Agende um horário!

O vestido de noiva ideal para cada tipo de corpo: descubra agora!

O vestido de noiva ideal para cada tipo de corpo: descubra agora!

As tendências de moda para casamentos são muitas e as possibilidades de caimento de um vestido de noiva também. Para fazer a escolha perfeita, é preciso considerar sobretudo o seu estilo e os atributos que você gostaria de destacar. Mas será que existe um vestido ideal para cada tipo de corpo?

A resposta é sim. No entanto, essa associação não precisa ser tão rígida. Não tome ideias predeterminadas como regras ao escolher seu vestido de noiva.

Por exemplo, ao consultar uma lista com as características do vestido ideal para cada tipo de corpo, você pode verificar que o decote canoa aumenta visualmente a largura dos ombros.

Então, se você tem o corpo em formato de triângulo, com os ombros mais estreitos, pode ser que você não queira abrir mão deste tipo de decote.

No entanto, há outras formas de criar harmonia entre ombros e quadris e é sempre possível que mais de um estilo ou corte de vestido consiga valorizar o que você tem de melhor.

Nos próximos tópicos, vamos dar algumas dicas para escolher o vestido ideal para cada tipo de corpo, exemplificando com modelos da Internovias.

Pense nessas dicas como sugestões para te ajudar em sua busca pelo vestido perfeito e não abra mão de explorar as mais diversas opções.

Continue a leitura! 

Qual é o vestido ideal para cada tipo de corpo?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a sua escolha quanto ao vestido de noiva deve priorizar as opções que te fazem sentir-se linda e autoconfiante.

Isso certamente tem a ver com o destaque dado às partes do seu corpo das quais você mais gosta e com a discrição em relação às partes que você não considera favoráveis.

O principal critério utilizado para definir o vestido ideal para cada tipo de corpo é a criação de uma silhueta harmoniosa.

Ou seja, os vestidos que criam uma proporção visual entre a parte de cima e a parte de baixo do seu corpo tendem a proporcionar um caimento mais favorável.

Dito isto, vamos às sugestões de vestidos para cada um dos cinco tipos de corpo.

Triângulo ou pêra

Se você tem um corpo no formato de triângulo ou pêra significa que os seus quadris são mais largos que os ombros.

Nesse caso, para criar uma silhueta harmoniosa, é preciso aumentar visualmente a parte de cima do seu corpo ou diminuir a parte de baixo.

Sendo assim, é importante evitar modelos muito justos na altura dos quadris. Tome cuidado com o corte ao estilo sereia. Ele não é proibido, mas deve ser usado com cautela.

Já os vestidos evasê e princesa tendem a favorecer muito as noivas com esse formato de corpo. 

Você também pode adicionar detalhes à parte superior do vestido, usando, por exemplo, a renda e as aplicações de pedrarias. 

Os decotes canoa e ombro a ombro também tendem a equilibrar a silhueta de mulheres com corpo em formato de pêra. 

Outra opção são as mangas bufantes, que levam toda a atenção para a parte de cima do vestido criando um equilíbrio visual.

Veja os modelos abaixo.

 

Triângulo invertido

Se você tem um corpo em formato de triângulo invertido, ou seja, os ombros mais largos que os quadris, o objetivo ao escolher o seu vestido deve ser o de destacar a parte inferior do corpo e suavizar a largura dos ombros.

Para isso, as saias ao estilo princesa, cheias de camadas e volume, são ideais. Mas o corte ao estilo sereia também é muito bem-vindo porque gera um efeito semelhante.

Em ambos os casos, o vestido irá aumentar visualmente os quadris, criando um equilíbrio em relação aos ombros.

Ao contrário do que ocorre com as noivas com corpo em formato de triângulo, as ombreiras e mangas volumosas devem ser evitadas.

Você pode optar, por exemplo, por um vestido sem mangas com alças finas ou largas. As mangas não são proibidas desde que sejam mais delicadas.

Outro cuidado interessante é evitar os decotes muito fechados e as golas altas, que geralmente são responsáveis por destacar a parte superior do corpo.

Por outro lado, os decotes em V, especialmente os mais profundos, criam uma linha vertical que reduz visualmente o volume dos ombros.

Você também pode adicionar detalhes, como bordados e aplicações à parte de baixo do vestido enquanto a parte de cima se mantém mais lisa.

Veja algumas sugestões de modelos.

Retângulo

As noivas com corpo em formato de retângulo têm muitas opções para criar um equilíbrio visual em sua silhueta.

Se o seu corpo não tem muitas curvas, a principal dica é evitar os vestidos muito justos e retos.

Isso significa que os vestidos ao estilo princesa e evasê são ótimas opções, além da cintura bem marcada, que pode ser obtida com aplicações, um laço ou um cinto.

Assim, você vai criar a impressão de uma cintura mais fina se comparada aos ombros e quadris. 

Além da saia mais solta ou volumosa, capaz de criar volume na altura dos quadris, você também pode um decote em formato de coração ou ombro a ombro.

Isso vai aumentar visualmente a região dos ombros, destacando-os em relação à cintura. Quanto mais “caídas” forem as mangas, maior volume haverá na parte superior do corpo.

Outro detalhe que pode ajudar é a escolha de tecidos mais estruturados ao invés dos fluidos. Eles garantirão a presença de maior volume nos lugares certos.

Oval ou maçã

Assim como ocorre com as noivas que têm corpo em formato de retângulo, se você tem o corpo em formato de maçã é melhor não usar os modelos muito justos.

Prefira os tecidos fluidos e considere a possibilidade de usar um decote ilusão ou em V, que ajudam a alongar a silhueta.

Os vestidos com a cintura mais alta criam uma aparência mais esbelta e tiram a atenção da região abdominal. 

Você pode recorrer a detalhes estrategicamente acrescentados logo abaixo do busto, como, por exemplo, uma faixa.

Evite os detalhes que criam volume horizontalmente, como as saias com muitas camadas e as mangas bufantes. 

Por outro lado, os detalhes que criam uma verticalização visual, como as fendas e decotes profundos, alongam a silhueta e favorecem as noivas com o corpo oval.

Lembre-se de que já existem lojas especializadas em vestidos de noiva plus size, com uma ampla variedade de estilos e modelos para você experimentar todas as variantes possíveis.

Veja só:

Ampulheta

Quando se pensa no vestido ideal para cada tipo de corpo, o formato de ampulheta é o mais versátil, já que conta com uma proporção natural entre ombros e quadris.

Se este é o seu caso, significa que você pode usar os mais variados cortes e estilos de vestidos de noiva, destacando suas curvas em maior ou menor grau, de acordo com a sua preferência.

Se a meta é dar mais destaque às suas curvas, você pode optar por modelos mais justos, como o com corte ao estilo sereia.

Mas se você quiser suavizar as curvas, o corte evasê vai cumprir muito bem este papel, principalmente se o vestido for confeccionado em um tecido leve e cheio de movimento.

Uma cintura bem ajustada vai favorecer tanto as noivas mais discretas quanto as mais ousadas, pois será a principal responsável pela harmonia visual do look. 

Veja alguns exemplos.

Agora que você já sabe como começar a busca pelo vestido ideal para cada tipo de corpo, é hora de visitar a galeria da Internovias e selecionar os modelos que mais combinam com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados