Agende um horário!

Tipos de buquê de noiva e como escolher o seu

Tipos de buquê de noiva e como escolher o seu

A tradição da noiva segurar um buquê a caminho do altar tem sido mantida em razão da beleza e da simbologia do acessório. Mas são vários os tipos de buquê de noiva e, para fazer uma boa escolha, é preciso conhecer todas as opções.

Em primeiro lugar, precisamos dizer que, se a moda é a personalização de vários detalhes do casamento, é claro que o buquê de noiva pode ser personalizado também.  

Você pode usar a criatividade e conceber um buquê que combine com a sua personalidade e seja único. 

Contudo, para isso, você deve conhecer bem as opções disponíveis para, por exemplo, criar um buquê que una características de duas delas.

Nesse artigo vamos falar sobre os diversos tipos de buquê de noiva, tanto com relação ao formato quanto às possibilidades de buquês com flores naturais ou artificiais

Além disso, vamos abordar as tendências de buquê que estão em alta e quais são as melhores opções para combinar com o estilo da cerimônia.

Outro assunto importante que não vamos deixar de lado é a escolha certa do tamanho do buquê em relação ao seu porte físico

Ou seja, se você fizer a leitura completa deste artigo vai saber tudo o que é importante para escolher o melhor buquê de noiva para o seu grande dia. 

Então, vamos ao que interessa.

9 tipos de buquê de noiva

Neste tópico, vamos conhecer os diferentes tipos de buquê de noiva e com quais situações eles mais combinam.

Buquê desconstruído

Vamos começar pelo grande protagonista no momento. O buquê desconstruído segue a tendência da personalização e não se enquadra nos formatos tradicionais.

A sua principal característica é a assimetria, tanto no que diz respeito ao formato, quanto na mistura de espécies diferentes de flores.

Além disso, o buquê assimétrico costuma misturar cores mais fortes, como o roxo e o marsala, com os tradicionais tons pastéis e neutros, como o rosa claro, o nude e o amarelo. 

O buquê assimétrico está muito relacionado às preferências específicas da noiva e se enquadra em diversos estilos de cerimônia, mas combina especialmente com as mais modernas e boho

Buquê cascata

O buquê cascata também é conhecido como “cacho de uva” e é o mais imponente e volumoso entre os tipos de buquê de noiva.

Ele foi esquecido durante alguns anos, mas agora voltou a ser muito procurado principalmente por noivas que desejam personalizá-lo colocando mais volume e comprimento ou tornando-o mais compacto. 

Ele é utilizado em casamentos mais clássicos e indicado para noivas que não abrem mão de um buquê mais chamativo.

Costuma ficar perfeito para noivas altas e longilíneas, mas pode acabar escondendo a beleza das noivas mais baixinhas.

Buquê braçada

O braçada é o buquê carregado e apoiado em um dos braços, daí o seu nome. Ele é o preferido das noivas românticas

Devido a impressão de cuidado da noiva com as flores, ao apoiá-las no braço, entre os vários tipos de buquê de noiva, esse é um dos que mais combina com cerimônias bucólicas, realizadas em meio à natureza 

A sensação causada pela noiva que carrega um buquê braçada é a de informalidade, portanto ele não é muito utilizado em casamentos clássicos.

Buquê redondo ou bolinha 

Esse é um dos tipos de buquê de noiva mais queridos e nunca sai de moda. Por ser a opção mais clássica, combina com as cerimônias luxuosas realizadas à noite em espaços fechados.

Mas o luxo associado ao buquê redondo não impede o acréscimo de um toque mais moderno, para as noivas que gostam de inovar sem abrir mão do clássico.

Uma das opções é a mistura de diferentes tipos de flores mantendo o formato redondo. Também é possível variar as cores. 

Como tradicionalmente o buquê bolinha é feito com flores da mesma cor e da mesma espécie, essas variações já são consideradas uma inovação e tanto.

Uma variação do buquê redondo que vem se popularizando é o chamado buquê taça, que também tem o formato arredondado, mas com boca mais aberta, se assemelhando a uma taça.   

Essa última variação é uma ótima opção para noivas que querem unir o clássico com o moderno. 

Flor única

Inicialmente associada aos casamentos minimalistas, que estão em alta, a flor única também pode ser utilizada quando você opta por um vestido de noiva mais trabalhado e quer concentrar as atenções nele. 

Seja mais glamourosa ou mais minimalista, a noiva que escolhe a flor única geralmente é uma mulher muito segura e moderna, que não tem medo de descartar o tradicional. 

Buquê guirlanda

Esse tipo de buquê tem forma de arco e pode contar com flores somente nas extremidades ou ao redor dele inteiro.

Também é muito usado em casamentos minimalistas e funciona perfeitamente como buquê para madrinhas.

Buquê com flores secas

As folhas secas podem tanto ser inseridas nos arranjos misturadas às opções naturais quanto serem sozinhas as protagonistas do buquê.

O buquê feito totalmente com flores secas combina com cerimônias industriais e boho.  

Além disso, uma vantagem destacada pelas noivas mais apegadas aos seus buquês é a possibilidade de guardá-lo como lembrança do grande dia

Buquê com flores artificiais

Quando composto por flores naturais, dependendo do clima e do tempo de exposição do buquê, pode ser que ele chegue ao fim do dia com um aspecto um pouco deteriorado. 

Nesse caso, os buquês com flores artificiais são uma excelente opção, até porque já existem empresas especializadas em confeccionar modelos muito semelhantes aos com flores naturais.

Essa ideia também agrada as noivas que querem guardar o buquê como lembrança

Mas se o seu casamento for realizado no campo e em um espaço aberto, as flores naturais farão mais sentido. 

Buquê sem flores

Vários elementos podem ser utilizados como acessório a ser segurado pela noiva. 

É possível confeccionar vários tipos de buquê de noiva, como os com penas, frutas, crochê, páginas de livros, sementes, especiarias, entre tantas outras opções.

Essas variações são adotadas quando a noiva deseja mostrar uma personalidade diferenciada. 

Noivas supersticiosas, por exemplo, podem usar especiarias que atraem coisas positivas para o grande dia. 

Quais opções estão em alta?

Como o buquê é um acessório, para saber os tipos de buquê de noiva que são tendências, é preciso saber também que estilos de cerimônia estão em alta.

Como no momento o estilo de casamento mais procurado é o minimalista, os buquês que combinam com essa opção também são os mais procurados.

Isso significa que, se você está indecisa quanto à escolha do buquê, você pode apostar em opções como a flor única e a guirlanda.

Mas se você não acha interessante uma mudança tão grande e prefere uma opção em que as flores tenham mais destaque, o buquê desconstruído é a sua opção

Aliás, a personalização é a grande característica do buquê desconstruído. Com ele, você pode usar a sua criatividade.  

Qual é o buquê adequado ao seu porte físico?

O ideal é que o seu buquê seja proporcional ao seu biotipo. Nesse sentido, buquês maiores como o cascata e o braçada combinam muito com as noivas mais altas.

Por outro lado, o buquê redondo e a flor única são muito indicados para as noivas baixinhas.

Mas tudo é adaptável. Por exemplo, se você é baixinha e acha lindo o buquê cascada, pode pedir ao seu florista que confeccione um buquê nesse estilo, mas com um volume menor.

Mas se você é uma noiva alta e deseja uma flor única, pode escolher uma flor de maior porte e ornamentá-la com algumas folhagens. 

Sobre os tipos de flores

Para chegar à definição ideal para o seu buquê de noiva, a escolha das flores também é fundamental

Há uma variação enorme de possibilidades e você precisa levar em consideração a época do ano em que cada uma delas é mais abundante, além da proposta do seu casamento.

As flores do buquê podem combinar ou não com as flores usadas na decoração da cerimônia e da recepção. Essa correspondência não é uma obrigação.

Depois de conhecer os diferentes tipos de buquê de noiva, nossa recomendação é que você já defina as flores para toda a decoração do seu casamento, já que provavelmente um mesmo profissional será contratado para cuidar das duas coisas. 

Para saber mais sobre a escolha das flores, leia: Como escolher as flores para o seu casamento!

Um comentário em “Tipos de buquê de noiva e como escolher o seu”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados