Ensaio pré-wedding: como planejar as fotos perfeitas - Internovias
Agende um horário!

Ensaio pré-wedding: como planejar as fotos perfeitas

Ensaio pré-wedding: como planejar as fotos perfeitas

O tempo que antecede o dia do casamento costuma ser marcado por muita ansiedade, mas também por um clima de romance que só quem é ou já foi noiva consegue entender. E é esse clima que o ensaio pré-wedding busca registrar.

Fazer ou não o ensaio pré-wedding pode ser uma dúvida quando você não costuma se sentir à vontade em frente às câmeras ou quando o orçamento está apertado.

Entretanto, a decisão por fazer as fotos quase sempre é tomada quando se pensa no belo resultado que o ensaio pode trazer e na possibilidade de reviver esse momento único a cada vez que você olhar as fotos futuramente.

Além disso, o problema de se sentir “travada” na frente da câmera pode ser resolvido com alguns cuidados que vão te deixar mais segura e tranquila no dia do ensaio pré-wedding.

Neste artigo, vamos explicar o que é e quais são os objetivos do ensaio pré-wedding e dar dicas sobre as escolhas certas que vão garantir um ótimo resultado para suas fotos. 

O que é ensaio pré-wedding?

O ensaio pré-wedding é uma sessão de fotos com os noivos antes do grande dia e seu principal objetivo é capturar momentos de cumplicidade e descontração entre os noivos.

Por isso, é importante que todas as escolhas relacionadas ao ensaio pré-wedding sejam feitas cuidadosamente, para que o casal se sinta feliz e à vontade durante a sessão de fotos.

O ensaio geralmente é feito com pelo menos três meses de antecedência, para que as fotos fiquem prontas a tempo para serem utilizadas no site de casamento, por exemplo. 

Mas essa antecedência de três meses não é uma regra. A data pode ser definida de acordo com o que você espera do ensaio pré-wedding.

Por exemplo, se seu ensaio vai ser em uma praia, é interessante escolher uma data que tenha grande possibilidade de fazer um lindo dia de sol. 

Nesse caso, se você calcular os três meses de antecedência e o dia cair em uma época de muito frio ou chuva, talvez seja o caso de escolher outra data.

Uma das funções do ensaio pré-wedding é proporcionar ao casal um momento tranquilo em meio à correria dos preparativos para a cerimônia e a festa de casamento.

Sendo assim, o ensaio não pode resultar em mais preocupações e ansiedade. Ele precisa ser leve e refletir a personalidade e os gostos dos noivos.

Daí a importância do planejamento adequado e das escolhas certas tanto para que o dia do ensaio seja agradável quanto para que o resultado fique perfeito.

A verdade é que toda a preparação para o casamento se constitui em momentos muito especiais e o ensaio pré-wedding busca captar esse estado de espírito dos noivos na preparação para o grande dia.

Por isso, se você tiver a oportunidade de fazer um ensaio pré-wedding bem planejado e que capte a verdadeira essência dos noivos, certamente esta será uma boa decisão.

Como fazer as escolhas certas relacionadas ao ensaio pré-wedding?

Nos tópicos seguintes, vamos dar algumas dicas para que você planeje o seu ensaio pré-wedding, fazendo boas escolhas e conseguindo obter o melhor resultado possível.

Definição do local

“Onde?” é a primeira pergunta que as noivas costumam fazer quando pensam na possibilidade do ensaio pré-wedding.

Essa é a primeira e mais importante decisão que você precisa tomar quando começa a planejar o seu ensaio.

Quando você for consultar algum fotógrafo sobre o assunto, ele certamente vai te mostrar trabalhos que fez com fotos de casais em praias ou no campo.

Muitos ensaios são feitos nesses dois locais em virtude das belas paisagens e da busca por um cenário que transmita a ideia de lazer e descanso.

Esse raciocínio não está errado, mas se esses cenários não dizem nada sobre os noivos, não há motivos para escolhê-los.

Não é porque você conhece várias noivas que resolveram fazer o ensaio na praia que você precisa copiá-las. A não ser que você ame o mar e este seja um dos seus locais preferidos.

Os cenários ao ar livre costumam ser muito utilizados, mas nada te impede de escolher um ambiente fechado para o ensaio pré-wedding.

Se o casal é amante dos livros, por exemplo, que tal fazer o ensaio em uma livraria ou biblioteca? Para quem é cinéfilo, uma ideia maravilhosa é fazer as fotos em uma sala de cinema. Você também pode fazer o ensaio em um museu, no seu restaurante ou bar preferido ou até mesmo na sua casa, se esse for o seu lugar predileto.

Mas se você ama a natureza, a escolha de um cenário ao ar livre com certeza vai ser mais adequada. Nesse caso, um sítio pode ser uma ótima opção.

Se você adora viajar para aquele lugar aconchegante nas montanhas sempre que tem um feriado prolongado, pode fazer o seu ensaio pré-wedding em uma dessas viagens.

Há também os noivos totalmente urbanos, que adoram a agitação dos grandes centros. Para eles pode ser adequado fazer as fotos em uma avenida ou praça da cidade.

É claro que nesse último caso será necessário escolher um dia ou horário de menor movimento. Mas a opção é muito válida.

Se os noivos adoram viajar, um ensaio em plena estrada também pode ser interessante. Mas se eles são esportistas, por que não fazer as fotos no local onde praticam esportes?

Enfim, a regra é que o ambiente reflita a personalidade dos noivos. Assim, vocês vão se sentir mais à vontade na hora de posar para as fotos.

Então, essa é a hora de usar a criatividade para ter um ensaio pré-wedding único. Pense em um local especial para vocês e compartilhe suas ideias com o fotógrafo.

Escolha do fotógrafo

É importante que você já tenha algumas ideias sobre como deseja o seu ensaio pré-wedding antes de contratar o fotógrafo. 

Isso porque você precisa contar com um profissional que tenha afinidade com suas ideias e, de preferência, colocar no contrato cada detalhe que for acordado.

Se você resolver fazer um ensaio pré-wedding noturno, por exemplo, pode ser que o fotógrafo tente te persuadir a desistir da ideia, já que pode ser difícil trabalhar à noite.

Ou se você deseja conceber o seu ensaio com um roteiro que começa em um local e termina em outro, isso vai demandar mais tempo e precisa ser acordado com o fotógrafo antes do fechamento do contrato.

Além desse cuidado de pensar no ensaio antes da contratação do fotógrafo, é preciso, obviamente, conhecer o trabalho dele.

É claro que ele deve dominar as técnicas da fotografia e ser criativo, mas você precisa pesquisar além desses aspectos.

Procure saber, por exemplo, se ele presta um atendimento de qualidade e quais são os prazos que ele estabelece para a entrega das fotos.

Existem fotógrafos que só entregam as fotos do ensaio pré-wedding depois do casamento, junto com as fotos da cerimônia.

Nesse caso, por mais que ele faça um ótimo trabalho, não vai conseguir te atender se você precisar das fotos do ensaio para o seu site de casamento, por exemplo.

Por fim, é importante dizer que os noivos precisam se sentir à vontade na presença do fotógrafo

Por isso, deve haver uma sintonia e um clima descontraído que costuma ser sentido já nas primeiras conversas, antes da contratação.

Escolha dos looks 

Como o ensaio pré-wedding visa à produção de fotos que vão ser uma lembrança importante após o grande dia, é fundamental investir em uma produção adequada.

Mas, assim como ocorre com a escolha do local, não há regras definidas para as roupas que devem ser usadas no ensaio fotográfico.

O importante, em primeiro lugar, é que sejam roupas com as quais vocês se sintam confortáveis, para que o ensaio não se torne cansativo.

Então, evite roupas muito apertadas, curtas, justas e os sapatos que machucam os pés, porque isso pode limitar os movimentos e as poses, comprometendo o resultado das suas fotos. 

Em segundo lugar, tente adequar as roupas ao local que você escolheu. Se o ambiente é uma praia, um vestido de festa cheio de brilho pode parecer muito estranho.

Mas esse mesmo vestido pode ser mais adequado se o seu cenário for um ambiente mais requintado e as fotos forem feitas à noite.

Pense também no clima do dia do ensaio. Se estiver muito frio e você escolher looks de verão, certamente o seu desconforto vai ficar visível nas fotos.

Outro fator importante é tentar evitar roupas muito chamativas ou datadas, já que as fotos vão ficar para a posteridade.

Ou seja, tente escolher roupas que pareçam naturais daqui a algumas décadas, pois o grande destaque das fotos deve ser sempre os noivos e não as roupas ou acessórios.

E, a principal dica no quesito looks: escolha roupas que de alguma forma refletem a sua personalidade

Os vestidos brancos fluidos podem ser muito utilizados no ensaio pré-wedding, mas não são adequados para noivas que não se identificam com o estilo romântico.

Portanto, pense sempre em um estilo de roupas com as quais você se sinta bonita, à vontade e feliz.

Para finalizar, não se esqueça dos acessórios e da maquiagem. O ensaio pré-wedding merece esses cuidados.

Sobre o planejamento do ensaio pré-wedding

Definidos o local, o fotógrafo e as roupas a serem utilizadas no ensaio pré-wedding, é hora de planejar os detalhes.

Por exemplo, o que vocês desejam que apareça nas fotos junto com vocês? Leve acessórios para ajudar na composição dos cenários.

Coisas que mostram as preferências dos noivos são muito bem-vindas, como livros, para os estudiosos, ou um belo balde de pipoca, para os cinéfilos.

Pense também na possibilidade dos balões e bandeirolas, que são muito utilizados nesse tipo de ensaio.

As flores também são bem-vindas durante o ensaio. Você pode ver nosso post sobre as flores de cada estação e escolher as que estarão mais disponíveis na época das suas fotos.

Outra possibilidade que gera ótimos resultados é a participação de bichinhos de estimação no ensaio. Eles costumam deixar os noivos mais sorridentes e à vontade para as fotos.

Além da composição da cena, você também precisa pensar em inspirações para mostrar ao seu fotógrafo antes do ensaio pré-wedding.

Crie uma pasta no Pinterest com poses que você gostaria de reproduzir. Veja exemplos de noivos que fizeram o ensaio em um estilo parecido com o seu.

E se você tem ideias de poses que gostaria de fazer no ensaio mas não encontrou nenhuma foto para exemplificar, crie um arquivo de texto com a descrição dessas poses.

Após definir todas as fotos que você gostaria de fazer e também pedir sugestões do seu fotógrafo, pense em um roteiro para o ensaio.

Se ele for feito em mais de um local, para onde vocês vão primeiro? Se você pretende trocar de roupa durante o ensaio, qual será a ordem dos looks?

Planeje o seu roteiro também de acordo com o horário de início e fim do ensaio pré-wedding. 

Se você quer tirar uma foto específica com o pôr do sol ao fundo, tem que pensar se a ordem dos looks e cenários está de acordo com aquele horário.

Enfim, a mesma dica dos tópicos anteriores também vale aqui: os detalhes e o planejamento do ensaio pré-wedding devem estar de acordo com a personalidade dos noivos.

Assim como o seu estilo no dia a dia impacta a escolha do seu vestido de noiva, ele também deve ser refletido no seu ensaio.

Siga essa regra básica e seu ensaio pré-wedding será inesquecível. E, já que falamos em vestido de noiva, que tal conhecer a galeria de vestidos da nossa loja de noiva? Clique aqui e se apaixone por váários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados