Agende um horário!

O que é grinalda? Eu preciso casar com uma?

O que é grinalda? Eu preciso casar com uma?

Você sabe o que é grinalda? Com certeza você já ouviu alguma frase sobre o desejo ou a necessidade de se casar de véu e grinalda

Se você é uma noiva entusiasta dos casamentos tradicionais, é provável que você mesma já tenha dito que deseja se casar com esses dois acessórios. 

A expressão “véu e grinalda” é muito conhecida no mundo dos casamentos e, muitas vezes, é posta como sinônimo de uma cerimônia realizada com todos os detalhes e pompa que poderia ter: “ela se casou de véu e grinalda” seria o mesmo que “ela se casou aos moldes de uma noiva clássica e tradicional”.

O véu é um acessório conhecido e realmente desejado por várias noivas. Trata-se de um tecido que pode cobrir toda a cabeça da noiva ou parte dela.

Quanto ao outro acessório, muitas pessoas não sabem nem o que é grinalda. Será que ela é tão importante assim?

Ao ler este artigo, você vai entender o que é grinalda, saber se você precisa ou não usá-la no grande dia e quais são as opções mais comuns deste acessório, bem como outras alternativas possíveis. 

Afinal, o que é grinalda?

Não se preocupe se você já utilizou a expressão “véu e grinalda”, mas não sabe exatamente o que é grinalda. Essa é uma dúvida de muitas noivas.

A expressão se popularizou porque estes dois acessórios são historicamente muito tradicionais dentro das cerimônias cristãs de casamento no ocidente.

Talvez você até já tenha utilizado uma grinalda em algum momento, mas não tenha associado o nome ao objeto.

A grinalda é o acessório que segura o véu na cabeça e geralmente tem o formato de uma coroa

Por isso, muitas vezes ela também é chamada de coroa ou tiara e, embora tenha outras denominações, continua sendo muito tradicional e muito utilizada em casamentos de todos os estilos mundo afora. 

Associada ao tradicional, a grinalda é sempre utilizada em cerimônias clássicas, celebradas em igrejas ou outros templos. 

Mas, como já dissemos aqui no blog, todo casamento tem alguma pitada clássica. Então, se você se identifica com a grinalda, pode utilizá-la seja qual for o estilo do seu casamento. Até porque, com o passar do tempo, a grinalda ganhou diversas versões e atualizações.

Quais são os tipos de grinalda?

Agora que você já entendeu o que é grinalda, deve saber também que ela conta com algumas diferentes versões.

O tipo de grinalda mais tradicional e mais utilizado é o que tem formato de coroa e pode ser feito em diversos materiais, geralmente com a base em algum metal e aplicações de pedrarias. 

Mas, além da grinalda tradicional, também tem sido muito utilizada, sobretudo em casamentos rústicos e boho, a grinalda feita de flores.

Esta pode ser uma ótima opção se o seu casamento for realizado ao ar livre e em contato com a natureza, como na praia ou no sítio.

Essa versão da grinalda traz à tona o romantismo, a suavidade e a sensibilidade da noiva e pode ser confeccionada tanto com flores secas ou artificiais quanto em flores frescas

Há também algumas opções ainda mais inovadoras que trocam as flores por folhagens e funcionam muito bem quando a noiva deseja manifestar seu amor pela natureza.  

Contudo, se você pensa que as grinaldas de flores e folhagens representam uma modernização em relação às tradicionais coroas, não é bem assim.

As coroas de flores são facilmente encontradas nas cabeças dos reis e imperadores em filmes e séries épicas. E realmente este acessório era utilizado.

Então, se o seu casamento é ao ar livre, mas ao mesmo tempo você quer dar a ele um tom épico ou de realeza, esse tipo de acessório também vai cair muito bem. 

Todas essas versões da grinalda possuem o formato semelhante que tem a função de segurar o penteado e também são chamadas de tiaras. 

Mas existe outra variação da grinalda, que se assemelha a uma auréola em torno da cabeça da noiva.

Esse tipo de grinalda é muito escolhido pelas noivas que pretendem usar coques. O círculo que forma a grinalda pode ser mais largo ou mais estreito, circundando o coque. 

Se você quer usar uma grinalda no grande dia, nossas dicas para que você faça uma boa escolha são as seguintes:

Se a sua cerimônia for clássica, realizada na igreja, a grinalda tradicional em formato de coroa é a opção mais adequada.

Se o seu casamento for ao ar livre e tiver uma proposta boho, por exemplo, a grinalda de flores será uma excelente opção.

Você também pode utilizar as flores e as folhagens, caso queira dar um tom épico ao seu visual. 

Mas lembramos que essas regras podem ser quebradas e você pode inovar na utilização da sua grinalda, afinal a personalização é a tendência mais forte nos casamentos atuais. 

É mesmo necessário usar uma grinalda?

Como dissemos, a grinalda é um acessório de origem clássica. Se você é uma noiva totalmente moderna e tem outro estilo, é claro que a grinalda não é obrigatória.

Talvez você sinta essa obrigação por conta da força da expressão “casar de véu e grinalda”, que, às vezes, é interpretada como “casar realmente” ou “casar de verdade”.

Mas esta é apenas uma expressão popular que ganhou muita força devido ao tradicionalismo que o véu e a grinalda representam. 

É claro que o seu casamento será real e verdadeiro, você usando ou não este acessório. Pense no exemplo do véu: são muitas as noivas que o dispensam. 

Portanto, a grinalda também é um belo acessório que pode ou não ser utilizado a depender das preferências da noiva. 

Caso você prefira não utilizar a grinalda, existem diversas outras opções de acessórios que podem ser utilizados nos cabelos. 

A tiara, que é uma parente próxima da grinalda, é uma opção escolhida com frequência. Os acessórios em formato de pente com aplicações cheias de brilho também são bastante utilizados.

Há, ainda, opções mais minimalistas como os pequenos acessórios que representam somente pontos de luz que dão destaque ao penteado. A flor única aplicada ao penteado segue essa mesma lógica. 

Se o minimalismo for o seu estilo ou se você é uma noiva muito moderna que deseja dispensar os acessórios,  o seu penteado também pode ser elaborado somente com grampos invisíveis, deixando somente o seu cabelo à mostra

Agora que você já sabe o que é grinalda e entende que ela não é obrigatória, é hora de pensar em outro detalhe importante do look da noiva: o buquê. Clique aqui para ler nosso artigo sobre o assunto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados