrá-las ou adaptá-las sem nenhum problema.

É claro que, se as tradições fizerem sentido para você, você pode e deve segui-las, mas se elas não têm nada a ver com as suas crenças e com a sua personalidade, considere a possibilidade de criar as suas próprias tradições.

Você pode iniciar uma tradição de família ou, até mesmo, lançar uma nova tendência com base em sua criatividade.

O importante é que seu casamento tenha a sua cara, reflita a sua personalidade e esteja de acordo com o que você acredita. 

Vamos ver nos próximos tópicos algumas das tradições mais comuns em casamentos que você pode ou não dispensar ou ressignificar.

Os noivos não se verem antes do casamento

É uma superstição seguida por muitos noivos a ideia de que, no grande dia, eles só podem se ver no momento da cerimônia.

Mas esse hábito vem dos tempos dos casamentos arranjados, quando acreditava-se que o casal poderia mudar de ideia quanto à decisão de se casar, caso o noivo visse a noiva antes da celebração.

Na atualidade, muitos casais já deixaram essa tradição de lado, sobretudo com a tendência do ensaio first look.

Mas ainda há quem prefira deixar esse encontro para o altar, conferindo mais emoção ao momento.

De todo modo, o momento em que os noivos se veem estando prontos para dizer sim é muito emocionante e precisa ser registrado.

Jogar arroz nos noivos ao fim da cerimônia

Esta é uma tradição presente em algumas culturas ocidentais e também em lugares como a Índia e a Malásia.

Nesse caso, o arroz simboliza a fertilidade e a prosperidade e significa que estes são os votos dos convidados ou dos padrinhos para o casal. 

Mas há quem considere essa tradição um desperdício de alimento e os casais que querem fugir das superstições preferem abrir mão dela.

Na atualidade, a chuva de arroz ganhou novas versões, como a chuva de pétalas ou a de sementes.

As pétalas simbolizam o amor e as sementes, a fertilidade. E ambas podem tornar uma ótima forma de recepcionar os noivos na saída da Igreja.

Vestido de noiva branco

Esta é uma das mais fortes tradições de casamento e nem é um hábito tão antigo assim, se o compararmos com outras tradições.

A origem do vestido de noiva branco é o casamento da Rainha Victória da Inglaterra, que aconteceu em 1840.

Como sabemos, os casamentos da realeza sempre lançaram e perpetuaram muitas tendências. O traje da Rainha Victoria era totalmente branco e com renda e, na época, foi considerado muito simples para uma rainha.

Isso porque o luxo era muito valorizado pela realeza e os casamentos da alta sociedade eram muito suntuosos.

Assim, os vestidos de noiva eram extremamente pesados e cheios de adornos, além de serem comumente confeccionados em cores escuras, como o preto e o vermelho.

Mas a jovem rainha optou por um modelo totalmente diferente do esperado e há muitas versões da história utilizadas para justificar sua escolha.

Uma delas diz que Victória tinha a intenção de demonstrar bom senso e prometer ao povo que administraria o país com prudência.

Outra versão, mais romântica, diz que ela escolheu o vestido branco porque se casou por amor, o que ainda era raro na época, e queria se desvincular da ideia de que união tinha o objetivo de juntar as riquezas das duas famílias, como ocorria na maioria dos casamentos.

Há também uma justificativa bastante convincente que diz que a rainha queria apoiar o comércio local e o trabalho das artesãs das pequenas vilas britânicas.

Com o tempo, o vestido de noiva branco acabou sendo associado à delicadeza, à inocência e à pureza.

É importante lembrar que, como a Inglaterra é uma civilização ocidental, a tradição lançada pela Rainha Victória ganhou mais força no ocidente.

Em países como a China e a Índia os vestidos de noiva continuam sendo coloridos. O vermelho, por exemplo, é considerado um símbolo de sorte e sucesso.

Já na Nigéria, os vestidos de noiva são multicoloridos e acompanhados por acessórios muito elaborados.

E na Hungria é possível encontrar lindíssimos modelos de vestidos de noiva brancos com bordados coloridos em toda a sua extensão.

Sendo assim, se a ideia do vestido totalmente branco não te agrada, não tenha medo de inovar.

O off white e o nude são excelentes opções que favorecem inclusive os registros do grande dia.

Distribuir bem-casados ao fim do casamento

Temos aqui mais uma das grandes tradições de casamento. O bem-casado se popularizou em Portugal e era chamado de casadinho português.

Ele se perpetuou principalmente pelos países colonizados pelos portugueses e ganhou novas receitas, por exemplo, na Angola e no Brasil. 

Em algum momento, a forma como o doce é montado foi associada à união que ocorre nos casamentos: depois que as duas partes do pão de ló são unidas por um recheio, é muito difícil separá-las novamente.

E é exatamente isso que os noivos esperam que aconteça ao se casarem. Querem uma união permanente e feliz. Daí a distribuição dos bem-casados simbolizando esta união.

Mas você pode optar, por exemplo, por um brownie recheado, montado da mesma forma que o bem-casado. 

Essa é uma ótima opção para noivos que amam chocolate. Você mantém a tradição e adiciona um toque pessoal a ela.

Jogar o buquê

Não há uma definição precisa da origem da tradição do buquê de noiva. Mas é provável que ela tenha surgido entre os antigos gregos e romanos.

As noivas dessas civilizações levavam consigo ervas e especiarias perfumadas até o altar porque acreditavam que isso afastaria a má sorte

Já as flores simbolizavam um recomeço, sendo associadas à esperança de felicidade, fertilidade e fidelidade.

Mas e o hábito de jogar o buquê que é uma das tradições de casamento mais recorrentes nas cerimônias há tanto tempo?

Esse hábito surgiu no século XIV, na França, e a ideia era levar sorte para as amigas solteiras que também desejavam se casar. Na era vitoriana essa tradição ganhou ainda mais força.

Na atualidade, há quem considere esta tradição machista e há noivas que optam por não jogar o buquê ou trocá-lo por algum outro presente a ser dado a uma das melhores amigas.

Fazer um chá de panela

O chá de panela também é uma das tradições de casamento cuja origem não é certa. Acredita-se que o hábito surgiu na Holanda ou nos Estados Unidos.

Em ambos os casos, a história é de que um dos noivos não tinha condições financeiras de arcar com a compra dos objetos para a nova casa e, por isso, recebeu a ajuda dos amigos.

Como uma das versões diz respeito a uma noiva que não tinha dote, a tradição acabou sendo associada à reunião de mulheres.

No chá de panela tradicional, as amigas e familiares mais próximas presenteiam a noiva com utensílios para a casa e realizam uma confraternização com algumas brincadeiras

Mas como os cuidados com a casa não são responsabilidade somente da noiva, o chá de panela ganhou novas versões com a participação do noivo.

Além disso, há também outras possibilidades, como o chá de lingerie e o chá bar.

Se o chá de panela é uma das tradições de casamento que você pretende quebrar, leia nosso artigo sobre chá bar e considere esta possibilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados