Agende um horário!

Renovação de votos de casamento: será que já é a hora?

Renovação de votos de casamento: será que já é a hora?

O casamento é um momento único e muito marcante para ser celebrado uma única vez e é por isso que as cerimônias e festas de renovação de votos têm ganhado cada vez mais força. 

A renovação de votos é uma tendência no mundo dos eventos e se você é casada e sente vontade de reviver esse momento de celebração pode ser a hora de iniciar os preparativos. 

Se você é como a gente e acha que o amor precisa ser valorizado e comemorado, continue a leitura para saber tudo sobre a renovação de votos.

Vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto e dar algumas dicas para os preparativos da sua renovação. Veja a seguir.

O que é renovação de votos de casamento?

A renovação de votos, de maneira simples, é a reafirmação dos compromissos assumidos no dia do casamento.

Como esses compromissos foram assumidos em razão do amor que os noivos sentem um pelo outro, é claro que a renovação também é uma nova celebração em homenagem ao amor.

Se você e seu amor forem um casal romântico e muito unido, pode ser que vocês já reafirmem cotidianamente o amor e o compromisso um para o outro. 

Mas mesmo assim é muito provável que sintam vontade de festejar novamente essa bênção. Então a renovação de votos é uma ótima ideia.

Além disso, vocês poderão comemorar junto às pessoas mais importantes para o casal, sobretudo os familiares.

Inclusive, se já tiverem filhos e netos, com certeza a renovação de votos será muito mais emocionante com a presença deles, afinal eles são os frutos da sua união.

Outra razão para fazer uma bela cerimônia de renovação de votos é que você pode incluir os itens que você não pôde ter na época do seu casamento.

Você sonhava em se casar com um vestido de determinado estilista e não conseguiu comprá-lo? Você queria um tipo de decoração que não conseguiu implementar?

Quase toda noiva acaba não conseguindo englobar todos os detalhes que deseja no grande dia, seja por questões financeiras, falta de tempo ou de disponibilidade.

Então, a renovação de votos é o momento ideal para acabar com essa possível frustração, além de reavivar toda a emoção do grande dia.

Na prática, a renovação de votos funciona de forma parecida com a cerimônia de casamento e, da mesma forma que o casamento, pode ser personalizada e ter muitas variações. 

O momento principal é quando os noivos relembram as promessas feitas no casamento e as reafirmam. 

Assim, a celebração segue um roteiro que pode incluir diversos momentos planejados pelo casal. De modo geral, o celebrante ou a pessoa incumbida de conduzir a celebração dá início ao evento.

Se for um evento religioso, pode haver uma leitura e um comentário bíblico, por exemplo. Caso não seja, o celebrante pode relembrar a trajetória do casal e fazer um discurso sobre o amor. 

Depois disso, o casal reafirma os votos, que podem ser ditados pelo celebrante conforme a religião, lidos ou ditos espontaneamente. 

Por fim, é claro que deve haver uma troca de alianças. Vocês podem utilizar a mesma aliança de casamento ou então adquirirem alianças novas para usarem junto à antiga. 

A renovação de votos precisa ser realizada na data do aniversário de casamento?

Como muitos casais realizam a renovação de votos nas datas de suas bodas, pode ser que isto seja considerado uma obrigatoriedade.

Mas a verdade é que para renovar os votos você não precisa necessariamente se prender à data de aniversário do seu casamento

A escolha da data depende unicamente da vontade e do planejamento do casal, além da disponibilidade da Igreja, se for o caso.

A renovação de votos na Igreja só pode ser feita por quem já é casado na respectiva religião. 

Caso seu casamento não tenha sido religioso e você sonhe em se casar na Igreja, você pode considerar se casar oficialmente na Igreja ao invés de fazer uma renovação de votos.

Existe também a celebração de bodas de casamento, esta sim é realizada sempre na data de aniversário do casamento e é muito comum em diversas religiões. 

Por outro lado, se você não é religiosa e deseja apenas reafirmar o seu amor, você pode fazer a renovação de votos onde desejar. Até mesmo na sua casa.

Existem diversos celebrantes que podem ser contratados para conduzir a renovação de votos, se você quiser ter um evento mais estruturado ou até formal.

Se a informalidade for a sua preferência, um familiar ou amigo pode conduzir a celebração. Enfim, tudo pode ser escolhido e adaptado conforme as suas preferências. 

Devo convidar madrinhas e padrinhos?

A presença de madrinhas e padrinhos nem sempre é uma obrigatoriedade até mesmo nas cerimônias de casamento. Ela funciona mais como uma tradição.

Algumas religiões exigem a nomeação das madrinhas e padrinhos para a realização da cerimônia, mas em casos mais informais esta não é uma necessidade.

No caso da renovação de votos, raramente padrinhos e madrinhas ganham destaque, a não ser que essa seja uma preferência do casal.

Muitas vezes, antes da entrada do casal no início da celebração da renovação de votos ganham destaque os filhos e outros familiares próximos ao invés de possíveis padrinhos.

É claro que, se vocês são muito próximos das pessoas que foram seus padrinhos de casamento, você pode “re-convidá-los” para exercerem esse papel na renovação de votos. 

Mas, embora a renovação de votos seja semelhante ao casamento em muitos aspectos, a ausência dos padrinhos vem sendo uma das principais diferenças

Os filhos podem participar da renovação de votos?

É claro que toda a família deve estar unida neste momento tão especial de celebração daquilo que é mais importante.

Mas os filhos, netos e outros familiares próximos podem ter um papel mais ativo na renovação de votos.

Eles podem preparar uma homenagem ao casal e serem incluídos no roteiro para dizerem algumas palavras

Esse momento geralmente ocorre antes da troca de votos e é um momento muito emocionante, sejam os filhos crianças ou adultos.

É uma oportunidade para que eles se expressem sobre a convivência com os pais e o amor que nutrem por eles, além de poderem compartilhar boas histórias. 

Como organizar a celebração de uma renovação de votos de casamento?

A renovação de votos pode tanto ser uma pequena reunião realizada em casa quanto englobar todas as etapas dos preparativos de um casamento em grande estilo.

Por isso, a lista de providências a serem tomadas varia muito. Não existem regras. O mais importante é pensar no roteiro e nos votos em si. Esta é a essência da renovação de votos de casamento.

Com essa prioridade em mente, você pode começar a listar itens como o local da celebração, a definição da data, a decoração, o cardápio, a lista de convidados, a contratação de DJ ou banda e a escolha do seu traje, sobre o qual falaremos no próximo tópico. 

Caso a sua preferência seja por uma cerimônia mais formal e um evento maior, é importantíssimo considerar a contratação de uma cerimonialista

Como escolher o traje para a renovação de votos?

Se a sua dúvida é sobre poder utilizar um vestido de noiva na renovação de votos, a resposta é: é claro que você pode (e deve)!

Se a intenção é reviver toda a emoção do casamento, o vestido de noiva pode ser considerado um item indispensável.

É normal que você tenha outras preferências agora e pode escolher um vestido bem diferente daquele com o qual se casou.

Esse vestido não precisa ser mais simples do que o seu vestido de noiva original. Somente se este for um desejo seu.

Muitas noivas que desejaram um vestido clássico deslumbrante mas não puderam tê-lo em seu casamento, aproveitam para usar esse traje na renovação de votos.

As opções são muitas. São vários cortes, modelos, aplicações e outros detalhes que você pode escolher.

Para começar a buscar inspirações para o traje da sua renovação de votos, conheça nossa coleção completa de vestidos Internovias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados