Agende um horário!

Ensaio pós-wedding: que tal usar um vestido de noiva diferente?

Ensaio pós-wedding: que tal usar um vestido de noiva diferente?

O casamento é uma ocasião especial demais para ser comemorada em apenas um dia e é por isso que eventos como os chás de panela ou de lingerie, o ensaio pré wedding e também o ensaio pós-wedding costumam ser bem-vindos aos planos da maioria das noivas.

Os ensaios são especialmente importantes porque as fotografias são as lembranças mais vívidas que você vai ter deste momento tão especial.

No caso do ensaio pós-wedding, ele pode funcionar como um fechamento das comemorações e como forma de obter registro que você não conseguiu fazer durante o grande dia.

Isso porque, por melhor que seja o seu planejamento e o apoio da sua cerimonialista, o grande dia é sempre uma correria.

Ele precisa ser aproveitado ao máximo e a cobertura fotográfica é fundamental. Mas você também vai querer abraçar seus convidados e aproveitar a música e o cardápio.

Que tal então reservar um momento mais tranquilo após o casamento para voltar a se vestir de noiva e fazer um ensaio fotográfico com o seu amor em um lugar especial para vocês?

Se ainda não tinha pensado na possibilidade de um ensaio pós-wedding, pode ser a hora de considerá-lo! 

Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar o que é e se vale mesmo a pena fazer um ensaio pós-wedding.

Também vamos apresentar as melhores dicas de planejamento de um ensaio fotográfico após o casamento, para que ele seja um momento agradável e os registros fiquem maravilhosos!

Continue a leitura!

O que é um ensaio pós-wedding?

O ensaio pós-wedding é um momento em que o casal é fotografado novamente depois do grande dia, normalmente usando o mesmo tipo de traje formal.

Ele também é chamado de day after ou trash de dress e esta última expressão se deve à possibilidade de sujar os trajes, já que no grande dia há um esforço para mantê-los alinhados.

Esse tipo de proposta ocorre, por exemplo, quando o ensaio pós-wedding é feito na praia e a noiva pode correr livremente pela areia e até mesmo entrar no mar.

Mas é claro que esta não é uma regra. Você pode manter seu vestido de noiva totalmente limpo e alinhado se esta for a sua vontade.

Em todos os casos, a escolha do cenário é muito importante, já que a ideia é criar fotos diferenciadas daquelas feitas durante a cerimônia e a recepção do seu casamento.

Você pode planejar fotos criativas e até artísticas ao lado do seu amor em um cenário bem diferente do local onde o casamento foi celebrado.

Normalmente, este é um momento mais descontraído,em que os noivos podem fazer gestos e poses inusitadas, criando momentos memoráveis e emocionantes. 

Esta é uma maneira deliciosa de prolongar a comemoração e torná-la ainda mais especial, adicionando mais memórias à sua história.

Vale a pena fazer um ensaio pós-wedding?

Como vimos, o ensaio pós-wedding tem uma proposta mais descontraída e intimista do que o registro das comemorações do grande dia.

Nesse tipo de ensaio, você pode se vestir novamente de noiva e se sentir igualmente deslumbrante, mas sem o nervosismo da cerimônia ou a preocupação em dar atenção aos  convidados.

Então, sim, vale muito a pena planejar um ensaio pós-wedding. Apenas a alegria de estar novamente vestida de noiva e aproveitar um momento romântico com o seu amor já justifica o ensaio.

Mas existem outros benefícios que você pode desfrutar, como o de explorar um contexto, cenário ou tema diferente.

Se você tem um cãozinho ou gatinho e gostaria que ele participasse desse momento tão marcante da sua vida, mas não considera o cenário da cerimônia confortável para esse amigo querido, ele pode participar do pós-wedding.

Se, por exemplo, você ama a natureza e se casou na praia, que tal fazer o ensaio pós-wedding em um ambiente rural?

Muitas noivas se empolgam com o ensaio pós-wedding quando pensam na possibilidade de usar um segundo vestido.

Essa não é mesmo uma ideia maravilhosa? Se você for uma noiva indecisa que amou dois vestidos, não é preciso abrir mão de um deles.

Você adorou aquele vestido considerado sensual demais para o seu casamento na igreja? Você pode usá-lo no ensaio pós-wedding! 

Se o seu casamento foi ao estilo boho, mas você também se identifica com o minimalismo, expresse esse estilo em um segundo vestido de noiva a ser usado no pós-wedding.

Sabe aquele plano B quanto ao vestido, ao horário da celebração, ao local e a tantos outros detalhes? Você pode resgatá-lo no pós-wedding.

Este momento em que o grande dia já foi celebrado é ideal para colocar a criatividade em prática e depois de alguns anos você vai se sentir feliz ao olhar suas fotos.

Dicas para planejar o seu ensaio pós-wedding

Agora que você já conhece as principais vantagens de fazer um ensaio pós-wedding, é hora de conferir as melhores dicas para organizar o seu.

Seja criteriosa na escolha do local, data e horário

Existem alguns cenários, como a praia, mencionada anteriormente, que são uma espécie de moda quando o assunto é o ensaio pós-wedding. 

Mas é importante fazer uma escolha que realmente tenha a ver com a sua história de amor e com o estilo do casal.

Se vocês amam, por exemplo, ficar em casa assistindo a um filme, o seu lar pode ser o melhor cenário. Principalmente se você acabou de se mudar após o grande dia e está curtindo a casa nova.

Quanto à data, tente defini-la de acordo com os seus planos e sua disponibilidade após o casamento.

Você pode fazer um ensaio pós-wedding no local onde vai acontecer a sua lua de mel. Mas se este não for o caso, fique atenta à previsão do seu retorno para escolher uma boa data.

Já o horário deve ser definido em parceria com o fotógrafo e considerando os melhores registros.

O ambiente noturno pode criar um ótimo clima para o registro, mas se a ideia é aproveitar a luz natural, é melhor marcar o ensaio pós-wedding durante o dia.

Enfim, considere todos esses aspectos para que suas fotos fiquem impecáveis e te façam sorrir sempre que forem vistas futuramente.

Construa uma história com as fotos

Mencionamos anteriormente os exemplos das noivas amantes da natureza e dos casais que gostam de ficar em casa juntinhos.

Esse tipo de detalhe vai te deixar mais à vontade no dia do ensaio e facilitar a criação de uma história.

A ideia é que cada pessoa consiga vislumbrar um pouquinho da sua história de amor ao ver as fotos. Elas precisam dizer algo importante sobre vocês dois.

Escolha profissionais experientes e capacitados

Nem sempre o fotógrafo que registra a cerimônia de casamento é o mesmo que faz o ensaio pós-wedding.

Alguns deles são especialistas em eventos repletos de convidados e não lidam bem com ambientes intimistas.

Outros têm seu trabalho focado nos ensaios e isso é muito importante no momento da sua escolha.

Peça referências e observe trabalhos anteriores antes de fechar o contrato para ter a certeza de que o profissional vai atender às suas expectativas. 

Planeje com antecedência

Isso vale para todas as decisões sobre o seu casamento: quanto antes você tomar as decisões, maiores serão as chances de tudo sair conforme o planejado.

Mesmo acontecendo depois do casamento, o ensaio pós-wedding precisa ser pensado muito antes. 

Dependendo do local onde você e seu amor desejam ser fotografados, serão necessárias reservas ou autorizações.

Além disso, é preciso verificar a sua agenda, a agenda do fotógrafo e a disponibilidade do vestido de noiva, caso ele seja alugado.

Aproveite para usar uma segunda opção de look

A possibilidade de usar um segundo vestido de noiva é muito empolgante, principalmente se você aprecia vários estilos.

Você pode escolher um vestido com um corte ou estilo diferente, mas também pode manter o estilo com um caimento novo.

Não há dúvidas de que a sua beleza pode ser ressaltada de diferentes formas por um traje. Então, nada melhor do que aproveitar essa oportunidade.

E na Internovias com certeza você vai encontrar muitas opções deslumbrantes que vão te deixar indecisa.

Que tal conhecer nossa galeria completa? Selecione os seus preferidos e já considere uma segunda opção para o seu ensaio pós-wedding. Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados