Agende um horário!

Casamento no inverno: como fazer ser inesquecível

Casamento no inverno: como fazer ser inesquecível

A ideia de realizar um casamento no inverno não é tão frequente entre as noivas, mas mesmo com o frio existem várias razões para escolher esta opção.

Normalmente, os meses de junho, julho e agosto são os menos procurados para celebrar casamentos e, por isso, é possível conseguir preços melhores para estas datas com fornecedores como o salão de festas, o fotógrafo e o buffet.

Além dos preços mais em conta, outra razão para realizar um casamento no inverno é justamente a temperatura mais amena nos estados e cidades que são normalmente muito quentes.

Vem ganhando força a ideia de priorização do conforto nesse tipo de cerimônia, não só para os noivos, mas para todos os convidados.

Assim, se  sua cidade é conhecida pelas altas temperaturas, talvez fazer um casamento no inverno seja uma ótima decisão.

Muitas noivas também escolhem celebrar o grande dia no inverno por conta de datas especiais

Por exemplo, pode ser que você deseje se casar na data do seu aniversário de namoro ou em uma data que marcou a sua história ou o seu relacionamento.

E além de tudo isso, um casamento no inverno, realizado em um local aconchegante, com uma decoração condizente e com um cardápio adequado pode tornar-se inesquecível.

Se é conforto e aconchego que você quer ter como marcas do seu casamento, considere a possibilidade de casar-se no inverno.

Nos próximos tópicos deste artigo, vamos listar várias dicas para você colocar em prática caso decida realizar seu casamento no inverno. Continue a leitura!

Dicas para o seu casamento no inverno

O que mais preocupa as noivas que optam pelo casamento no inverno é a possibilidade de o casal e os convidados passarem frio.

Como isso pode representar um tremendo desconforto e prejudicar este momento tão importante, os primeiros cuidados a serem tomados nos preparativos do casamento devem estar focados em evitar esse frio.

Veja abaixo algumas dicas.

Realize a celebração em um espaço fechado

É muito mais fácil criar um clima aconchegante e livre do frio em um ambiente fechado do que em espaços abertos.

Imagine um salão de festas decorado com tapetes e móveis estofados em veludo, se possível com um sistema de aquecimento interno ou uma lareira.

Este é um ambiente totalmente agradável e acolhedor para um evento no inverno e fica mais difícil criar esse aconchego em um espaço aberto.

Porém, se você ama a natureza e tem o sonho de se casar ao ar livre, não é impossível fazer isto no inverno. Basta usar o bom senso.

A maioria das regiões brasileiras não conta com invernos rigorosos e é, sim, possível, realizar um casamento no inverno em um espaço aberto.

O importante é que você tome alguns cuidados em relação ao conforto dos seus convidados e tenha um plano B, caso a temperatura caia muito.

Você pode, por exemplo, realizar a cerimônia em um sítio que tenha disponíveis tanto espaços abertos quanto fechados. 

Assim, na hora da montagem dos móveis e da decoração, será possível adaptar tudo para o ambiente fechado caso seja necessário.

Aliás, você pode até mesmo criar uma ambientação híbrida incluindo um espaço aberto e um fechado.

Que tal realizar a cerimônia ao ar livre no fim da tarde e encaminhar os convidados para a recepção em um ambiente fechado e aconchegante no momento de festejar?

Outra solução é realizar o casamento durante o dia, já que as temperaturas no inverno costumam baixar mais durante a noite.

Inclusive, o inverno é uma das melhores épocas do ano para conseguir fazer fotos deslumbrantes ao pôr do sol.

Inclua pratos quentes no cardápio

As comidas “quentinhas” têm tudo a ver com o inverno, ajudam os convidados a se aquecerem e criam uma sensação de conforto.

Aliás, os pratos quentes que podem ser servidos nos casamentos brasileiros se enquadram perfeitamente no conceito de confort food, ou seja, aquela comida afetiva, que proporciona certo alívio emocional.

Você pode incluir sopas e caldos em seu cardápio, além de cremes quentes e carnes com molhos mais espessos.

As massas e risotos também são ótimas opções. E que tal inovar e oferecer aos seus convidados um delicioso fondue?

Se a ideia é proporcionar conforto, você pode inclusive se inspirar nas comidas preferidas da sua infância, como aquele prato que a sua avó preparava divinamente.

A sofisticação pode estar presente na recepção do seu casamento, mas talvez ela não seja a sua prioridade. Muitas vezes a simplicidade se sobrepõe e agrada muito mais aos convidados.

Outras ideias que estão em alta para casamentos no inverno são o bar de bebidas quentes e a mesa de café

Em ambos os casos, a proposta é oferecer bebidas para aquecer os convidados tanto no momento de sua chegada (eles estão vindo de um ambiente frio) quanto durante todo o evento.

Crie um dress code apropriado

O dress code é uma orientação para os seus convidados quanto aos trajes mais adequados a serem usados no seu grande dia.

Não se trata de uma exigência e nem de interferir no que as pessoas vão usar. É apenas uma sugestão para aqueles que se sentem perdidos e não sabem o que vestir.

No caso do casamento no inverno, é importante demonstrar que é possível utilizar casacos, cachecóis e pashminas.

Muitas mulheres se sentem obrigadas a usarem vestidos de alças ou mangas curtas em casamentos e isso pode causar um grande desconforto no inverno.

Então, mostre às suas convidadas que você se importa com o conforto delas e que é perfeitamente possível criar um visual sofisticado, festivo e confortável para um casamento no inverno.

Use mangas longas

O vestido de noiva de manga longa é um clássico totalmente adequado para um casamento no inverno.

Inclusive, muitas noivas que se casam no verão desejam o vestido de manga longa mas acabam desistindo por conta das altas temperaturas.

É claro que você não precisa usar a manga longa no seu traje do grande dia, mas resolvemos destacar esta possibilidade aqui porque esse modelo é um desejo muito comum.

As mangas longas remetem à sofisticação e você ganha diversas possibilidades de tecidos diferenciados e aplicações.

A capa também é um item do look para noivas que está em alta e cai muito bem em casamentos no inverno.

Para o seu vestido, você tem a opção de escolher tecidos mais encorpados e com brilho, como o cetim.

Quer se inspirar? Clique aqui para conhecer a coleção completa da Internovias e escolher os seus modelos favoritos para casamentos no inverno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados