Agende um horário!

Festa de noivado: vale a pena investir?

Festa de noivado: vale a pena investir?

O casamento é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa e é natural o desejo de celebrar não só o grande dia, mas também a decisão em si com uma bela festa de noivado. 

Aliás, são muitos os eventos secundários associados a um casamento. Você pode ter um ensaio pré-wedding, uma despedida de solteira ou um chá.

Aliás, você não precisa escolher apenas uma opção de chá. Muitas noivas decidem ter o chá de panela, o chá bar e o chá de lingerie, entre outras possibilidades.

A intenção é que, após o casamento, você viva feliz com o amor da sua vida por muitos anos. É a meta do “felizes para sempre” dos contos de fada.

Por isso, nunca é demais comemorar essa grande bênção de todas as formas que você quiser e puder.

Mas muitas noivas acabam desistindo de todas essas comemorações em razão das limitações financeiras.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender se realmente vale a pena investir em uma festa de noivado e como é possível planejar uma festa bonita sem gastar muito.

Vale a pena ter uma festa de noivado?

Muitas noivas se perguntam se vale a pena organizar uma festa de noivado e, para responder a esta pergunta, há alguns critérios que  você deve considerar:

  1. A festa de noivado é importante para você? É um dos seus sonhos? Ou ela será apenas mais um compromisso de noiva que vai ocupar o seu tempo e te deixar ansiosa? Imagine-se no dia da festa de noivado. Você acredita que essa comemoração te deixará ainda mais feliz? Se sim, você deve fazê-la;
  2. O que você entende por “festa de noivado”? Seria uma celebração tão grandiosa quanto o casamento? Uma comemoração a dois? Uma reunião íntima? É importante ter esta resposta em mente. 
  3. Em termos financeiros, você teria disponibilidade para investir em uma festa de noivado? Quanto você poderia separar para esta ocasião, levando em consideração todos os gastos com o casamento?

Se o último tópico acima te desanimou, precisamos te dizer que nem sempre ter uma festa de noivado significa arcar com custos exorbitantes. 

Você pode fazer uma celebração mais simples e íntima gastando muito pouco. Várias ideias criativas podem ser colocadas em prática.

Isso, obviamente, se a resposta ao segundo critério colocado acima não for a afirmação de que a festa de noivado precisa sim ser muito grandiosa, tanto quanto o próprio casamento.

Claro que não estamos criticando as noivas que querem celebrar o noivado de maneira mais pomposa. Se você fizer questão e tiver recursos para isso, vale muito a pena. 

Mas este artigo tem a intenção de te ajudar a entender em que medida a festa de noivado vale a pena na sua situação específica.

Também queremos te ajudar a fazer a festa de noiva caber no seu orçamento, caso você considere a festa de noivado muito importante, mas prefira investir menos nela para dedicar mais recursos ao grande dia da celebração do casamento.

Sabemos que os gastos com o casamento já são bastante extensos, mas se você tem o sonho de celebrar o seu noivado, você não precisa abrir mão disso, mesmo com recursos limitados. 

Não ter muito dinheiro para investir nos diferentes eventos que um casamento pode envolver é uma realidade comum à maioria das noivas.

Mas, como deixar de realizar os seus sonhos está fora de cogitação, no tópico seguinte, vamos enumerar algumas dicas para promover uma festa de noivado sem gastar muito.  

Como planejar uma festa de noivado bonita sem gastar muito? 

Você quer comemorar o seu noivado mas não tem certeza se conseguirá por conta do seu limite de orçamento? 

Siga as etapas listadas em seguida e certamente você vai alcançar a meta de ter uma linda festa de noivado. 

Defina a proposta da festa de noivado

Ao pensar na organização de uma festa de noivado, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que nem todos os convidados do casamento precisam ser  também convidados para o noivado

A quantidade elevada de convidados é o fator que mais aumenta os custos de um evento. Por isso é importante ser criteriosa na elaboração desta lista.

Assim, quanto menor for a sua lista de convidados, mais fácil será manter-se dentro do orçamento estipulado. 

Dito isto, é hora de pensar na proposta da sua festa de noivado. Para quantas pessoas ela será? Qual será o estilo ou tema escolhido? Qual será o cardápio? 

Se você realmente deseja uma grande festa para muitas pessoas, terá que pensar em outras maneiras de reduzir os custos.

E, a principal estratégia para manter uma festa para muitos convidados e não gastar muito é a do “faça você mesma”, sobre a qual falaremos no próximo tópico. 

Mas agora vamos falar dos casos em que os noivos realmente preferem uma festa de noivado mais intimista, para poucos convidados ou, até mesmo, uma festa a dois.

Uma possibilidade muito escolhida é a de convidar somente os familiares mais próximos dos noivos e os padrinhos do casamento para a festa de noivado.

Com um número de convidados menor, você economiza com o buffet, com as lembrancinhas e até com o espaço em que o evento será realizado.

Muitas vezes, é possível fazer a festa de noivado na própria casa dos noivos, na casa dos pais, no salão de festas do condomínio ou em um restaurante.

Aliás, se a sua preferência for por uma festa a dois, você pode ir com o seu amor ao seu restaurante favorito ou àquele restaurante que você sempre quis conhecer. 

Outra possibilidade é a comemoração do noivado a dois passando um fim de semana em um hotel ou resort com muito romantismo.

A opção por não ter convidados possibilita um investimento maior na ida a um restaurante mais sofisticado ou a um hotel mais luxuoso. Pense nessa possibilidade.

Faça você mesma

Você já ouviu a afirmação de que quando nasce uma noiva nasce também uma artesã? Nem sempre ela é verdadeira, mas você pode fazer um teste.

Há diversos itens da festa de noivado que você pode tentar fazer ou contar com a ajuda dos seus amigos ou familiares mais próximos. 

Por exemplo, se você tem algumas especialidades na cozinha, que tal cuidar do cardápio da festa de noivado sem contratar um buffet?

Pode ser que a sua mãe ou uma tia seja uma ótima cozinheira. Coloque todo mundo para te ajudar. Pode ser mais trabalhoso, mas isso vai poupar um bom investimento. 

Outra coisa que é possível fazer sem contar com uma empresa especializada são os itens de decoração.

Utilize objetos que já compõem a decoração da sua casa. Veja tutoriais na internet relacionados à decoração de eventos. Opte por coisas simples, baratas e bonitas.

As lembrancinhas, que não são obrigatórias, também podem ser feitas por você mesma ou adquiridas por preços bem baixos.

Se você é amante da natureza, por exemplo, que tal oferecer algumas sementes de plantas como lembrancinhas?

Você também pode escolher uma lembrança comestível, como o seu doce preferido em potinhos decorados ou alguns temperos. 

Essa é a hora de usar a criatividade e, com alguns ajustes, é possível reduzir drasticamente os investimentos necessários para uma festa de noivado. 

Simplifique 

Nem todos os itens do check list do casamento precisam estar na lista da festa de noivado. Ela pode ser muito mais simplificada. 

Por exemplo, a menos que você faça questão, não é preciso enviar convites impressos. Os custos da impressão são muito altos e pode ser muito mais eficiente enviar convites digitais. 

Você também não precisa escolher um cardápio extremamente sofisticado. Que tal o seu prato favorito ou alguns petiscos?

Você também pode priorizar uma proposta despojada com um dress code informal e uma decoração minimalista. 

Priorize o que vai ficar em sua memória

Na maioria das vezes não é do cardápio nem da decoração que os convidados de uma festa de noivado mais lembram, mas sim do que foi dito, de quem estava presente e do estilo do evento

Se você adora batatas fritas, a inclusão deste item simples no cardápio pode ser lembrada devido ao fato de que todos os seus amigos sabem sobre essa sua preferência.

Mas, se você não tem afinidade nenhuma com determinado prato da culinária internacional e o inclui porque acha sofisticado, é muito provável que no dia seguinte à festa ninguém se lembre do que foi servido.  

Então, priorize os itens que representam você e o seu amor. Pense em detalhes como as fotos e uma espécie de roteiro a ser seguido com possíveis brincadeiras e discursos. 

Assim, a sua festa de noivado permanecerá na memória. 

Faça uma lista de prioridades

Caso o seu orçamento seja muito limitado, é importante ter uma lista do que é realmente essencial. 

Você não deve, por exemplo, abrir mão de itens importantes da festa de casamento, como fotografia, decoração e o seu vestido de noiva dos sonhos, em benefício do noivado. 

É importante realizar os seus planos no que diz respeito a todas as comemorações que antecedem o casamento, mas sempre tendo em mente que ele é o evento principal. 

E esta não é só uma questão de investimentos financeiros. Estamos falando da sua dedicação e do seu tempo também. 

Os seus principais esforços devem ser direcionados para a celebração do casamento. Tudo o que for feito à parte não pode comprometer o grande dia.

Por exemplo, o seu vestido de noiva deve estar no topo das prioridades. Você já pensou se vai alugar, comprar ou mandar fazer?

Se não pensou ainda, você precisa pausar os preparativos da festa de noivado para definir como será o seu traje para o grande dia. Temos um artigo completo sobre o assunto. Nos encontramos na Internovias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados