Agende um horário!

Elopement wedding: o que é e como organizar a cerimônia 

Elopement wedding: o que é e como organizar a cerimônia 

O elopement wedding se tornou tendência em 2020 por ser uma alternativa bastante adequada para os casais que não querem ou não podem esperar o fim da pandemia para celebrar sua união.

Já citamos essa alternativa aqui no blog, no artigo com ideias de casamento na pandemia, mas agora vamos nos aprofundar neste assunto. 

Apesar de estar ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos, o elopement wedding já existe há muito tempo, só não era tão conhecido no Brasil.

Mas em outros países ele já era uma alternativa bem palpável e conhecida mesmo antes da pandemia, por oferecer algumas vantagens.

No entanto, esse estilo de casamento é uma excelente alternativa especialmente para o período de pandemia porque dispensa a presença de convidados, ou seja, cumpre as medidas de distanciamento social evitando as aglomerações. 

Se você está planejando o seu casamento e considera o elopement wedding uma opção, você precisa ler este artigo até o final.

Nos tópicos a seguir, você vai saber o que é exatamente o elopement wedding, como realizar seu planejamento e quais serviços você precisará contratar.

O que é elopement wedding?

Muitos profissionais da área de eventos definem o elopement wedding como “casamento a dois”.

Contudo, se formos buscar a tradução ao pé da letra, veremos que se trata de um termo norte-americano que significa nada menos que “casamento em fuga”.

Ao que tudo indica, esse formato passou a ser utilizado na época medieval por casais que não tinham a aprovação ou consentimento de seus pais para concretizar sua união.

Eles fugiam para outra cidade e realizavam o casamento somente com a presença do celebrante, sem nenhum convidado. Bem estilo Romeu e Julieta, né?

A ideia é bastante romântica e por isso a expressão se perpetuou até hoje. Mas agora a fuga está relacionada a fugir do casamento tradicional e da vida cotidiana e estressante dos noivos.

A proposta é fugir para ter um momento de celebração a dois muito mais focado nos noivos e muito mais intenso para os dois

Sendo assim, na atualidade, podemos definir o elopement wedding como um tipo de cerimônia sem convidados, com a presença apenas dos noivos, do celebrante e dos profissionais envolvidos.

Como toda regra tem exceção, os convidados não são totalmente “proibidos”. Em geral, podem ser convidados os pais ou pessoas muito próximas do casal. Mas não mais que seis pessoas.

O formato é indicado para os noivos que desejam celebrar sua união mas não se identificam com as tradicionais festas cheias de convidados. 

Entretanto, com a pandemia do novo coronavírus, pode ser uma alternativa também para os noivos que desejam realizar uma grande festa, mas não podem fazê-la no momento, por conta da necessidade de distanciamento social.

Se você é uma noiva que se enquadra nesse perfil, pode pensar no elopement wedding como uma primeira celebração durante a pandemia e realizar a festa depois que esse período passar, talvez com a renovação dos votos. Que tal?

Onde realizar o elopement wedding?

Esta costuma ser a primeira pergunta que vem à mente quando os noivos cogitam a possibilidade desse tipo de celebração.

Há noivos que escolhem o elopement wedding porque já têm em mente aquele lugar especial que será o cenário perfeito.

Mas também há os que gostam da ideia de não ter convidados e por isso optam por esse tipo de celebração, sem ter ideia sobre a escolha do local.

Como vimos, historicamente, o elopement wedding consiste na fuga para um local diferente de onde os noivos residem, para a realização da cerimônia.

Mas na atualidade, essa não é uma regra. Se você quiser realizar a celebração na sua casa, você pode.

Se quiser realizar em algum local especial para o casal na própria cidade onde moram, também pode.

Que tal fazer no seu bar ou restaurante favorito? E se fosse em um ponto turístico da cidade? Ou, ainda, em um hotel? 

São diversas as opções dentro da sua própria cidade, mas as viagens também oferecem inúmeras alternativas maravilhosas.

Você pode escolher tanto um destino próximo à sua cidade quanto uma viagem internacional.

Se existe um local que o casal já visitou e que é especial, este pode ser um cenário memorável.

Mas se vocês sonham em conhecer Veneza ou Paris e chegaram a pensar nesses destinos para a lua de mel, podem fazer as duas coisas juntas: celebração e viagem dos sonhos.

O importante é escolher um local onde os noivos se sintam felizes, que combine com seus gostos e preferências.

Como planejar um elopement wedding?

Ainda que não conte com os convidados e possa ter investimentos bem menores, o elopement wedding não é tão simples de ser organizado.

Há vários detalhes nos quais você precisa pensar, assim como nos casamentos tradicionais. O que ocorre é uma mudança de foco.

Se em uma cerimônia tradicional você precisa se preocupar em agradar aos convidados com a decoração, comida e música, entre outros fatores, no elopement wedding todo o foco é voltado apenas para os noivos.

Existem alguns fatores que precisam de especial atenção quando você opta por celebrar a sua união em um elopement wedding, como a escolha do local.

Mas não pense que o planejamento de um elopement wedding se resume à definição do local, ainda que começar por essa definição seja uma ótima opção. 

Além da definição do local, você precisa ser criteriosa na escolha dos profissionais a serem contratados, que vão cuidar dos detalhes que você considerar importantes para uma celebração memorável.

Ou seja, você pode tanto contratar apenas o celebrante e o fotógrafo quanto ir além disso e pensar em decoração, músicos, DJ, comida e bebida, entre tantas outras coisas que você desejar para você e para o seu amor.

Quais serviços você precisa contratar?

Não é porque trata-se de um elopement wedding que você tem que abrir mão de todos os detalhes que podem fazer parte de um casamento.

Então, se você sonhou com aquela música que faz parte da sua história tocada por um grupo de violinos, vá em frente, nada é proibido.

Você pode precisar também de profissionais para cuidar do seu cabelo e da maquiagem e, sim, você pode ter um dia da noiva, com vários serviços incluídos. 

Quanto à decoração, dependendo da escolha do local, principalmente quando a celebração é ao ar livre, o próprio cenário já garante fotos lindas (se você tiver um bom fotógrafo, claro).

Mas você pode acrescentar as suas flores preferidas ou objetos que têm tudo a ver com a história do casal, entre tantas outras coisas.

E não é porque você não terá convidados que não precisa se preocupar com comida e bebida. Que tal um belíssimo bolo e uma garrafa do seu espumante favorito?

Você também pode providenciar uma mesa com vários doces e finger foods para serem desfrutados por você e pelo seu amor.

Por outro lado, se você não quer nenhum desses detalhes e planeja realizar o elopement wedding com o mínimo de contratações e custos possíveis, pode manter seu foco nas contratações do celebrante e do fotógrafo

Na prática, você pode apenas fazer uma troca de votos em que os noivos dizem o que sentem e o que esperam do casamento.

Mas a presença de um celebrante profissional vai dar os ares de cerimônia ao elopement wedding. Com ele, a celebração se torna realmente uma cerimônia e fica tudo mais organizado.

Não se esqueça de que esse dia será de muita emoção para os noivos e o celebrante possui a experiência e a sensibilidade para conduzir a celebração de acordo com o seu perfil.

Já o fotógrafo é outro profissional importantíssimo não só para o elopement wedding, mas para todos os tipos de casamento.

Não há quem não queira registrar um momento tão significativo. Então, todo cuidado é pouco ao escolher o seu fotógrafo.

Nós também recomendamos a contratação de profissionais de audiovisual para o registro de todos os detalhes em vídeos, ainda que você queira a celebração mais simples possível. 

Geralmente, o elopement wedding é celebrado em um local bonito e que tem ou terá grande significado para o casal.

Além disso, os votos e a condução da cerimônia costumam ser muito emocionantes. Então, se você puder, registre esse momento para rever mais tarde. Vai fazer toda a diferença.

Por último, mas não menos relevante, temos que falar do seu traje para o grande dia. É claro que você vai querer ficar linda, afinal é o seu casamento. 

E nessa parte nós podemos ajudar: temos vestidos de noiva para todos os gostos e tipos de cerimônia e com certeza um deles será o ideal para o seu elopement wedding. Clique aqui para conhecer nossos vestidos e não deixe de marcar um horário para experimentá-los. Aqui na Internovias você pode tanto alugar quanto comprar o seu vestido dos sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados