Agende um horário!

6 erros comuns ao planejar um casamento [o último é o pior]

6 erros comuns ao planejar um casamento [o último é o pior]

A preparação para o seu casamento é, sem dúvida, um dos períodos mais empolgantes que você vai vivenciar. É como se os próprios preparativos já carregassem um pouco da emoção que é comemorar a sua união ao amor da sua vida.

Mas os preparativos envolvem uma série de decisões e desafios que, sem o devido planejamento, podem resultar em algum dos erros comuns cometidos pelos casais ao longo desse processo.

As noivas, em particular, muitas vezes se encontram sob uma avalanche de detalhes para cuidar, desde a escolha do local até a seleção do vestido perfeito. 

Em meio à empolgação e à pressão para que tudo seja inesquecível, é fácil cometer alguns desses erros comuns.  

Neste artigo, vamos abordar os erros mais frequentemente cometidos pelas noivas durante o processo de preparação para o grande dia. 

Ao identificar esses erros e aprender como evitá-los, você vai garantir uma jornada mais suave rumo ao altar e um casamento memorável para todas as pessoas envolvidas.

Continue a leitura!

Não definir um estilo claro de cerimônia 

Se existem noivas que têm cada detalhe do grande dia em mente e sonham com um estilo específico condizente com sua história ou personalidade, também existem as que não conseguem definir um estilo claramente.

Ter dificuldade nesse processo não é o problema. O problema é acreditar que a escolha de um estilo específico não precisa ser feita.

Veja bem, não há problemas em misturar diferentes estilos. A tendência da personalização demonstra que as misturas podem resultar em ambientações inovadoras.

Mas essa definição precisa estar clara para a sua cerimonialista e para os demais fornecedores envolvidos. 

A ausência dessa definição ou o seu adiamento está entre os erros comuns no planejamento de um casamento porque praticamente todas as noivas que ignoram a importância dessa escolha acabam se frustrando.

Isso acontece porque existe uma grande variedade de estilos e cada um deles possui estéticas muito específicas. 

Ou seja, seus fornecedores precisam de um direcionamento que começa pela definição do estilo do seu casamento.

A falta de clareza nesse aspecto pode impactar inclusive a escolha do seu vestido de noiva, pois ela também depende da definição do estilo do casamento.

Por exemplo, um vestido com uma fenda e um decotão pode não ser o mais adequado para uma cerimônia clássica celebrada em uma igreja tradicional.

Já um vestido coberto de aplicações de pedrarias e várias camadas de tecido não é a melhor opção para um casamento tropical celebrado à beira mar.  

Portanto, não menospreze a importância dessa escolha, que deve ser feita logo no início dos preparativos do casamento.

Não seguir um cronograma

Cada casamento tem suas próprias características e isso significa que cada um deles terá seu próprio cronograma a ser adaptado de acordo com a necessidade do casal.

Então, pode ser que em seu cronograma faça sentido, por exemplo, contratar a decoração antes de definir o cardápio, o que para outra noiva pode não ser uma boa ideia.

Mas nos dois casos, se não houver uma ordem de prioridades e um prazo para a conclusão de cada meta, decisões importantes podem acabar sendo tomadas às pressas, prejudicando a celebração do seu grande dia.

Um casamento é como um quebra-cabeças, você precisa encaixar as peças e, para isso, contar com um cronograma é essencial.

Por isso, evite cair em um dos erros comuns cometidos por muitas noivas: empolgar-se com a preparação para o grande dia e tentar resolver várias coisas ao mesmo tempo sem estabelecer prazos.

Isso pode ser um empecilho para que você se concentre em cada escolha, o que vai te deixar exausta ao longo do processo e gerar muita ansiedade.

Convidar todos que o casal conhece, mesmo com orçamento limitado

Listas de convidados longas há tempos já não são uma tendência para casamentos e mesmo quando o casal opta por uma grande celebração com muitos convidados, o motivo dessa escolha não é a pretensão de convidar todos os conhecidos do casal.

Cada vez mais o casamento tem sido pensado como uma celebração intimista a ser compartilhada somente com as pessoas mais queridas.

Então, não tente convidar todos ao seu redor pelo simples fato de “ficar sem graça” quando a pessoa sabe sobre o casamento e não é convidada, principalmente se você contar com um orçamento limitado. 

Em primeiro lugar, o grande dia será muito mais especial se você puder se sentir rodeada por pessoas que realmente fazem parte da sua história de amor.

Em segundo, convidar um grande número de pessoas aumenta significativamente os custos do casamento, incluindo despesas com comida, bebida, decoração, convites e espaço. 

É claro que existem cerimônias intimistas que podem ter custos exorbitantes, mas em geral, a lógica é que quanto maior o número de convidados, maiores as despesas.

Sendo assim, se você tem muitos amigos e realmente quer contar com a presença de todos eles no grande dia, há adequações que podem ser feitas para que o orçamento não seja extrapolado. 

Mas se você cogita convidar muitas pessoas por conta de uma “obrigação social”, é hora de se desapegar dessa ideia e evitar mais um dos erros comuns cometidos pelas noivas.

Considerar somente o preço para a contratação dos fornecedores

O preço é apenas um dos requisitos que você deve considerar ao escolher os fornecedores para o grande dia, pois escolher o fornecedor mais barato pode não garantir a melhor qualidade dos serviços. 

Por outro lado, nem sempre a opção com o maior preço será a melhor ou mais adequada para você.

Partindo desses pressupostos, o ideal é avaliar o preço em relação à qualidade ou benefício oferecido. 

Ao simplesmente escolher a opção mais barata, você pode ter que lidar com serviços desqualificados ou fornecedores sem experiência.

Imagine, por exemplo, uma banda com instrumentos desafinados, um cardápio servido quando os canapés já estão frios ou uma cerimonialista que erra a ordem de entrada dos padrinhos. Você não quer correr esses riscos, não é?

Então a solução é ser muito criteriosa para evitar mais um dos erros comuns cometidos na preparação do casamento: não considerar a qualidade, confiabilidade, experiência e reputação dos fornecedores ao fazer suas escolhas. 

Não incluir a lua de mel no orçamento do casamento

Não pensar na lua de mel é outro dos erros comuns ao planejar um casamento, já que a viagem depois do grande dia representa uma despesa significativa.

Deixar para fechar o pacote da viagem de lua de mel na última hora pode resultar em despesas inesperadas e dificuldades financeiras após o casamento ou então em frustração diante da impossibilidade de fazer a viagem dos sonhos.

A lua de mel precisa ser pensada desde o início dos preparativos como uma parte importante da celebração do casamento, já que será responsável pelas lembranças do início da sua vida a dois.

Não incluí-la no orçamento pode afetar negativamente a experiência pós-casamento e impedir que você desfrute plenamente desse momento especial.

Além disso, mesmo que o orçamento não seja um problema, sem o planejamento antecipado da lua de mel, você pode não encontrar mais vagas naquele hotel romântico ou nos passeios mais requisitados do local para onde você pretende viajar.

Vamos agora ao pior erro de todos e que, certamente, te deixará arrependida pro resto da vida se você o cometer.

Deixar um orçamento baixo para o vestido de noiva

O vestido de noiva é a peça mais importante de um casamento e não estamos exagerando. Pergunte a qualquer pessoa qual imagem vem à mente dela quando o assunto é casamento e ela com certeza dirá que é a da noiva. 

E a noiva só é identificada como noiva porque, no grande dia, o vestido de noiva é o item de maior destaque do seu look.

Imagine então planejar um casamento com um estilo específico, em um lugar muito requisitado, com uma decoração deslumbrante, música ao vivo, um cardápio afetivo e os drinks mais elaborados, mas não poder sentir-se linda e autoconfiante porque o orçamento do seu vestido foi prejudicado pela priorização das outras despesas.

Este será o seu grande dia e você será o grande foco das atenções. Os convidados podem não lembrar do sabor do coquetel que será servido, mas do seu vestido sim.

Além disso, é preciso estabelecer uma coerência entre o seu look e a ambientação criada para vivenciar este momento marcante.

Então, diante de um orçamento limitado, priorize seu vestido de noiva, pois é plausível uma cerimônia simples com uma noiva deslumbrante, usando um traje da mais alta beleza e com excelente qualidade. Mas é inconcebível uma cerimônia cheia de requinte e entretenimento ser estrelada por uma noiva que não pôde usar o seu vestido dos sonhos.

E para te ajudar a evitar todos esses erros comuns e associar beleza, qualidade e preço justo na composição do seu look de casamento, você pode contar com a Internovias.

Acesse nossa galeria e se apaixone pelos vestidos de noiva mais deslumbrantes para todos os estilos de celebração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados