Agende um horário!

Vestido daminha de honra: tudo o que você precisa saber

Vestido daminha de honra: tudo o que você precisa saber

O vestido de daminha de honra é um detalhe que gera muitas dúvidas nas noivas. Sempre vêm à tona perguntas como quem deve pagar pelo seu aluguel ou compra e de quem deve ser a escolha.

Apesar da Internovias não trabalhar com vestidos de daminhas, esta é uma questão comentada frequentemente pelas nossas clientes nas conversas com nossas fadas.

Por isso, trouxemos este assunto para o blog. Nos próximos tópicos, vamos abordar as dúvidas mais recorrentes sobre o vestido das daminhas, incluindo os principais critérios para escolhê-lo. 

Continue a leitura!

Quem deve escolher o vestido da daminha de honra?

Como costumamos dizer em nossos artigos, a palavra e a vontade da noiva são leis quando o assunto está ligado aos detalhes do casamento.

Já falamos aqui no blog sobre a escolha dos vestidos das madrinhas e o vestido das daminhas envolve aspectos semelhantes.

A vontade da noiva deve reinar, mas também é preciso ter bom senso quando o objetivo é a definição do traje que outra pessoa vai usar. 

E quando a pessoa em questão é uma criança, é preciso ainda mais cautela, porque o conforto é mais que essencial e porque há que se considerar também o que pensam os pais da criança.

É muito provável que você seja amiga dos pais das suas daminhas de honra, então deve ter liberdade para conversar com eles sobre o assunto.

Se você tem alguma preferência específica sobre o traje das daminhas, converse com eles.

Talvez você não faça questão de escolher ou ter a palavra final sobre o vestido da daminha de honra, mas queira que ele seja feito, por exemplo, em cetim ou inclua uma fita azul.

Então, dialogue com os pais da criança e veja se eles têm alguma objeção quanto a isto. Talvez eles mesmos possam fazer uma boa escolha seguindo determinados critérios que você vai indicar.

Mas se você é uma noiva muito detalhista e quer escolher pessoalmente cada vestido e acompanhar as provas, é importante verificar se os pais da criança  concordam

É claro que você também pode ser aquela noiva que não deseja ter mais uma demanda para solucionar, preferindo deixar essa escolha a critério dos responsáveis pela criança.

Em todos os casos, como o vestido da daminha de honra é uma escolha que envolve tanto o seu grande dia quanto o traje usado por outra pessoa, o ideal é sempre dialogar com os pais da criança sobre o assunto.

Ou seja, não há regras quanto a quem vai fazer a escolha. Ela pode ser feita inclusive de maneira conjunta. O importante é que todos concordem.

Quem deve pagar pela compra ou aluguel do vestido da daminha de honra?

Este é mais um questionamento para o qual não há regras. Mais uma vez, se os pais da criança são seus amigos, você precisa conversar com eles.

Se o orçamento do seu casamento não está apertado e você pode pagar sem dificuldades pelo aluguel ou compra do vestido, talvez esta seja uma boa alternativa.

Mas se você não tem disponibilidade financeira para arcar com esta despesa, não há motivos para se envergonhar ou deixar de convidar aquela criança de quem você tanto gosta.

Neste caso, é importante lembrar que a situação financeira dos pais da criança pode não possibilitar o aluguel ou compra de um vestido com todos os detalhes que você deseja.

Ou seja, utilize sempre o bom senso. Você não pode fazer muitas exigências quanto ao traje se não for arcar com as despesas.

Se você faz questão de que o vestido da daminha seja confeccionado em determinado tecido e que siga determinado corte, é melhor que se responsabilize pelo aluguel ou compra.

Além disso, se você fizer questão de diversos critérios, é fundamental a indicação de fornecedores que consigam cumpri-los.

Imagine o transtorno que seria para a mãe da criança a procura por um vestido com o corte ao estilo X, feito com o tecido Y, com aplicações na renda Z e com a cor específica W.

O casamento deve ser uma forma de comemoração e união com seus amigos e não um momento de estresse.

Então, as regras são sempre o diálogo e o bom senso.

Quais são os critérios para a escolha do vestido de daminha de honra?

Para começar, uma daminha de honra não precisa ser uma mini noiva. Inclusive, há situações em que esta opção não vai cair bem.

Por exemplo, imagine que seu vestido de noiva segue o estilo sereia, possui um belo decote e muita transparência, dando destaque a todas as suas curvas.

Não há problema nenhum em ser uma noiva poderosa e sensual, mas esse estilo não combina com uma criança.

Então, neste caso, é melhor não tentar fazer para a daminha um vestido que seja uma cópia do seu.

Mas você pode usar detalhes semelhantes, como, por exemplo, o tecido ou um mesmo tipo de aplicação, se essa for a sua vontade.

Por outro lado, por mais que existam críticas aos vestidos de daminhas muito semelhantes aos das noivas, esta também não é uma proibição.

Pode inclusive ficar lindo se a proposta do seu casamento estiver, por exemplo, ligada aos contos de fadas ou ao contato com a natureza.

Neste caso, o seu vestido deve ser mais singelo, seguindo o corte princesa ou o evasê, que também ficam lindos nas daminhas.

Apenas tome cuidado com o peso e o desconforto que as minhas camadas de tecido podem representar para uma criança.

Vamos enumerar, em seguida, os principais critérios que você e os pais da criança precisam considerar ao escolher o vestido da daminha:

  • Conforto da criança;
  • Proposta e estilo do casamento;
  • Custos do vestido;
  • Preferências da noiva, dos pais da criança e da própria criança;
  • Combinação com determinados detalhes do evento, como, por exemplo, a paleta de cores;
  • Horário e local de realização da cerimônia e da recepção.

Quando o diálogo e o bom senso são priorizados, não há grandes dificuldades na escolha do traje das daminhas de honra.

Mas, como este é mais um detalhe que muitas vezes é definido em um momento em que a noiva já está bastante cansada por conta dos preparativos do grande dia, as dúvidas e a insegurança podem surgir.

E, já que estamos falando sobre detalhes, que tal voltarmos ao nosso assunto preferido, ou seja, o look da noiva?

Você já definiu se vai ou não usar um véu? Este é um detalhe importantíssimo do look para o grande dia.

Se esta escolha ainda não foi definida, após terminar de ler este conteúdo sobre o vestido de daminha de honra, acesse o artigo sobre tipos de véu de noiva para tomar uma boa decisão. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados