Agende um horário!

20 ideias para o livro de assinaturas do seu casamento

20 ideias para o livro de assinaturas do seu casamento

O famoso livro de assinaturas é um dos itens que permitem a total personalização em uma cerimônia de casamento e tem ganhado algumas versões bem peculiares e modernas.

Já não basta apenas registar a presença dos seus convidados, é preciso fazer a diferença e ter uma lembrança extra para guardar com muito carinho.

Muitas vezes, o livro de assinaturas nem é um livro. E sua missão, além de registrar aquele carinho e os votos de felicidades dos convidados, é também refletir a personalidade dos noivos.

Neste artigo, vamos enumerar diversas opções para te inspirar na escolha do seu livro de assinaturas.

Ele pode ser composto, por exemplo, por uma árvore de recados, rolhas de garrafas, entre tantas possibilidades que veremos nos próximos tópicos. 

Mas, como a personalização é a principal regra, é claro que você pode ter uma ideia ainda mais inovadora e única para aplicar em seu grande dia.

Inclusive, se você está planejando ter um livro de assinaturas completamente inovador, conte-nos a sua ideia aqui nos comentários do post.

Por outro lado, se você é uma noiva clássica e mais tradicional, também existem opções maravilhosas para o seu livro de assinaturas.

O importante é não abrir mão dessa lembrança, já que muitas vezes sua importância é esquecida na correria dos preparativos para o casamento. 

Inspirações para o seu livro de assinaturas

Selecionamos várias ideias para te inspirar, desde as mais tradicionais até as mais inovadoras. Confira!

Fotos do evento com assinaturas no verso ou scrapbook

As fotos impressas instantaneamente podem funcionar como uma lembrança que você pode ter  da presença do seu convidado no dia do seu casamento.

As fotos podem tanto conter recadinhos nos versos quanto serem coladas em um scrapbook em que seus amigos e familiares também poderão escrever recados.

Livro com fotos do ensaio fotográfico pré-wedding

Se as fotos instantâneas não são a melhor opção para você, você pode procurar uma gráfica que produza um livro com as fotos do seu ensaio pré-wedding e espaços para que os convidados escrevam recados no dia do casamento.

Placas de madeira ou bandejas

Nesses dois casos, o seu livro de assinaturas se transforma em um artigo que vai decorar lindamente a sua mesa de jantar ou de café da manhã.

Providencie canetas cuja tinta se fixe bem na madeira ou no material da bandeja e que também gere um visual bonito.

Rolhas de garrafas

Essa é uma ótima ideia para amantes de vinho. Os convidados do casamento devem assinar as rolhas que vão compor um quadro ou um belo vaso posteriormente.

Você pode também iniciar essa tradição em seu casamento e continuá-la sempre que receber uma visita, aumentando sua coleção de rolhas. Peça aos seus amigos que, além de assinar, coloquem a data da visita.

livro-de-visita-casamento-rolhas

Garrafa

Se você é apaixonado por alguma bebida específica, além da ideia das rolhas, você pode utilizar a própria garrafa de bebida como um livro de assinaturas.

Escolha uma caneta com boa fixação e uma cor mais chamativa, como o prata ou o dourado.

convidados-escrevem-na-garrafa-de-vinho

Mensagens na garrafa

Essa é uma das opções mais baratas e criativas. Disponibilize pequenos papéis para que seus convidados possam escrever mensagens e posteriormente enrolá-los e colocá-los em uma garrafa.

livro de visitas garrafa

Post-its

Essa opção também é muito barata. Os convidados podem escrever mensagens em post-its e fixá-los em um quadro ou painel.

Colcha de retalhos

Essa ideia funciona muito bem em casamentos rústicos. Peça aos convidados que escrevam suas mensagens em pedaços de tecido cortados do mesmo tamanho.

Posteriormente, você contrata uma costureira para unir os fragmentos e transformá-los em uma colcha.

Varal de recados

Mais uma ideia ótima para casamentos rústicos. Basta disponibilizar os papéis para que seus convidados escrevam mensagens e utilizem pregadores para colocá-las em um varal.

guestbook-livro-de-visitas-retalhos

Árvore de desejos

A ideia é parecida com a do varal, mas, nesse caso, as mensagens são colocadas em galhos de uma árvore, que pode ser tanto artificial e montada especialmente para a ocasião quanto uma árvore natural.

A ideia funciona melhor para casamentos realizados durante o dia e ao ar livre.

Quadro de corações

Pequenos corações de madeira ou até mesmo de papel podem ser usados pelos convidados para anotar seus recados aos noivos.

Depois é só juntá-los e montar um quadro de mensagens para decorar a sua casa.

Quadro com folhas de árvores

Essa é uma das opções preferidas das noivas amantes da natureza. Providencie com o seu designer ou com uma gráfica um quadro com a foto ou desenho de uma árvore cujas folhas sejam espaços para a anotação de recados.

Quebra-cabeças

Você pode providenciar um quebra-cabeças cujas peças formam um coração ou a foto do casal e os convidados podem escrever seus recados em cada uma das peças.

Placas com as iniciais do casal

Sabe aquelas placas de madeira, acrílico ou metal com as iniciais dos noivos que são utilizadas geralmente para decorar a mesa de doces?

Elas podem desempenhar uma dupla função: além de participarem da decoração do casamento, podem ser o seu livro de assinaturas também.

livro-de-visita-casamento-iniciais-de-nomes

Pedras personalizadas

Os desejos dos convidados para o casal podem ser escritos em pedras personalizadas que, posteriormente, podem decorar o seu jardim ou serem colocadas em um vaso.

livro-de-visita-casamento-pedras

Mapa ou globo terrestre

Essas são ideias para casais que adoram viajar. Os recados podem ser anotados próximos à representação do país, estado ou cidade que cada convidado acha que os noivos deveriam visitar.

Instrumentos musicais

Quando um dos noivos é músico ou toca algum instrumento, pode utilizar sua guitarra ou violão como livro de assinaturas.

Discos de vinil

Esta é uma ótima opção para casais amantes de música em geral, principalmente aqueles que curtem um clima retrô.

As assinaturas e recados dos convidados podem ser colocados em discos de vinil que depois podem ser emoldurados para compor a decoração da sua casa.

casamento-vintage-ideias-vinil-livro-visitas

Máquina de escrever

E se essa ambientação retrô te agrada, que tal retomar a tradição de escrever cartas?

Providencie uma máquina de escrever e várias folhas de papel para ficarem disponíveis durante o casamento.

Assim, os convidados vão se divertir com a possibilidade de usar a máquina e também ficarão inspirados para deixar suas mensagens.

Caixas de correio

Você também pode disponibilizar para os convidados pequenos envelopes com cartões em branco para que eles escrevam mensagens e depositem em um recipiente que pode ter o formato de uma caixa de correio.

Conclusão

São infinitas as possibilidades de livros de assinaturas que você pode adotar em seu grande dia.

Apresentamos aqui algumas das mais queridinhas, desde as mais tradicionais até as mais inovadoras.

Como você já sabe, o livro de assinaturas não costuma pesar no seu orçamento e é aplicável a qualquer estilo ou proposta de celebração.

O que temos visto é a preocupação das noivas com esse tipo de detalhe quando os casamentos são mais personalizados e mais intimistas.

Isso acontece porque, em uma cerimônia com uma quantidade pequena de convidados, os que ali estão são pessoas realmente próximas aos noivos, que se sentem mais à vontade para deixarem escritas mensagens cheias de carinho e votos de felicidade.

Se você deseja um casamento totalmente personalizado com um livro de assinaturas que tenha a sua cara e com a presença somente das pessoas que você mais ama, que tal ler o nosso artigo sobre casamento intimista? É só clicar aqui e encontrar muito mais inspirações.

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados