Agende um horário!

8 dicas de penteados para noivas: não erre no grande dia!

8 dicas de penteados para noivas: não erre no grande dia!

O penteado para o casamento sempre reúne expectativas por parte da noiva. São tantos detalhes para um dia tão especial que os cabelos não podiam ficar de fora. Por isso, a Internovias traz para você várias dicas de penteados para noivas!

Neste artigo, vamos falar sobre os três grandes grupos de penteados para noivas: o solto, o preso e o semi-preso.

Além disso, você vai conhecer os principais acessórios de cabelo que estão em alta nas tendências de moda para casamentos.

Por fim, é claro que vamos te dar várias dicas para você acertar em cheio na hora de escolher o seu penteado.

Confira nos tópicos a seguir todas as nossas dicas de penteados para noivas.

Tipos de penteados para noivas

Apesar das milhares de variações, podemos classificar os penteados para noivas em três grandes grupos: os soltos, os presos e os semi-presos.

É claro que todos eles podem ser associados a detalhes como tranças, cachos, diferentes volumes e também os acessórios.

Mas, para dar início à sua escolha, o primeiro passo é definir em qual desses três grupos o seu penteado dos sonhos se enquadra.

Vamos ver abaixo a definição de cada um deles.

Penteado solto

Este é um dos preferidos das noivas de cabelos longos que sentem vontade de mostrar e valorizar as suas madeixas.

Muitas vezes, as noivas sentem que estão escondendo os seus belos cabelos quando recebem a sugestão de fazerem um coque para a cerimônia de casamento.

E, se o cabelo é uma das partes do corpo que a noiva mais gosta, é natural o desejo de destacá-lo no grande dia.

O penteado solto é muito versátil porque combina com qualquer estilo de cerimônia e pode ser acompanhado por diversos tipos de acessórios diferentes.

Penteado preso

Os coques são clássicos. Geralmente eles são escolhidos pelas noivas mais tradicionalistas, por remeterem à sofisticação e à elegância.

E existem diversos tipos de coques: desde os mais “arrumadinhos” até os mais “bagunçados”, além de coques mais altos ou mais baixos e com diferentes volumes.

Então, se você é uma noiva nada tradicional, mas acha que o coque é perfeito para você, procure referências de coques mais modernos, que reflitam o seu estilo.

Uma cerimônia ao ar livre, por exemplo, pode combinar com um coque mais despojado, que pode até contar com algumas mechas soltas.

Penteado semi-preso

Se você quer ter a sensação de liberdade e movimento nos seus cabelos, mas acha que o penteado totalmente solto é muito simples, o semi-preso é a sua opção.

A principal característica desse tipo de penteado é a separação de duas mechas, com maior ou menor quantidade de cabelos, que são presas na parte de trás da cabeça.

Usando esse princípio, é possível escolher muitas variações, que incluem as tranças laterais ou centralizadas, coques feitos com as duas mechas, topetes e cachos.

Enfim, muitos detalhes podem ser incluídos em um penteado semi-preso e ele também é um queridinho das noivas.

Tendências em acessórios para penteados de noivas

Se os três grandes tipos de penteados sempre estão em alta e dividem as opiniões das noivas, os acessórios de cabelo passam por altos e baixos.

É claro que você deve sempre escolher o que você mais gosta, mas em determinadas épocas alguns acessórios ganham mais destaque que outros.

Veja abaixo a lista de acessórios para penteados de noivas que estão em alta nas tendências de moda.

  • Tiaras volumosas: são uma moda resgatada da década de 1990 e podem receber apliques de pérolas, tachas e flores, com maior ou menor brilho;
  • Grampos e presilhas: lembra dos famosos tic-tacs dos anos 1990? Eles também voltaram com tudo e, com a aplicação de um pouco de brilho, chegaram aos looks das noivas;
  • Flores em 3D: elas combinam perfeitamente com os vestidos que também têm aplicações florais e com os casamentos no campo e na praia;
  • Chapéus: pode parecer pouco usual, mas a utilização de chapéus já é uma realidade em casamentos boho e folk;
  • Coroas: as coroas, antes vistas como adequadas somente para noivas clássicas, estão ganhando variações com aplicações de rendas, penas, cristais, tecidos e pedras semi-preciosas;
  • Laços: os laços estão em alta, tanto nos vestidos quanto entre as dicas de penteados para as noivas. Eles são ideias para dar um tom natural e campestre ao seu look.

Dicas para não errar na escolha do penteado

Agora que você já conhece as principais dicas de penteados para noivas, conheça os tipos de penteados e fique a par das tendências de acessórios para cabelos.

Vamos, então, às dicas mais específicas para não cometer nenhum erro na hora de definir o seu penteado.

1.   Não abra mão do teste de penteado

Parece óbvio, mas muitas noivas, em meio à correria dos preparativos para o grande dia, acabam não fazendo o teste.

Mas fazê-lo é fundamental, porque mesmo que você tenha escolhido um penteado simples ou já tenha feito algo parecido em outra ocasião, você não o fez com aquele profissional específico e em uma data próxima ao casamento.

Sem o teste, você pode ter uma surpresa desagradável justamente no dia do casamento. E isso não pode acontecer de maneira alguma.

2.   Não vá sozinha no dia do teste

Na hora de escolher o penteado não vá sozinha. Leve sua mãe ou uma amiga do peito, que pode fazer críticas sinceras para você.

Uma segunda opinião de alguém em quem você confia é sempre importante. Ela pode chamar a atenção para detalhes que você não perceberia sozinha.

3.   Escolha um profissional em quem você confia

Não precisa ser o cabeleireiro que faz a sua escova no dia a dia, até porque ele pode não ter habilidades com penteados. Mas você precisa escolher um profissional de alta credibilidade.

Converse com amigas que já se casaram e pergunte sobre a escolha delas. Nada melhor do que uma pessoa que já passou pelo mesmo processo de decisão para te dar dicas de penteados para noivas. 

Além disso, você deve ver o máximo de referências possíveis e não tomar a decisão antes de se sentir segura.

4.   Tenha referências claras

Você pode até selecionar várias fotos de penteados que você gostou, mas procure refinar essa seleção até chegar ao penteado exato que você deseja.

5.   Faça sua escolha com antecedência

Não deixe para provar o cabelo na última hora. Assim você evita qualquer transtorno não previsto  e consegue prestar atenção aos detalhes.

6.   Calcule o tempo de preparação do penteado

É interessante calcular o tempo de preparação do penteado. Com isso, você tem uma boa previsão de gasto do seu tempo e organiza melhor o dia da noiva.

7.   Aproveite o momento

Tenha bom humor! Pode parecer estressante, mas você pode (e deve) passar por tudo isso rindo do que não ficou bom e se alegrando com o que deu certo.

Esse é o maior segredo para um casamento tranquilo e sereno. Além disso, existe um ditado que diz que o melhor da festa é esperar por ela.

8.   Pense no seu look como um todo

Se você escolheu um vestido de noiva sem mangas ou alças, por exemplo, porque deseja destacar seus ombros, um coque pode ser o penteado mais adequado para atingir esse propósito.

A harmonia entre o penteado e o vestido é fundamental para acertar em cheio. Você pode inclusive marcar os testes de maquiagem e penteado e uma prova do vestido para o mesmo dia. Dessa forma, você terá uma visão do look completo.

E se você leu todas as nossas dicas de penteados para noivas e quer fazer a combinação perfeita, precisa conhecer nossas várias opções de vestidos. Temos modelos para aluguel e compra que combinam com os mais diversos penteados. É só clicar aqui e se deliciar.

Um comentário em “8 dicas de penteados para noivas: não erre no grande dia!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Internovias • Todos os direitos reservados