Agende um horário!

Buquê de noiva: como escolher + significado das flores 

Buquê de noiva: como escolher + significado das flores 

São várias as simbologias que envolvem o buquê de noiva e, aliadas à beleza e à tradição, elas levam à manutenção da presença dele nos diversos estilos de casamentos.

Mas isso não significa que não existam variações. Muito pelo contrário, existem buquês de noiva de diversos tamanhos e formatos.

Isso sem falar na escolha das flores, cujas opções são muitas. Entre uma flor e outra, você pode alterar totalmente a proposta de um buquê. 

Enfim, o buquê é um detalhe importante da composição do look da noiva e precisa ser pensado com cautela.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura deste artigo e saiba quais são os principais tipos de buquês, como escolher o seu e quais são as flores mais usadas. 

Quais são os tipos de buquê de noiva?

Veja abaixo quais são os diferentes tipos de buquê de noiva. 

  • Buquê desconstruído: é assimétrico e não se enquadra nos formatos tradicionais. Está em alta por conta da tendência de personalização;
  • Buquê cascata: tem o formato de um cacho de uvas e costuma ser bastante volumoso;
  • Buquê braçada: é carregado tendo como apoio o braço da noiva, daí o seu nome;
  • Buquê redondo: também é chamado de buquê bolinha e nunca sai de moda. Se adequa a diversos tipos de cerimônia, sendo geralmente compostos por um único tipo de flor;
  • Buquê taça: é semelhante ao buquê redondo, mas tem a boca mais aberta;
  • Flor única: muito utilizada em casamentos minimalistas, com a escolha de uma flor de porte maior que é levada pela noiva em sua caminhada até o altar;
  • Buquê guirlanda: tem o formato de arco e pode contar com flores somente nas extremidades ou ao redor de toda a curva. 

Como escolher o seu buquê de noiva?

Veja abaixo os pontos que você precisa considerar quando for escolher o seu buquê.

De qual tipo de buquê você mais gosta? 

A personalização de diversos detalhes do casamento está em alta e, fazendo parte do look da noiva, o buquê também pode e deve ser personalizado

Isso nos leva à primeira dica para a escolha do seu buquê de noiva: considere as suas preferências, o seu estilo e o seu tipo físico.

Pesquise na internet e veja quais buquês mais atraem a sua atenção, quais você realmente acha bonitos.

O buquê de noiva precisa combinar com você. Então, se você ama a natureza e tem uma flor preferida, é claro que ela deve compor o seu buquê.

Pense também no seu tipo físico. Buquês muito grandes podem “esconder” as noivas de baixa estatura, por exemplo. 

Cuidado com as referências

Buscar referências é sempre uma boa dica. Não estamos falando que você deve evitá-las. Mas é preciso alguma cautela, já que a internet pode apresentar referências do mundo inteiro

Um tipo de flor utilizado em um casamento na Europa pode ser muito difícil de ser encontrado e conservado em um país de clima tropical como o Brasil.

Além disso, não há motivos para buscar flores raras típicas de outras regiões do mundo, sendo que o Brasil possui uma flora riquíssima com uma imensidão de opções.

Mesmo que você opte por uma flor rara de clima frio e consiga encontrá-la, pode ser que ela não resista por muitas horas e a beleza do seu buquê de noiva seja prejudicada. 

Então certifique-se de que o tipo de flor que você está considerando pode ser encontrado na região onde você mora e que estará disponível na época do seu casamento. 

Lembre-se do clima

Vimos acima que é importante escolher flores que sejam cultivadas na região onde o casamento será realizado.

Isso é importante também devido à praticidade, mas principalmente em razão do clima. As flores precisam estar saudáveis no momento da cerimônia. 

Flores muito sensíveis ao calor podem já estar murchas no horário da cerimônia, se ela for realizada ao ar livre, por exemplo. 

Não escolha flores típicas do inverno para um casamento no verão. Isso pode atrapalhar a composição do seu look.

Pense no estilo do seu casamento

Como vimos, existem diversos tipos de buquês e, se você acha vários deles lindos, uma solução é considerar a proposta da sua cerimônia.

As rosas vermelhas e os buquês redondos, por exemplo, são muito comuns em cerimônias clássicas.

Já os buquês desconstruídos e com a utilização de vários tipos de flores em cores mais fortes, são típicos dos casamentos boho

Se o estilo do seu casamento é mais romântico, as flores em tonalidades claras podem ser o detalhe que faltava.

É importante, porém, lembrar que o buquê da noiva não faz parte da decoração. Então, não necessariamente ele deverá conter as mesmas flores que estarão presentes na Igreja ou no local da recepção. 

Algumas flores devem ser evitadas

As suas preferências são o princípio norteador da escolha do buquê de noiva, mas existem algumas flores que podem causar problemas.

Evite as flores com perfumes muito fortes, como os lírios, que podem causar desconforto e até alguma reação alérgica bem no meio do seu casamento.

Como já dissemos, as flores pouco resistentes também não são uma boa opção, porque o buquê precisa ser feito pelo menos algumas horas antes do casamento e essas flores podem não resistir. 

Quais são os significados das flores mais utilizadas no buquê de noiva?

Vamos ver agora quais são as flores mais procuradas para comporem o buquê de noiva e o que elas significam. 

  • Rosa: é considerada a rainha das flores e simboliza o amor, podendo variar em significados de acordo com as cores: a rosa branca simboliza paz e proteção, a rosa amarela simboliza prosperidade e alegria, a rosa rosada simboliza simpatia e delicadeza, e a rosa vermelha simboliza paixão;
  • Camélia: é tida como uma flor mágica e simboliza a garantia de uma família feliz, sendo muito utilizada pelas noivas que querem ter filhos;
  • Acácia: simboliza a constância e a perenidade, sendo muito associada à elegância; 
  • Girassol: simboliza a força, a vida e, principalmente, a felicidade. A coloração amarela e os tons de laranja estão relacionados à lealdade, vitalidade e energia positiva;
  • Orquídea: está ligada simbolicamente à beleza feminina, ao amor e ao desejo, além do luxo e da força;
  • Copo de leite: simboliza a inocência, a tranquilidade e a calma e sua imponência está relacionada à felicidade;
  • Tulipa: é símbolo da elegância e da sensibilidade, estando também ligada ao perdão e ao desejo de um amor eterno;
  • Gérbera: está muito ligada à pureza, à beleza, à energia positiva da natureza e, dependendo da cor, também à felicidade;
  • Hortênsia: simboliza a amizade e a lealdade, além da realização de projetos, da coragem e da determinação;
  • Cravo: da mesma forma que a rosa, tem simbologias diversas de acordo com a cor. O cravo branco representa a inocência e o amor puro. Já o cravo vermelho simboliza a admiração. 

O melhor disso tudo é que você pode juntar as suas flores e cores preferidas e compor um buquê de noiva personalizado e harmonioso. Para conhecer alguns buquês diferentes e inovadores clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados