Agende um horário!

Dicas para planejar seu destination wedding + vestidos

Dicas para planejar seu destination wedding + vestidos

Se você está pensando em escolher o destination wedding para celebrar o seu grande dia, você precisa ler este artigo. O destination wedding é uma proposta diferente que proporciona uma experiência marcante para todos os presentes.

A comemoração, inclusive, não precisa durar apenas algumas horas. Você pode programar os festejos para um fim de semana ou até uma semana inteira.

Nos próximos tópicos, você vai entender melhor o que é destination wedding e como organizar o seu. 

O que é um destination wedding?

A expressão destination wedding pode ser adaptada para o português como “casamento fora” e significa que a celebração do grande dia vai ocorrer fora da sua cidade.

Ou seja, o destination wedding consiste em ir para outra cidade ou até outro país para realizar a cerimônia.

A opção por esse deslocamento pode ocorrer por várias razões: a cidade em questão pode ter marcado a história de vida de algum dos noivos, eles podem ter se conhecido neste local, eles podem ser um casal que ama viajar ou serem apaixonados por um tipo de paisagem ou cultura presente em determinada cidade.  

Enfim, são muitas as possibilidades. E o seu caso pode não ser nenhum dos citados. Você pode simplesmente achar lindo se casar em uma pequena cidade histórica ou interiorana.

Que tal uma praia? Uma fazenda antiga? Um hotel famoso? Um castelo? Uma vinícola? E se fosse um casamento num resort no meio do deserto?

Há infinitos destinos possíveis. O fato é que este estilo de casamento é bastante diferenciado e proporciona uma experiência única tanto para os convidados quanto para os noivos

Certamente este tipo de celebração é diferente das cerimônias às quais os seus convidados costumam comparecer. É por isso que se esta for a sua opção, a lembrança vai ficar na memória deles para sempre.  

Então, que tal escolher um destino que tenha a ver com a sua personalidade ou com a sua história e começar o planejamento?

No próximo tópico, vamos listar alguns detalhes específicos nos quais você precisa pensar caso opte por um destination wedding. 

Como planejar o seu destination wedding?

A organização de um destination wedding abrange todas as etapas de planejamento que compõem outros estilos de casamento. Mas existem alguns detalhes extras aos quais você precisa se atentar.

Vamos falar sobre os principais deles em seguida:

Pense na quantidade de convidados 

Manter a mesma quantidade de convidados de uma cerimônia tradicional em um destination wedding pode tornar os custos do casamento muito maiores.

É por isso que, na maioria dos casos, o destination wedding conta com um número reduzido de convidados. Neste caso, é importante priorizar os familiares e amigos mais próximos apenas. 

Em média, o valor do dinheiro investido em um casamento tradicional para 150 convidados é comparável ao de um destination wedding para cerca de 30 pessoas. 

Ou seja, sem dúvida, trata-se de uma cerimônia mais cara, embora existam algumas exceções. 

Se você vai se casar no interior, por exemplo, em uma cidade não muito badalada, os custos dos fornecedores locais podem ser bem mais baratos que os dos fornecedores da capital. 

Mesmo assim, haverá custos extras, como o das viagens prévias que você terá que fazer ao local para organizar todos os detalhes e o da hospedagem. 

Como fazer a lista de convidados é uma tarefa difícil até para quem vai ter um casamento tradicional, se você optou pelo destination wedding, é melhor cuidar dessa tarefa o quanto antes. 

Envie convite e save the date com maior antecedência

Como precisam se deslocar para participar da celebração, os convidados precisarão de mais tempo para se planejar.

Então, envie o save the date e o convite o quanto antes. Quanto maior a antecedência menores serão os riscos de algum convidado não conseguir comparecer.

Contrate uma assessoria do local

Se você mora em outra cidade e vai organizar todo o seu casamento à distância, é importante contar com a ajuda de uma pessoa da sua confiança que esteja mais constantemente presente no local onde o evento vai acontecer.

Uma cerimonialista ou assessora local vai conhecer os melhores fornecedores da região e te orientar quanto aos possíveis costumes e tradições locais.

Além disso, ela poderá ir pessoalmente ao local da cerimônia para fazer fotos ou vídeos de detalhes sobre os quais você tenha dúvidas.

Em outras palavras, a assessoria local representará os seus olhos sempre que você não puder estar presente na definição dos detalhes para o grande dia.

Escolha uma pessoa empática e com quem a comunicação seja sempre fácil e fluida, sem nenhuma dificuldade. Assim você se sentirá mais segura ao fazer as escolhas do destination wedding. 

Liste os custos extras em seu orçamento

Dependendo das suas escolhas, os custos extras de um destination wedding podem variar muito.

Você precisa pensar, por exemplo, em quem vai arcar com os custos do deslocamento e da estadia dos convidados.

Se forem os noivos, com certeza esses custos serão bastante representativos em seu orçamento total.

Além disso, mesmo com a ajuda de uma assessora do local, você precisará viajar à cidade da celebração ao menos uma vez durante a organização do grande dia.

Os custos dessas idas ao local também precisam ser contabilizados juntamente com o deslocamento de possíveis fornecedores da sua cidade de origem.

Se você vai se casar em outro país, a resolução de questões burocráticas também pode gerar alguns custos, sobretudo se você vai levar alguma equipe da sua cidade para trabalhar na celebração.

Esteja ciente das tradições, especificidades e regras locais

Se você escolheu se casar em outro país ou em uma região muito diferente da sua, é bom se inteirar sobre os costumes e especificidades do local.

Será que lá os casamentos costumam ser celebrados nos mesmos horários que acontecem em sua cidade de origem? E a festa pode ocorrer até de madrugada?

Os ritos e partes da cerimônia seguem a mesma lógica que um casamento tradicional? Existe alguma tradição quanto às roupas a serem usadas tanto pelos noivos quanto pelos convidados?

Será que os custos das aquisições necessárias para o casamento são muito diferentes? Em países europeus, por exemplo, as flores são bem mais caras.

Pense também nas condições climáticas do local. Isso vai ser muito útil para escolhas relacionadas à decoração e ao seu traje. 

E a escolha do vestido?

A escolha do vestido para um destination wedding envolve praticamente as mesmas questões quando o casamento é tradicional.

As duas principais regras são: ter o seu estilo representado e se adequar à ambientação da cerimônia. 

Quanto ao seu estilo, você pode fazer uma lista dos detalhes indispensáveis que um vestido de noiva tem que ter para que você se sinta linda e segura ao usá-lo. 

Esses detalhes vão te orientar no início da busca pelo vestido. Por exemplo, se para você o vestido de noiva tem que ser ao estilo evasê, com decote tomara que caia e sem muitas aplicações, você já deu um grande passo rumo ao traje perfeito.

Já quanto à ambientação, há recomendações para cada tipo de local. Por exemplo, para casamentos na praia, é melhor utilizar tecidos leves e com poucas aplicações.

Casamentos em ambientes fechados, quando são mais requintados, acabam sugerindo um vestido de noiva com mais brilho e volume.

Se o casamento é no campo ou nas montanhas, os vestidos com rendas e aplicações florais ficam ótimos, porque remetem à singeleza e ao contato com a natureza.  

Veja abaixo algumas opções da Internovias para destination weddings ambientados na praia, no campo, nas montanhas e em ambientes fechados. 

Vestidos para destination wedding na praia

Vestidos para destination wedding no campo

Vestidos para destination wedding nas montanhas

Vestidos para destination wedding em ambientes fechados

Quer conhecer nossa coleção completa? Com certeza a Internovias tem o vestido perfeito para o seu destination wedding. Clique aqui e se apaixone!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados