15 brincadeiras para chá de panela que você precisa conhecer
Agende um horário!

15 brincadeiras para chá de panela que você precisa conhecer

15 brincadeiras para chá de panela que você precisa conhecer

Ser noiva é ver os detalhes de tudo relacionado ao casamento se multiplicarem e mesmo assim conseguir resolver todos. Por exemplo, você já pensou nas brincadeiras para chá de panela?

Se ter tantas coisas para resolver te deixa ansiosa, a leitura dos artigos do nosso blog vai te ajudar muito com os planejamentos de todos os eventos agregados ao casamento.

Sim, chamamos de eventos agregados todos os acontecimentos importantes ligados ao casamento, como o ensaio pré-wedding, o casamento civil e todas as grandes escolhas, como a do vestido de noiva.

Noiva que é noiva sabe bem que o casamento não se resume ao dia da cerimônia.

E o foco do artigo de hoje é o chá de panela. Para ele ficar animado e ser inesquecível, as tradicionais brincadeiras são fundamentais.

Mas a escolha das brincadeiras para chá de panela não é tão trivial quanto pode parecer.

Se os detalhes não forem pensados com cuidado, a intenção de reunir as pessoas mais próximas para um momento de alegria e celebração pode resultar em saias justas nada desejáveis.

Isso porque as brincadeiras para chá de panela precisam estar de acordo com o estilo da noiva ou dos noivos, se a proposta for ter a participação dos dois.

Além disso, há que se pensar se as brincadeiras se adequam ao local do evento e se não vão constranger os participantes.

Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a pensar na definição da proposta do seu chá e, em seguida, faremos uma lista de brincadeiras para chá de panela, com ideias bem variadas para que você possa escolher as mais condizentes com o que você deseja para este evento.

Definindo a proposta do seu chá de panela

O chá de panela ou de cozinha tradicionalmente é uma reunião informal entre a noiva e as mulheres mais próximas, tanto as familiares quanto as amigas. 

Trata-se de uma ocasião de descontração, para colocar o papo em dia e proporcionar à noiva um momento de relaxamento em meio à ansiedade dos preparativos para o grande dia.

Nesta ocasião também, as convidadas costumam presentear a noiva com itens básicos para equipar sua cozinha.

Mas, com o passar do tempo, essa ideia da reunião entre amigas foi ganhando novas versões. Mesmo que algumas noivas ainda prefiram manter esse momento só para mulheres, há aquelas que preferem incluir o noivo e os amigos dele no evento.

Esse novo formato ganhou o nome de chá bar, para torná-lo algo com uma participação mais variada de amigos com todos os estilos.

Além disso, a ideia de que o chá de panela é para mulheres porque são elas que cuidam da cozinha já está bastante ultrapassada.

Os tempos de seguir padrões acabaram. O seu evento pode ser feito da forma como você se sente mais feliz.

Se você é uma noiva que não vê motivos para ter um evento ligado ao casamento que não inclua o noivo, pode fazer um evento super divertido junto com ele e todos os amigos. 

E você pode chamar esse evento de chá bar, ou de panela, ou de cozinha. Enfim, o que você achar mais adequado.

Mas se você não abre mão daquele encontro só de meninas, vá em frente, porque também vai ser um sucesso.

Contudo, em ambas as situações, você precisa pensar se as brincadeiras escolhidas vão ser realmente divertidas para os convidados, independente de incluir os homens ou não.

Pense na sua lista de convidados, qual é o estilo deles? Quais brincadeiras seriam mais interessantes levando em consideração esse perfil?

Você tem uma tia que você faz questão de convidar, mas ela não se sentiria bem se tivesse que dançar, por exemplo? Então, cuidado com a escolha das prendas que envolvam a dança. 

Mas lembre que, assim como no casamento, em todos os outros eventos agregados a ele, os noivos é que devem ser o centro das atenções.

Ou seja, você não precisa abrir mão de uma brincadeira que você acha super divertida e que vai agradar aos seus amigos só por causa daquela tia mais tímida.

Dá-se um jeito de poupar a tia na hora da brincadeira. Ou pode ser que ela te surpreenda e resolva pagar as prendas mais engraçadas só para te deixar feliz.

Resumindo: a proposta do seu chá de panela depende principalmente do que você considera mais agradável para o dia. Mas não deixe de pensar no perfil dos seus convidados, para que todo mundo saia feliz do evento.

Melhores brincadeiras para chá de panela

A seguir, traremos uma lista com 15 brincadeiras para chá de panela para que você possa fazer as melhores escolhas e ter um evento perfeito.

Adivinha o que é

Esta é uma das mais conhecidas brincadeiras para chá de panela. Nela, os presentes são entregues à noiva ou aos noivos e eles tentam adivinhar o que tem no pacote.

Se os noivos acertarem qual é o presente, a pessoa que presenteou paga uma prenda. Caso os noivos errem, é um deles quem pagará a prenda.

Para dificultar os acertos, é possível utilizar vendas, fazer pacotes muito maiores que o presente e com formatos diferentes ou pedir que os noivos utilizem os pés ao invés das mãos para tatear os presentes.

Entrevista sobre o noivo

Em chás com a participação somente de mulheres, é possível fazer uma lista de perguntas sobre o noivo e confirmar as respostas com ele antes da data do evento.

Já em chás com a participação do noivo, é possível fazer uma competição entre os dois, perguntando à noiva coisas sobre o noivo e vice-versa, com a confirmação das respostas certas na hora.

Podem ser feitas perguntas como a cor ou o prato favorito, o dia do aniversário da sogra, o nome do melhor amigo de infância, entre tantas outras.

No caso da competição, quem obtiver mais acertos pode ganhar um presente ou quem errar mais pode pagar uma prenda.

No caso do chá de panela somente com a noiva, ela pode pagar uma prenda para cada resposta errada sobre o noivo.

Feitiço virando contra o feiticeiro

Não é novidade que muita gente vai ao chá de panela planejando ver a noiva pagar várias prendas engraçadas.

A proposta desta brincadeira é fazer esse desejo se voltar contra os convidados.

A ideia é pedir, às vésperas ou no próprio dia do chá, sugestões de prendas para a noiva pagar a todos os convidados e durante o evento revelar as sugestões fazendo com que o próprio convidado que sugeriu as coisas mais engraçadas pague a prenda.

De quem é a frase

Os padrinhos ou familiares que estiverem ajudando a organizar o evento podem fazer uma entrevista prévia com cada um dos noivos, perguntando suas opiniões sobre diversos assuntos.

A entrevista deve ser bem descontraída e quem for conduzi-la deve fazer com que os noivos se soltem e digam coisas engraçadas.

Durante o chá de panela, devem ser distribuídas duas plaquinhas (que indiquem ele e ela por nomes ou cores, por exemplo) para cada convidado.

Em seguida, algumas das frases que foram ditas pelos noivos devem ser lidas e os convidados devem tentar acertar qual dos dois disse cada frase, levantando a plaquinha correspondente.

Quem cometer mais erros paga uma prenda ao final.

Eu nunca

Entre as brincadeiras para chá de panela, esta é bastante conhecida e conta com algumas versões.

Uma das madrinhas ou pessoa que estiver ajudando na organização do chá deve distribuir uma quantidade de doces ou fitas de cetim coloridas aos demais convidados.

Em seguida, ela deve descrever uma situação pela qual nunca passou ou alguma coisa que nunca fez. Por exemplo, “eu nunca viajei para a cidade X”.

Então, todas as pessoas que tiverem viajado para aquela cidade devem comer um doce ou colocar a fita em uma caixa.

Várias afirmações devem ser feitas e, ao final, a pessoa que tiver mais doces ou fitas ganha um presente e a que tiver menos paga uma prenda.

Esta brincadeira também é feita com bebidas alcóolicas. Nesse caso, paga a prenda quem tiver bebido mais.

Mas se você tiver muitos convidados que por questões religiosas ou ideológicas não consomem bebidas alcoólicas, é melhor usar os doces ou fitas coloridas.

Reconhecendo a história

Cada convidado deve escrever uma frase ou texto curto sobre uma situação que já viveu com a noiva ou com o noivo (ou com os dois).

Pode ser alguma coisa engraçada que presenciaram ou alguma situação específica pela qual que uma das pessoas envolvidas já passou. Os papéis não devem ser assinados.

Em seguida, cada convidado deve sortear um dos papéis e ler em voz alta. A noiva ou o noivo deve acertar quem é o autor da frase e contar a história toda.

Se um dos noivos conseguir acertar, o convidado que escreveu a frase paga uma prenda. Caso contrário, são os noivos que pagam a prenda.

Reconhecendo a foto

Cada convidado leva uma foto antiga, de preferência da infância. As fotos são misturadas e a noiva (ou os noivos) deve acertar quem é a pessoa em cada uma das fotos.

Para cada erro, a noiva paga uma prenda e para cada acerto, o convidado paga uma prenda.

Imagem e ação temático

Trata-se de uma versão do famoso jogo, só que voltada para casamentos. 

Os organizadores escrevem os nomes de vários filmes sobre casamento ou relacionamento em papéis e dividem os convidados em duas equipes.

Em seguida, cada participante faz mímicas ou desenhos para que os outros componentes da equipe tentem adivinhar o nome do filme. O tempo máximo é de um minuto.

Os componentes da equipe perdedora, ao final, devem pagar uma prenda.

Chame a noiva de noiva

Ao chegar ao evento, cada convidado deve ser informado de que deve chamar a noiva de noiva e não pelo seu nome.

Toda vez que algum convidado for visto chamando-a por outra palavra, terá que pagar uma prenda.

Quem sou eu

Um dos organizadores do chá deve colar o nome de uma celebridade nas costas de cada convidado. 

O objetivo da brincadeira é que cada pessoa descubra qual é o nome em suas costas fazendo perguntas cujas respostas só podem ser “sim” ou “não”.

Declaração de amor

Essa é uma das mais engraçadas brincadeiras para chá de panela. Quem estiver organizando o evento deve montar uma caixa com diversos objetos incluindo brinquedos.

Os noivos devem se declarar um para o outro utilizando os nomes dos objetos da caixa que forem apontados pela organizadora do chá.

Bingo

Nesta brincadeira, são distribuídas cartelas de bingo para os convidados com nomes de itens que a noiva incluiu na lista de presentes do chá de panela.

À medida que os presentes forem abertos, as pessoas que tiverem o nome daquele item na cartela vão marcando o mesmo.

Quem completar a cartela toda primeiro ganha um brinde.

Aliança no bolo

Essa brincadeira é para sugerir quem será a próxima a casar entre as amigas solteiras.

Basta pedir à pessoa que for fazer o bolo para colocar embaixo dele algumas fitas coloridas com as pontas aparentes. 

Na ponta oposta de uma delas, deve ser amarrado um anel ou aliança de brinquedo. Então, cada amiga deve puxar uma fita e quem ficar com a fita que está amarrada à aliança será a próxima a se casar.

Encontre o objeto

Os convidados devem ser informados no início do chá sobre o nome de um ou mais objetos que devem ser procurados ao longo do evento.

Quem primeiro encontrar o objeto ganha um brinde. Se for uma lista com vários objetos, ganha a pessoa que encontrar mais itens da lista.

Os objetos podem ser escondidos no local antes do início do evento.

Classificados

Cada convidado deve pensar em um objeto que gostaria de vender e redigir um anúncio em que responda a perguntas como o tempo de uso e o estado de conservação do objeto.

Posteriormente, os anúncios devem ser lidos, mas o organizador do evento deve avisar que, ao invés do objeto, a descrição será atribuída ao seu companheiro (namorado, noivo, marido, etc.).

O resultado costuma ser muito engraçado.

Você conhece mais alguma brincadeira?

Além dessas brincadeiras para chá de panela existem muitas outras que se tornam mais populares dependendo da época e do estilo da noiva. 

Você conhece alguma brincadeira que não está neste artigo? Então comente aqui embaixo para aumentarmos a lista de possíveis brincadeiras para chá de panela de todas as nossas leitoras. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados