Agende um horário!

Vestido de noiva estilo princesa: inspirações e dicas!

Vestido de noiva estilo princesa: inspirações e dicas!

Se o minimalismo é a palavra de ordem para as tendências no momento, o vestido de noiva estilo princesa é um clássico que nunca sai de moda.

Quando falamos sobre as tendências de vestidos de noiva para 2021, pode parecer que a regra agora são os vestidos slim, totalmente sem volume e sem o glamour do estilo princesa.

Mas essa ideia não poderia estar mais errada. Primeiro porque a principal regra na escolha de um vestido de noiva é escolher uma opção pela qual você se apaixone.

Em segundo lugar, o minimalismo não impõe a proibição do vestido de noiva estilo princesa, já que é possível utilizar características minimalistas também nesse modelo. 

A princesa Beatrice, por exemplo, ao escolher um vestido da avó, a rainha Elizabeth II, para o seu grande dia, resolveu tirar um pouco do volume da saia do traje. E ficou deslumbrante. 

E em terceiro lugar, o vestido de noiva estilo princesa é forte e tradicional demais para ser esquecido ou banido

Então, neste e nos próximos anos teremos muitas noivas usando esse estilo sim! E, se ele te agrada, você precisa ler este artigo. 

Nos próximos tópicos você vai entender quais são as características do vestido de noiva estilo princesa e saber como ele surgiu e se tornou tão requisitado.

Além disso, vamos dar dicas para você fazer uma boa escolha do seu vestido de princesa, tanto no que diz respeito ao seu tipo físico quanto ao tipo de cerimônia que você deseja.

O que é e como surgiu o vestido de noiva estilo princesa?

Certas tradições parecem estar arraigadas e ninguém para para refletir sobre como um elemento tão comum surgiu e por que se tornou tão presente no cotidiano.

É claro que esse é o caso do vestido de noiva estilo princesa. Ao lado do vestido de noiva sereia, ele compõe o conjunto das primeiras opções que vêm à mente de qualquer mulher que decida se casar. 

Aliás, isso não funciona só com as noivas. A maioria das pessoas, quando evoca a imagem de um casamento, pensa na ideia da noiva com um vestido estilo princesa. 

Mas é claro que essa proposta do vestido com saia volumosa e cintura marcada não existe desde sempre. 

História

Os estudiosos do mundo da moda costumam pesquisar sobre o surgimento e popularização de modelos que se perpetuaram por muitas gerações.

No caso do vestido de noiva estilo princesa, a teoria mais aceita é a de que ele passou a ser mais utilizado pelas noivas após o casamento da rainha Vitória, que aconteceu no século XIX na Inglaterra.

A rainha Vitória também é apontada como responsável pela perpetuação da tradição do vestido de noiva branco. Mais tradicional do que isso impossível, né?

Devido à visibilidade e ao glamour que rodeiam a família real britânica, não é de se admirar que as pessoas copiem ou se inspirem nos modelos escolhidos pelas princesas e rainhas. 

Na década de 1990, por exemplo, as mangas bufantes da princesa Diana viraram moda e, mais recentemente, o estilo minimalista da duquesa de Sussex, Meghan Markle, também virou febre.  

Mas o casamento da rainha Vitória é considerado o maior de todos os marcos na história dos casamentos dentro da cultura ocidental. 

Na verdade, a ideia de um “vestido de noiva estilo princesa” já existia desde a era medieval. Como sabemos, na moda, um estilo surge e vai ganhando força aos poucos. 

A moda não muda radicalmente de uma hora para a outra. Pelo contrário, as novas ideias surgem devagar e se tornam mais populares quando aderidas por quem tem grande visibilidade.

E é nesse contexto que o casamento da rainha Vitória no século XIX representa o apogeu do branco e do estilo princesa

Ao longo do tempo, os contos de fadas se encarregaram de despertar nas meninas e mulheres o desejo de ser ou parecer uma princesa.

Por isso, os vestidos semelhantes aos usados pelas protagonistas dos filmes da Disney fazem tanto sucesso. Inclusive, nós temos um artigo completo sobre os modelos de vestido de noiva inspirados nas princesas Disney. Quer ver? Clica aqui!

Características

O vestido de noiva estilo princesa é lembrado principalmente pela saia volumosa, ou seja, com a utilização de bastante tecido.

Essa é realmente a principal característica do estilo, que pode ser definido como um modelo que contrasta uma saia volumosa com uma parte de cima mais ajustada ao corpo. 

Além disso, a cintura bem marcada também é uma característica que permite identificar o vestido de noiva estilo princesa.

É claro que existem variações como, por exemplo, a altura da marcação da cintura no vestido, os diferentes tipos de corpetes, decotes e mangas, além, é claro, a quantidade de volume na saia. 

Nos tempos da rainha Vitória, quanto mais volume na saia mais pomposo o vestido era considerado. E para obter o volume desejado, os vestidos contavam com armações feitas de arame, que eram colocadas por baixo de todo o tecido da saia.

O objetivo era causar a impressão de que o próprio tecido era volumoso, mas obviamente essa estrutura causava desconforto às noivas e limitava os seus movimentos.  

Ao longo das décadas, foram sendo desenvolvidas as armações feitas de tecido, para manter o volume das saias, mas dar às noivas a possibilidade, por exemplo, de se sentarem. 

Atualmente, o vestido de noiva estilo princesa continua sendo a escolha de uma infinidade de mulheres, ainda que a ideia de “quanto mais volume, melhor” esteja sendo questionada.

Mesmo com as estruturas das saias confeccionadas em tecido, os grandes volumes ainda podem atrapalhar a movimentação da noiva.

Por isso, muitas delas buscam opções menos volumosas, mas sem abrir mão do corte princesa. 

Além disso, a variação na quantidade de volume pode ser usada a favor das noivas, para adequar o vestido ao seu tipo de corpo e à sua personalidade.

As variações do vestido de noiva também podem se adequar ao tipo de cerimônia escolhida por cada casal. 

No tópico seguinte, você verá algumas dicas de como escolher o vestido de noiva estilo princesa que mais combina com você e com o seu tipo de casamento. 

Qual é o vestido de noiva estilo princesa ideal para você e para o seu casamento?

Antes de falar sobre o seu tipo de corpo, precisamos pensar no seu estilo, no vestido com o qual você sonhou e em como você quer se sentir ao usá-lo. 

É preciso pensar também no tipo de cerimônia que você escolheu, para que o vestido se encaixe no contexto. 

Neste tópico, vamos ilustrar algumas das inúmeras opções que você tem com vestidos das nossas coleções Internovias. 

O modelo abaixo, por exemplo, é um vestido de noiva clássico. Mas você está certa, se tiver pensado que esse vestido une o estilo princesa ao minimalismo. Ideal para uma noiva que preza pela elegância e pela simplicidade.

Ele combina perfeitamente com casamentos realizados durante o dia e ao ar livre. 

Se você procura um modelo de princesa de conto de fadas, o modelo abaixo é para se sentir a Cinderela, mas sem perder o sapato durante a cerimônia noturna cheia de glamour.  

Esse vestido é ideal para casamentos realizados à noite, com uma proposta clássica e com muita pompa. 

Assim como o vestido da Meghan Markle, o modelo abaixo é simples e moderno. Trata-se de um modelo muito versátil, que se adequa a diferentes propostas de cerimônia. 

No vestido a seguir, a transparência nas mangas e as aplicações alimentam uma proposta romântica. Já o decote profundo nas costas traz uma tendência atual, o que promove a união entre o clássico e o moderno. Veja só:

Já nos dois próximos exemplos, o destaque são os ombros de fora. Por serem rendados e com pouco brilho, esses dois modelos são ideais para cerimônias durante o dia, principalmente no estilo boho chic.

Para falar sobre a adequação do vestido de noiva ao seu tipo de corpo, podemos citar o clássico exemplo das noivas baixinhas que têm medo do modelo princesa. 

Mas essa preocupação pode ser sanada se você optar por um modelo em que o contraste de volume entre o corpete e a saia não seja muito grande.

No exemplo abaixo, o decote mais profundo e a saia sem muito volume podem ajudar as noivas baixinhas a alongarem a silhueta

Outro truque para as baixinhas, é escolher modelos com a cintura bem marcada.

Se você é alta e magra, o volume na saia não será um problema. Para as noivas que têm quadris estreitos, ombros largos ou seios grandes, o contraste do corpete justo com a saia volumosa é um grande aliado.

Você gostou dos modelos que viu aqui? São todas da loja Internovias, aqui no Rio de Janeiro. A Internovias trabalha com confecção própria e com marcas super exclusivas e renomadas mundialmente. Vale a pena conferir. Lá você pode alugar ou comprar o seu vestido de noiva, e clicando aqui você pode ver a galeria de vestidos de noiva da loja.

Agora que você já sabe tudo sobre o vestido de noiva estilo princesa, nada mais justo do que conhecer o estilo sereia também. Clique aqui e veja o nosso artigo sobre esse outro corte que também faz sucesso entre as noivas. 

5 comentários em “Vestido de noiva estilo princesa: inspirações e dicas!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados