Agende um horário!

Vestido de noiva preto: surpreendendo seus convidados

Vestido de noiva preto: surpreendendo seus convidados

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando o assunto é casamento? É quase certo que você tenha pensado em uma noiva caminhando até o altar com seu lindo vestido branco, afinal esta é uma tradição muito forte no ocidente. Mas o que você acha da ideia de usar um vestido de noiva preto?

Mesmo que isso possa ser surpreendente para algumas pessoas, o vestido de noiva preto é uma tendência em alta no mundo dos casamentos.

E ao contrário do que possa parecer, esta possibilidade é mais antiga do que a tradição do vestido de noiva branco.

Ao longo deste artigo, vamos retomar a simbologia em torno da cor dos vestidos de noiva e falar sobre algumas situações em que o vestido de noiva preto pode ser uma ótima opção.

Se você gosta da ideia de inovar usando vestido de noiva preto ou ficou curiosa diante desta possibilidade, continue a leitura e se surpreenda.

A simbologia por trás da escolha da cor de um vestido de noiva

A utilização do vestido de noiva branco é uma tradição relativamente recente, que surgiu após a decisão da rainha Victória de usar essa cor em seu casamento com o príncipe Albert, em 1840.

O vestido da soberana britânica virou assunto em todo o mundo e imediatamente passou a ser copiado.

Mas, se essa não era uma tradição até então, por que a rainha optou pelo vestido branco? Há diversas explicações para esta escolha.

Uma delas é a de que o branco era considerado a cor mais elegante, sendo utilizado pelas mulheres mais ilustres e por componentes da família real.

Além disso, o vestido na cor branca foi adornado por rendas extremamente sofisticadas, o que ajudou a valorizar o trabalho dos artesãos em uma época de avanço da revolução industrial.

Mas a razão que mais é associada à escolha do branco pela rainha até os dias atuais é o romantismo. Como ela se casou por amor, o vestido branco ficou ligado a uma ideia de pureza e virtude.

Era uma forma da soberana diferenciar o seu casamento em relação a outras uniões, já que os casamentos arranjados eram comuns.

Já a tradição do vestido de noiva preto (sim, esta também é uma tradição) é bem mais antiga. 

Se hoje a ideia de caminhar até o altar vestida de preto pode parecer um desrespeito às tradições religiosas, no século XVI o vestido de noiva preto era muito popular entre as mulheres da alta sociedade europeia justamente por conta da influência da Igreja Católica.

Enquanto o branco era associado ao luto, o preto estava ligado à nobreza e ao respeito à religiosidade.

No entanto, hoje o preto ainda é sinônimo de elegância e compõe o guarda-roupas de praticamente toda mulher.

Você, por acaso, conta com algum “pretinho básico”? Se essa cor é tão elegante e sofisticada, por que não utilizá-la em seu grande dia?

Na verdade, o que impede essa mudança para muitas noivas é o apego à tradição e não há nenhum problema em preferir vestir branco para celebrar uma união por amor, como a rainha Victória.

No entanto, como vimos, as tradições não são absolutas, elas mudam de acordo com as épocas e locais.

Então, se você não se identifica com a tradição do vestido de noiva branco, não acha que essa cor cai bem em você ou simplesmente quer fazer algo diferente do tradicional, por que não usar um vestido de noiva preto? 

Vamos ver em seguida algumas razões que podem impulsionar essa escolha.

Por que usar um vestido de noiva preto?

Seja porque você é uma noiva moderna e inovadora seja porque não vê sentido na suposta obrigatoriedade de usar branco para se casar, não há razão para não aderir à elegância do vestido de noiva preto.

Vamos ver em seguida algumas razões que podem levar uma noiva a fazer essa escolha.

Para quebrar regras

Na verdade, não há regra quanto à escolha do traje para celebrar o grande dia. O que existe é uma tradição muito forte do vestido de noiva branco.

Você pode seguir ou não essa tradição. O problema é que muitas noivas não se sentem à vontade para ir contra a tradição, mesmo não se identificando com ela.

Se o seu desejo é deixar a tradição de lado e se sentir realmente representada na comemoração do seu grande dia, vá em frente e use um vestido de noiva preto!

Não há dúvidas de que você vai ficar linda e elegantíssima, além de surpreender positivamente as pessoas que mais importam para você e seu amor.

Sua escolha não precisa necessariamente ter uma justificativa. A escolha de um vestido de noiva preto pode ser apenas uma simples e poderosa forma de se expressar e afirmar a sua singularidade.

Para fugir do óbvio

Se você é uma noiva moderna e não gosta de usar ou fazer nada semelhante ao que outras pessoas fazem, esta também é uma excelente razão para usar um vestido de noiva preto.

Que tal fugir do óbvio e celebrar a sua união criando sua própria tradição com uma cor impactante e sedutora?

Noivas criativas costumam ter dificuldades em acatar os estilos, modelos e cores mais utilizados. 

É por isso que o vestido de noiva ao estilo princesa há tempos não é uma unanimidade. Ele continua em alta, mas ao seu lado estão diversos outros cortes, caimentos e comprimentos.

Com relação às cores, o off white já é um queridinho das noivas, além dos detalhes em outras cores que podem estar presentes nos bordados e aplicações.

Mas, não seria melhor ainda  elevar a variabilidade de cores à máxima potência e escolher um vestido de noiva preto? Muitas noivas já estão fazendo isso.

Assim como aconteceu com os diferentes cortes, daqui a alguns anos pode ser que tenhamos diversas possibilidades de cores de vestidos de noiva em alta.

Para surpreender

O casamento é uma celebração do amor genuíno, e a escolha de um vestido de noiva preto pode simbolizar a autenticidade deste compromisso. 

Ao romper com as expectativas convencionais, você está escolhendo expressar seu amor de uma maneira única e verdadeira, justamente como a rainha Victória fez ao escolher o vestido branco.

Ela surpreendeu o mundo inteiro ao inovar na cor do seu vestido e acabou criando uma nova tradição. 

Mesmo que a sua intenção não seja a de criar uma moda inovadora, surpreender as pessoas ao seu redor vai contribuir para a aclimatação e para as memórias do seu grande dia.

Se o seu casamento for temático

Os casamentos temáticos estão entre as tendências mais requisitadas dos últimos anos. Os casais cada vez mais desejam associar seu estilo, suas preferências e sua história a essa data especial.

Nesse sentido, um vestido de noiva preto pode ser apropriado para vários temas, como por exemplo, um casamento gótico. 

Nesse caso, o vestido vai criar uma atmosfera dramática, combinando perfeitamente com decorações em veludo, renda escura e elementos vintage.

Se você vai se casar em outubro, o tema do halloween associado a uma aclimatação hippie tem tudo a ver com o vestido de noiva preto. 

Outra opção é adotar uma abordagem retrô ou vintage. Combine o vestido de noiva preto com móveis antigos, gramofones e detalhes de outras épocas.

E por falar em retrô, que tal um casamento medieval? Nessa época o vestido branco ainda não era uma tradição.

Se você é uma apreciadora do rock and roll e prefere uma aclimatação mais contemporânea, esse estilo musical não precisa estar presente apenas na sua trilha sonora.

Uma noiva roqueira certamente vai amar a opção de um vestido de noiva preto, cheio de atitude e personalidade.

Adicione na decoração toques de elementos musicais, como guitarras vintage, para completar o tema. Seu casamento será inesquecível para todos os presentes.

Já para as noivas cinéfilas, o vestido de noiva preto tem tudo a ver com o tema do cinema noir, priorizando o mistério e o drama.

Você pode caprichar na iluminação do local escolhido para a cerimônia e utilizar referências aos seus filmes preferidos na decoração.

Como segunda opção de vestido

Se você gosta da tradição ligada ao traje branco mas também acha o vestido de noiva preto maravilhoso, você  pode usar os dois.

Provavelmente você já foi a casamentos em que a noiva usa um traje para o momento da cerimônia e outro para o momento da festa.

Essa troca não precisa ocorrer unicamente em função do peso ou do comprimento do vestido.

Se você vai se casar na igreja, por exemplo, e não quer criar um desconforto em relação à tradição religiosa, você pode reservar o vestido de noiva preto para o momento da recepção.

Ou se você pretende comemorar o seu grande dia durante todo o fim de semana, aderindo ao wedding chapters, certamente o vestido de noiva preto ficará ótimo em algum momento.

Um vestido de noiva preto também pode ser a escolha perfeita para a transição da cerimônia diurna para a festa noturna. 

A escuridão realça a beleza única da cor, criando uma atmosfera de mistério e elegância à luz da lua.

Optar por dois vestidos permite que a noiva expresse sua verdadeira essência e estilo pessoal de maneira mais abrangente. 

Se você já iniciou a busca pelo seu vestido de noiva perfeito, deve ter conferido na prática como é difícil escolher apenas um modelo.

Então, o vestido de noiva preto como segundo traje é uma ideia muito empolgante. Principalmente se você puder usar uma peça deslumbrante como o novo vestido de noiva preto da Internovias.

Veja abaixo os detalhes do modelo e como ele pode ser uma ótima opção para todas as situações citadas acima.

Que tal conferir diversas outras opções, além do vestido de noiva preto, para os mais diversos gostos e estilos? Acesse nossa galeria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados